[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Vejas as melhores técnicas de estudos para medicina

Uma das coisas mais importantes para estudantes que buscam a aprovação no vestibular é a criação e o desenvolvimento de um método de estudos. Muito mais importante do que realizar exercícios de modo aleatório ou passar horas resolvendo exercícios, a utilização de técnicas de estudo são essenciais para uma possível aprovação em medicina.   

Existem diversos perfis de estudantes, também várias formas e técnicas de se estudar, métodos que vão desde a forma e o tempo de leitura, até mesmo às técnicas de memorização. Separamos algumas técnicas de estudo que podem ajudar no preparo para o vestibular. Confira abaixo:  

técnicas de estudo
Técnica de estudo: Os gatilhos e associações são ótimas técnicas de estudo que valorizam a memorização. | Foto: Freepik.

1. Testagem

A testagem é uma das principais técnicas de estudo, e além disso é uma técnica prática e que auxilia na resolução de provas. A testagem ocorre a partir da simulação de cenários da prova com a resolução de questões, seja por simulados, ou por listas de exercícios. O importante dessa técnica é testar e analisar os resultados, afinal de nada adianta testar sem ter os resultados para verificar progresso. 

2. Repetição

Essa técnica demonstra a verdade por trás do ditado “A prática leva a perfeição”. Uma vez que você repete processos, e exercícios, a tendência é que a sua capacidade seja aprimorada. A técnica de repetição pode ser uma ótima forma de aprimorar suas habilidades, e diminuir seu tempo na hora de resolver questões. Além de ser uma técnica de aprendizado, é uma ótima forma de resolver mais rápido as questões, o que é fundamental em vestibulares grandes como o ENEM.  

3. Prática Intercalada

A prática intercalada é algo fenomenal para quando você precisa aprender e fixar diversos conteúdos de uma mesma disciplina. Ao dividir os estudos, procure fazer intervalos nos quais você abandona um conteúdo e vai para outro, isso vai aumentar o seu tempo de foco e concentração, já que demora mais para se tornar algo massante e cansativo.

Ao estudar conteúdos de maneira intercalada você consegue relacioná-los de forma mais fácil, o que é fundamental para disciplinas da área de humanas, e para as ciências da natureza. Um esquema de estudos tradicional com três conteúdos, seria organizado em A,B e C, nos quais cada letra representa um conteúdo que será estudado na ordem das letras. 

Para intercalar seus estudos, você deve dividi-los pelo número dos conteúdos, nesse caso 3, e o seu esquema de estudo passa a ser: A1, B1, C1, A2, B2, C2, A3, B3, C3. Por mais que possa parecer estranho, é uma prática bastante conhecida e que realmente funciona e auxilia na manutenção do tempo de estudo de qualidade.  

4. Associações

Esse método é ótimo para alunos que possuem dificuldade na compreensão de fórmulas e resolução de exercícios. Em um cenário ideal, os alunos devem compreender a aplicação de fórmulas, e regras que são bastante comuns nas ciências exatas, em física e um pouco na química. Apesar disso, é notável que os alunos que compreendem a aplicação destas fazem parte de um grupo muito pequeno, portanto às vezes a memorização surge como uma forma muito mais prática.  

Muitos dos alunos desenvolvem macetes e técnicas de memorização, através de frases engraçadas, músicas, paródias e diversas outras associações. Um dos exemplos mais conhecidos são as fórmulas de física relacionadas a movimento uniforme e movimento uniformemente variado. Você já deve ter ouvido a expressão “Utiliza a fórmula do Sorvete” que nada mais é do que uma associação para que você decore a fórmula “ S = S0 + V. t”, utilizada para achar a posição final de um objeto em movimento uniforme.  

O único problema desse método, é que ele precisa de um complemento para que essa associação consiga ser aplicada no momento correto, por isso utilizar associações com a repetição e a testagem, pode trazer resultados expressivos.  

5. Pomodoro

O método Pomodoro é uma técnica de estudo que é justamente uma alternativa para as pessoas que não conseguem se fixar em um conteúdo durante muito tempo de modo ininterrupto. Essa técnica utiliza a mesma ideia da prática intercalada, mas de uma outra forma.  

Nesse método, você desenvolverá apenas um assunto, ou vários, mas de modo linear, e o grande segredo está na divisão do tempo. Tradicionalmente o método se baseia em 25 minutos de estudo, com uma pausa de 5 minutos, depois mais 25 minutos de estudo e depois mais um descanso de 5 minutos, e assim sucessivamente até totalizar um ciclo com 100 minutos de estudo. Ao final de cada ciclo, a pausa se alonga para 20 a 30 minutos, e depois recomeça-se um novo ciclo com a mesma divisão.  

O ponto chave dessa técnica de estudo é uma determinação prévia exata da minutagem que será utilizada para cada etapa de estudo e de descanso, e que isso seja seguido à risca. Ao final do processo, o conteúdo absorvido será maior do que seja o mesmo tempo fosse dedicado apenas aos estudos, sem as pausas. Os descansos são fundamentais para retardar a exaustão e o cansaço, e por consequência mantêm o foco por mais tempo.  

6. Áudios e autoexplicação

Esse método é válido para diversas avaliações, tanto escritas, quanto as orais e auditivas. A autoexplicação é uma ótima forma de avaliar se você domina aquele conteúdo, já que para explicá-lo você precisa ter domínio dele. Para realizar o processo de auto explicação, é possível que você grave vídeos, áudios e avalie depois e valide se aquilo que foi explicado é coerente e válido, caso seja, guarde esse material que pode servir de consulta posteriormente.  

Os áudios são uma ótima forma de memorizar os conteúdos, e quando você utiliza a autoexplicação através de gravações de voz, você consegue reproduzi-los a qualquer momento, e é justamente por isso que ele se faz eficaz. Existe um estudo que traz indícios de que ao escutar sons enquanto dormimos conseguimos absorver aquilo que foi ouvido e fixamos ainda mais se houver relação com algo que foi visto recentemente.  

Reproduzir áudios com a sua explicação dos conteúdos irá fazer com que na fase mais profunda do seu sono, você consiga absorver aquele conteúdo através dos áudios.  Agora que você já conhece diversas técnicas de estudo que irão te auxiliar no processo de admissão em uma faculdade de medicina, faço o convite para que você conheça a AMentoria, curso preparatório de medicina, comandado de modo inovador e por profissionais que já estiveram no lugar de vestibulando. Para saber mais informações acerca do curso preparatório de medicina, acesse o site e confira já os planos.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem