[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Saiba como funciona a relação de candidato x vaga em medicina na USP e veja como se preparar

Medicina é sem dúvida o curso mais concorrido dentre os principais vestibulares no país e principalmente em relação ao ENEM, e acontece que essa grande concorrência já é conhecida por todos os vestibulandos que querem medicina, afinal, infelizmente, há mais candidatos do que vagas disponíveis, o que faz com que a relação candidato/vaga seja uma questão muito importante na hora de escolher sua instituição. Dentro desse contexto, surge uma das mais concorridas do país, a USP, que é também referência na área médica, sendo uma das melhores do país e com reconhecimento internacional. Por isso, confira mais sobre a concorrência medicina USP e a relação candidato X vaga medicina USP.

A relação candidato por vaga é bastante importante, mas muitos vestibulandos não sabem como ela é calculada e muito menos como calculá-la sozinhos. A relação é, na verdade, uma divisão entre o número total de candidatos que vão participar do processo seletivo para o curso de medicina, e o número total de vagas disponíveis. Portanto, seguindo um exemplo hipotético, um vestibular que possui 700 candidatos aplicando para o mesmo curso, no qual só existem 20 vagas, a relação candidato por vaga é de 700/20, que vai ser igual a 35 candidatos por vaga. 

Concorrência medicina USP
É importante que antes de prestar o vestibular você saiba a relação candidato vaga medicina usp. | Foto: Freepik.

Desse modo, o candidato que presta esse vestibular, disputa uma vaga com outros 34 candidatos, o que mostra a concorrência, mas também a procura daquele curso, sendo isso o que chamamos de relação candidato X vaga medicina USP. Normalmente, a concorrência está diretamente relacionada ao curso, ou à qualidade da instituição, portanto se o seu desejo é estudar em instituições com renome, se prepare porque a sua jornada não será fácil. 

Mas calma! Não estamos aqui para te assustar, e sim para te mostrar o caminho das pedras. Aqui vamos te guiar por esse labirinto de preparação rumo à medicina na USP. Vamos desmistificar essa relação candidato x vaga e te contar os segredinhos para se preparar e chegar lá.

O quão concorrido é passar em medicina na USP?

A USP possui um vestibular separado do ENEM, que é a FUVEST, que engloba algumas outras instituições além da própria USP. Isso acaba fazendo com que grande parte das vagas sejam preenchidas pelos candidatos que realizam o ingresso através do vestibular, e no SISU, apenas algumas das vagas restantes são ofertadas, o que aumenta ainda mais a concorrência entre os candidatos e gera portanto uma maior relação candidato por vaga. 

Por isso, muitos a consideram, junto da Unicamp, como uma das faculdades mais concorridas do Brasil, e principalmente quando o assunto é o curso de medicina, pelo qual ela é referência nacional. Apesar disso, passar na USP é possível e existem diversas formas de fazer isso, mas lembre-se: você precisará de muita dedicação e foco na hora da realização das provas. 

A relação candidato x vaga nesse tão sonhado curso é de arrepiar. A cada ano, milhares de estudantes se candidatam a uma quantidade limitada de vagas, criando uma disputa feroz que faz até o mais destemido dos guerreiros suar frio. Não é exagero dizer que a concorrência é implacável e separa os fortes dos realmente determinados. 

A cada edição do vestibular, o curso de medicina da USP atrai multidões de candidatos altamente capacitados, todos competindo pela oportunidade de estudar em uma instituição de renome, com corpo docente de excelência e uma estrutura que faz inveja a qualquer um. Mas, ao mesmo tempo, essa procura intensa é o que torna a jornada ainda mais desafiadora e emocionante.

Para dar uma ideia do tamanho do desafio, basta olhar para a relação candidato x vaga: ela pode variar a cada ano, mas geralmente fica na casa dos dois dígitos, o que significa que há muito mais aspirantes a médicos do que vagas disponíveis. Esses números podem parecer intimidantes, mas lembre-se de que não estamos aqui para assustar, e sim para inspirar.

Mas o que faz com que a concorrência seja tão grande para ingressar em medicina na USP? O prestígio, a qualidade do ensino, a infraestrutura de ponta e o reconhecimento no mercado são apenas algumas das razões que atraem tantos candidatos. A USP é conhecida por formar profissionais de excelência, capazes de enfrentar os desafios da área médica com competência e empatia.

Então, se você está pensando em encarar essa batalha, prepare-se para uma jornada intensa, repleta de estudos, desafios e superações. Não se deixe abalar pelas estatísticas assustadoras. Lembre-se de que você é único, com seus talentos, paixões e histórias. Com dedicação, planejamento estratégico e uma pitada de ousadia, você pode se destacar nessa maratona e conquistar o seu lugar ao sol na medicina da USP.

Agora que você sabe o quão concorrido é passar em medicina na USP, está pronto para encarar esse desafio de frente? Acredite no seu potencial, siga em frente e não desista. Com determinação e perseverança, você pode se tornar um dos felizardos a conquistar uma vaga nessa instituição tão renomada. A jornada será intensa, mas cada obstáculo superado será uma prova do seu valor e do seu comprometimento com a medicina.

Relação candidato x vaga na FUVEST

A relação candidato/vaga no vestibular da FUVEST de 2022, teve nas três primeiras colocações, os cursos de medicina ofertados pela universidade, mas em campus diferentes. A mais concorrida foi o curso de medicina em São Paulo, em seguida de Ribeirão Preto e posteriormente de Bauru, tendo respectivamente 124.8, 100.8 e 96.1 candidatos por vaga, o que faz dela, de longe, uma das mais concorridas instituições do país.

Relação Candidato x Vaga do Sisu

Das pouco mais de 11 mil vagas oferecidas pela universidade, apenas cerca de 2.8 mil vagas são oferecidas através do SISU. Isso acaba aumentando ainda mais a concorrência entre os candidatos, já que o número de pessoas concorrendo pode até mesmo ser maior, e o número de vagas ofertadas é consideravelmente menor. 

Essa relação se dá pelo fato de que as provas da FUVEST são realizadas no próprio Estado de São Paulo, o que impossibilita muitas pessoas de viajarem até o local para realizar a prova e, por isso, candidatos do Brasil inteiro acabam concorrendo às vagas pelo Sistema de Seleção Unificada. 

Apesar disso, a relação candidato por vaga no SISU fica deturpada pelo fato de que diversas inscrições são feitas e desfeitas durante o processo, mas é de se esperar que a concorrência se mantenha próxima à relação do vestibular da FUVEST. Desse modo, só é possível avaliar a nota de corte dos cursos de medicina que foram ofertados, que aparecem no topo da lista novamente. 

A relação de concorrência pode ser observada pela proximidade das notas de corte, com a nota 1000 que é utilizada por muitos como uma referência de nota máxima. Desse modo, os cursos mais concorridos da USP apareceram na seguinte ordem: Em primeiro estava medicina em Bauru, em seguida, medicina em São Paulo e em terceiro lugar, medicina em Ribeirão Preto, com, respectivamente, 849.37, 831.99 e 830.75 pontos como nota mínima para ingressar. 

Além disso, a USP possui uma política que elimina a chance de concorrer pelo SISU de qualquer candidato que tirar menos de 500 pontos em qualquer uma das “áreas de conhecimento”, e a nota final é calculada através de uma média ponderada que concede peso 2 a Redação, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Matemática possui peso 3, enquanto Ciências da Natureza possui peso 4, sendo a de maior importância para o cálculo da média final.

Relação candidato x vaga na Prouni

Como forma de combate à desigualdade e à dificuldade no acesso à universidade, o Governo Federal adotou diversas políticas de cotas e de inserção de pessoas negras, indígenas, de baixa renda, ou oriundas de escolas públicas, nas universidades. Isso fez com que fosse desenvolvido o Prouni, que é a concessão de bolsas de estudo, pelo Estado, de acordo com o rendimento no vestibular, o que faz com que essa parcela socialmente excluída desses espaços, consiga adentrar as faculdades particulares com até 100% de bolsa. 

No caso da USP, ela é uma faculdade pública, portanto não se enquadra nesse processo. Apesar disso, a USP, assim como diversas outras universidades estaduais, possuem auxílios-permanência, para que possam garantir que aquele aluno tenha condições mínimas de se manter nas universidades, mas isso é feito diretamente na própria universidade. Esses auxílios normalmente são restritos aos candidatos que ingressaram na universidade através do sistema de cotas, e podem ser destinados a diversos aspectos como moradia, alimentação, entre outros. 

Chegamos ao fim dessa jornada de conhecimento sobre a relação candidato x vaga para medicina na USP e como se preparar para conquistar seu lugar nessa trajetória emocionante. Esperamos que você esteja se sentindo mais confiante e motivado para enfrentar os desafios que estão por vir.

Lembre-se sempre de que, apesar de toda a concorrência e obstáculos, o caminho para a medicina na USP é uma aventura incrível, cheia de aprendizado e crescimento pessoal. Se você está apaixonado por essa área e determinado a alcançar seus objetivos, não há limite para o que você pode realizar.

Entenda que essa relação candidato x vaga não deve ser vista como uma barreira intransponível, mas como um estímulo para se destacar e mostrar todo o seu potencial. Dedicação, disciplina e uma pitada de leveza no coração podem fazer toda a diferença nessa caminhada.

Então, mantenha-se firme em seus estudos, busque apoio, mantenha o equilíbrio entre o estudo e o descanso, e nunca deixe de acreditar em si mesmo. Lembre-se de que você é mais do que apenas um número nessa relação candidato x vaga. Você é uma pessoa única, com talentos e paixões que podem contribuir para a medicina e fazer a diferença na vida das pessoas.

Agora que você já conhece a relação candidato por vaga para medicina, ficou mais fácil entender a concorrência medicina USP. Desse modo, faço o convite para que você conheça AMentoria. Voltada para a preparação de estudantes que pretendem ingressar na área de medicina, o uso de seus cursos é uma ótima forma de aumentar suas chances de passar em medicina pelo ENEM. Para saber mais informações acerca do curso preparatório de medicina, acesse o site e confira já os planos.  

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem