[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Saiba como começar a estudar para o ENEM

Quer saber como começar a estudar para o ENEM? Vamos explicar isso para você neste texto, para que você saiba bastante do ENEM e começar a estudar já!

Utilizado por diversas universidades públicas e privadas como critério de seleção, além de ser a porta de entrada para cursos como Sisu, ProUni e Fies, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado por muitos especialistas o maior vestibular do país.

Diante de todas essas dependências, o Enem não é uma simples prova. Além de ser uma avaliação ampla, também exige que os alunos tenham conhecimentos multidomínios e uma forte capacidade de interpretação de textos.

Como começar a estudar para o enem
Enem como começar a estudar? Saiba mais! | Foto: Freepik.

Dicas para ser Aprovado no ENEM 2022

Confira as dicas que separamos para você:

1. Entenda as taxas de cada teste

Leia as notificações inimigas com atenção. Nele, você encontrará uma lista de disciplinas que serão cobradas em cada prova: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Matemática.

Comece a aprender o quanto antes. Os problemas do Enem são complexos e exigem uma mistura de disciplinas para determinar se os alunos realmente entendem a matéria.

2. Cuidado com atitudes que podem te desqualificar

Você tem estudado o ano todo e não adianta chegar atrasado no dia da prova ou postar fotos da prova nas redes sociais. Isso irá desqualificá-lo imediatamente.

Para não correr o risco de uma atitude que possa cancelar sua participação, leia atentamente o aviso. Sim, estamos falando desse arquivo novamente, não é por acaso!

3. Leia mais e saiba interpretar palavras

A prática de leitura é essencial para tirar boas notas no Enem. Essas perguntas costumam ter textos longos e, se você tiver o hábito de ler, poderá explicá-las com mais facilidade e rapidez.

Algumas perguntas são do dia a dia e os testes de redação sempre trazem tópicos atuais. Portanto, fique atento aos grandes eventos no Brasil e no mundo. Leia jornais e revistas e acompanhe as notícias.

Mantenha a mente aberta e tente ler opiniões que diferem da sua em questões controversas. Isso pode ajudá-lo a apresentar melhor seu ponto de vista na redação.

4. Execute a simulação e controle o tempo de teste

Um dos segredos para ir bem no Enem é muito treino. Os testes são extensos e os participantes têm horas para respondê-los. Em média, você terá 3 minutos para resolver cada problema e cerca de 1 hora para preparar o trabalho e limpar o texto no papel correspondente.

Dito isso, além de muito conteúdo de estudo, é importante saber controlar o tempo da prova para não correr o risco de deixar perguntas em branco ou adivinhar respostas.

Fazer uma simulação ajuda muito. Você pode aproveitar cursos organizados pela escola e cursinhos pré-universitários, resolver alguns problemas na internet e até baixar provas anteriores do Enem no site do Inep.

Esta é uma ótima maneira de se familiarizar com os tipos de perguntas feitas no exame.

Depois de concluir a simulação, revise o modelo e revise as perguntas que você errou. É importante determinar qual conteúdo precisa de mais atenção.

5. Pratique a escrita

Não apenas para treinar em testes objetivos, mas também em redação. A melhor maneira é escrever muito.

Pratique os modelos exigidos no Enem usando tópicos já apresentados na prova.

Lembre-se, sua escrita deve respeitar os direitos humanos e, além de sugerir intervenções sociais para os problemas que você está abordando, você precisará defender seu ponto de vista.

No início, reserve um tempo para debater e discutir o tema proposto. Com a prática, tente estruturar seu texto mais rápido (lembre-se que você terá cerca de uma hora para escrever sua redação e limpá-la no dia da prova).

6. Chegue cedo

Você provavelmente já sabe que a organização do Enem não tolera nem um minuto de atraso. Todos os anos, muitos alunos são desqualificados por não conseguirem entrar na sala de exames antes do horário de fechamento. Programe-se para chegar cedo!

Você saberá a localização exata do seu exame quando o MEC emitir seu cartão de confirmação de inscrição. Isso deve acontecer alguns dias antes da aplicação do Enem.

Aproveite esta oportunidade para aprender o caminho e ver quanto tempo levará para chegar de sua casa ao local do teste.

Considerando que muitas pessoas estarão indo para o mesmo endereço no dia do teste, haverá mais tráfego do que o esperado. Saia de casa cedo e planeje chegar antes que os portões se abram.

importante! A prova do Enem costuma ser feita entre o final de outubro e o início de novembro, quando já estamos no horário de verão. Preste muita atenção ao fuso horário na área onde você mora. O horário referenciado no anúncio é de Brasília.

7. Descanse na véspera do exame

Use cada tempo livre do ano para se dedicar aos estudos. Na véspera do exame, procure descansar e dormir o mais cedo possível.

As provas do Enem são extensas e exaustivas. Então você tem que estar relaxado, focado e com sono!

Monte seu cronograma de estudos

Planejar seus estudos é o primeiro passo. Com tanto para aprender, você precisa de muita organização para lidar com tudo isso. Os calendários são uma maneira eficiente de fazer isso.

Descubra quais dias e horários da semana você deve estudar. A partir daí, crie sua agenda, divida os tópicos e inclua suas outras tarefas diárias.

Tenha acesso a provas anteriores

Uma das melhores maneiras de aprender sobre o Enem é resolver provas de anos anteriores. Assim como em um carro de corrida ou circuito de corrida, é preciso conhecer os meandros da pista para se dar bem no Enem.

Os exames são muito semelhantes a cada ano. Ao entender as características da avaliação, você terá muitas vantagens sobre os candidatos que nunca foram expostos ao Enem.

Recomendamos que você estude a prova utilizada desde 2009, quando o Enem começou a selecionar candidatos para universidades públicas.

Faça simulados

Faça provas na forma de provas anteriores ou pratique as provas e resolva problemas como faria no dia do exame real.

Leve a sério e tente replicar a condição do Enem! Sem interrupções ou consultas de qualquer material.

Pratique a redação

Você conhece um dos segredos de quem ganha 1000 pontos na redação do Enem? Curso de Redação Argumentativa.

Reflita sobre o assunto, discuta, não “encha linguiça”. Com a prática, você se familiarizará com a escrita.

AMentoria

AMentoria pode te ajudar a se dedicar ao ENEM e a outras centenas de vestibulares no país! Visite o site e saiba mais sobre os Cursos preparatórios para medicina e como começar a estudar para o ENEM!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem