[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: cadastrados na lista até o dia 24/11 terão 25% de
desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: cadastrados na lista até o dia 24/11 terão 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Confira como funciona a faculdade de medicina para se preparar

Está na dúvida sobre como é a faculdade de Medicina? No post de hoje, mostraremos todas as informações para que você entenda como funciona a faculdade de Medicina e saiba se é a escolha certa para sua carreira. 

Confira como é o curso de medicina, as principais matérias de estudo e especializações, e conheça um pouco também sobre a residência médica e o mercado de trabalho na área.

Como é a faculdade de Medicina
Continue lendo para saber como é a faculdade de Medicina. l Foto: Freepik.

O curso de medicina

Antes de saber como é a faculdade de Medicina, é necessário estabelecer a informação de que o bacharel deste curso tem uma duração em torno de 6 anos, e é comum que os estudantes tenham de dedicar 12 horas de estudo por dia neste período. Assim, ela é mais longa que outras modalidades que possam ser oferecidas em uma universidade.

Os primeiros dois anos geralmente incluem um ciclo de assuntos fundamentais. Nestes, estão disciplinas de Anatomia, Farmacologia, Patologia e Fisiologia. Os alunos as usam para criar um corpo coeso de teoria médica.

Os futuros médicos usam oportunidades de aprendizado prático, como examinar cadáveres e trabalhar em laboratórios para entender o funcionamento do sistema de saúde. Além disso, realizam atividades em salas de microscopia e outras áreas afins. Por causa disso, eles nunca interagem diretamente com os pacientes durante esse período.

Alunos do quarto ano da faculdade podem cursar opcionalmente todas as disciplinas do curso. Chamado de “período clínico”, este é o momento em que os alunos trabalham com pacientes e diagnosticam doenças. Dura aproximadamente dois anos; as classes do terceiro ano são chamadas de “ciclo básico”.

Então, entram os dois últimos anos do curso em Medicina. A partir dessa etapa é que o estudante acaba sendo exigido mais de forma integral para o internato hospitalar. Isso significa que o aluno terá mais condições de aulas práticas em seu dia a dia, que contará com atendimento, plantões e ambulatórios, e claro, tendo a presença de um responsável observando as suas ações.

Principais matérias de estudo em medicina

Ao entender como funciona a faculdade de Medicina, é preciso entender o que tal ciência estuda. Trata-se da análise do corpo humano como um todo, que busca manter a saúde de todas as suas partes. Ela compreende muitas doenças, distúrbios e condições que podem perturbar o equilíbrio natural do corpo ou comprometer o bem-estar do paciente.

Uma vez que os objetivos educacionais incluem a compreensão das funções do corpo e do processo de doença, bem como de defeitos congênitos, o currículo inclui uma componente prática e teórica.

Este treinamento visa proporcionar ao estudante a capacidade de atuar de forma independente, proporcionando-lhe conhecimentos sobre doenças e saúde do paciente, além de ajudá-los a se tornarem profissionais de saúde autônomos.

Desse modo, quem está querendo buscar mais informações sobre como é a faculdade de Medicina deve estar atento sobre as matérias que mais caem. São exploradas diversas áreas para que o estudante tenha um conhecimento geral sobre todos os campos de atuação. Veja abaixo os principais campos:

  • Anatomia;
  • Biologia;
  • Fisiologia
  • Farmacologia;
  • Imunologia.

A Anatomia e a Fisiologia costumam ser as mais complexas, dentre todas. Entenda o porquê:

Anatomia

A Anatomia é o estudo da estrutura corpórea dos seres vivos. No caso da Medicina, refere-se ao estudo do corpo humano. É conhecida, tradicionalmente, pela dissecação de corpos para a análise dos órgãos e membros, parte fundamental nas avaliações disciplinares. 

Fisiologia

Já na fisiologia, ocorre o estudo do funcionamento do corpo humano, a partir das células, moléculas e processos bioquímicos existentes no organismo. É parte complementar da anatomia, pelo fato de que, através dela, é possível identificar possíveis alterações e consequentes doenças, bem como a origem de cada uma.

Principais especializações de medicina

Entre as principais especializações de medicina estão a Clínica Médica e também a Pediatria, por isso, confira abaixo um pouco mais sobre estas duas áreas:

Clínica Médica

Um clínico geral é considerado um generalista no campo. Isso significa que ele tem uma compreensão maior do corpo humano como um todo, e trata uma ampla gama de doenças sem acompanhamentos suplementares.

Assim, essa especialização possui uma duração de três anos para ser completada e levar todos os conhecimentos aos estudantes. Desse modo, o aluno consegue ter um aprendizado para poder atuar em serviço público, privado ou em consultório próprio.

Pediatria

Os pediatras prestam cuidados relacionados ao crescimento e desenvolvimento de crianças, recém-nascidos e adolescentes. Eles podem trabalhar em serviços médicos de emergência, enfermarias e unidades de terapia intensiva como atendentes de plantão, além de trabalharem em consultórios e também em regime ambulatorial. Geralmente passam a maior parte do tempo focados em seu trabalho fora do escritório.

A duração desse programa possui um tempo flexível, ou seja, algumas instituições podem mudar a sua duração de acordo com as suas metodologias. Assim sendo, é uma especialização de duração de um a três anos para ser concluída com todos os níveis de aprendizado exigidos pelo mercado de trabalho.

Como funciona a residência de Medicina?

Um curso de especialização em Medicina, que é conhecido como Residência Médica, refere-se a um tipo de ensino de pós-graduação. Está relacionado à prática por médicos que optam por se especializar em um campo.

Desde 1977, a Comissão Nacional do Sistema de Residência Médica rege o programa no país, também administrado pelo Ministério da Educação. Ambos trabalham em conjunto para definir políticas e procedimentos. O Brasil possui 6.449 Programas de Residência Médica oferecidos em 907 instituições atualmente cadastradas.

O que a residência em Medicina envolve

Um programa de residência médica requer especialistas com alta ética e qualificação para servir em treinamento em serviço. Uma vez aceitos, os candidatos passam por um processo seletivo antes de iniciá-lo.

Durante o estágio, um médico dedica 60 horas semanais à formação profissional. Isso não inclui o tempo gasto em aprendizado em serviço por meio de programas em serviço – que totalizam 2.880 horas.

Mercado de trabalho em Medicina

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, aproximadamente 100% de todos os profissionais formados em Medicina estão empregados no mercado de trabalho. Logo, é a profissão com maior índice de empregabilidade.

A competição entre os médicos é alta nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e grandes centros urbanos. Isso ocorre porque nelas há as maiores concentrações de médicos e taxas de remuneração para muitas especialidades. 

É possível ganhar um ótimo salário como médico ou outro profissional de saúde se você mora no centro do país. Muitas cidades do interior carecem de profissionais nessa área e precisam contar com concursos públicos com salários atrativos.

Todas essas informações são realmente necessárias para quem está buscando saber mais sobre a profissão e quer entender como é a faculdade de Medicina, o que facilita a compreensão do estudante se o curso é o que ele espera.

Está buscando saber mais sobre como é a faculdade de Medicina antes de ingressar nesse curso? Continue acompanhando nosso conteúdo. E se você já está se preparando para o vestibular, fica aqui o convite para que você conheça A Mentoria, uma plataforma que oferece uma metodologia única para que os estudantes consigam boas notas. Acesse o site, confira seus serviços e saiba mais como é a faculdade de Medicina.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem