[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Sisu: Veja o que é e como funciona

Tendo como foco os vestibulares e o acesso às universidades públicas e privadas por todo país, é impossível que se ignore o principal vestibular do país, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A prova é bastante conhecida já que é amplamente divulgada, mas existe uma pequena divulgação acerca do Sisu, que é a parte mais importante desse processo. Desse modo, confira abaixo como funciona o Sisu e qual a sua real importância para esse processo seletivo de admissão nas universidades.

O Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, é uma parte crucial no processo de admissão nas universidades brasileiras que oferecem o acesso através do ENEM. O fato é que o funcionamento dessa ferramenta e os principais detalhes podem acabar passando despercebidos e isso pode acabar gerando uma confusão enorme, e até mesmo a perda de uma vaga para a tão sonhada universidade.

Por isso, é fundamental entender que existe um processo muito importante após o ENEM, no qual você precisa entender bastante como funciona a ferramenta e utilizá-la a seu favor. Mas não se preocupe, porque preparamos uma espécie de Manual do Sisu para garantir que você consiga se sair bem durante esse processo seletivo.

Sisu o que é como funciona: É o principal processo seletivo para admissão universitária. | Foto: Freepik.

O que é e como funciona o Sisu?

O Sisu é uma ferramenta criada pelo Governo Federal para controlar a inscrição e a candidatura de vestibulandos a vagas na universidade. Normalmente, grande parte das instituições presentes nesse sistema são de finalidade pública, mas existem sim diversas instituições privadas que oferecem muitas vagas de acesso à graduação pelo ENEM.

Acontece que esse processo foi criado juntamente com o Novo ENEM, para conseguir atender de maneira unificada a todos os candidatos independente de localização geográfica, renda, etnia, ou de qualquer outra característica pessoal. Desse modo, o sistema centraliza todas as universidades e cursos de graduação que são oferecidos por cada uma delas possibilitando que pessoas de todo o Brasil que tenham realizado o exame possam se candidatar a qualquer curso em qualquer universidade.

A escolha das opções de curso e instituição

Esse processo seletivo tem como característica principal a possibilidade de escolha de 2 opções, mas é algo que você precisa estar muito atento uma vez que caso você tenha sido chamado na Chamada Regular para a sua segunda opção, mas não tenha sido chamado na primeira, o sistema entende que você está apto a ir para a segunda opção e acaba te tirando do processo seletivo da sua primeira opção para que não tenham duas vagas sendo ocupadas por uma mesma pessoa.

Com isso, existe uma orientação de apenas colocar a segunda opção caso realmente não seja um problema se você tiver que estudar naquela instituição, naquele curso selecionado. Caso você não consiga acesso direto na chamada regular em nenhuma das opções, você tem a opção de escolher em qual das suas opções você quer se candidatar à lista de espera. É muito importante se atentar aos prazos, para evitar perder uma vaga de bobeira.

Como funciona a lista de espera?

A lista de espera nada mais é do que a diferença do número de candidatos selecionados nas chamadas regulares e o número de candidatos que estão concorrendo a vaga. Os que possuírem as melhores notas para estarem dentro daquele número pré-determinado de vagas, são chamados na chamada regular, após isso você precisará se candidatar a lista de espera caso você não tenha sido chamado em nenhuma das opções.

Normalmente, as universidades lançam algumas notas acerca das listas de espera, mas é importante que você acompanhe as orientações dadas pela universidade para essa etapa. Para algumas a candidatura e a confirmação da participação na lista de espera pelo próprio Sisu já é o suficiente. Algumas outras pedem que você realize a confirmação da candidatura no próprio site da instituição. Para evitar qualquer problema, busque sempre confirmar de ambas as formas.

Nesse caso, se as vagas não forem preenchidas diretamente na chamada regular, são feitas chamadas adicionais até que se completem todas as vagas, ou se esgote o número de candidatos a aquela vaga.

Como se inscrever no Sisu?

A inscrição no processo seletivo do Sisu deve ser realizada através do próprio site do Sisu, em um período pré-determinado e não tem valor adicional de taxa a ser paga. Além disso, é muito importante que o cadastramento seja realizado através do site com as mesmas informações que foram inseridas pelo candidato na inscrição do ENEM.

Sendo assim, você precisa se atentar também às suas escolhas de primeira e segunda opção e também definir os cursos e a modalidade na qual você estará concorrendo. A escolha da modalidade é super importante para que você não tenha problemas futuros. Caso você não se enquadre em nenhuma das questões que têm o direito à utilização de cotas, a sua modalidade deve ser “Ampla concorrência”; caso você seja de ampla concorrência e tenha selecionado alguma opção de cotas, além de ter sua vaga cancelada, você ainda pode ser acusado de fraudar cotas.

Além disso, é importante saber que você pode alterar a ordem das suas opções, e até mesmo a opção selecionada a qualquer momento, dentro do prazo de inscrição. O que ficará válido é sempre a última opção selecionada e confirmada antes do processo se encerrar.

Quem tem direito a se inscrever no Sisu?

O processo seletivo é válido para aqueles que realizaram a prova para valer e que não tiraram nota zero na redação. Isso é muito importante avaliar, já que apesar de a nota da redação ser extremamente importante na composição da nota final, zerá-la te tira da chance até mesmo de tentar concorrer. Além disso, os candidatos que realizaram a prova como treineiros também não podem se candidatar ao Sisu.

Agora que você já conhece um pouco mais acerca do principal processo seletivo, e como funciona o Sisu, faço o convite para que você conheça a AMentoria.

Desenvolvendo os estudantes através de um curso preparatório de medicina, comandado de modo inovador e por profissionais que já estiveram no lugar de vestibulando. Para saber mais informações acerca do curso preparatório de medicina, acesse o site e confira já os planos.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem