[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Confira como montar um roteiro de estudos eficiente para o vestibular

Para entrar em qualquer faculdade é preciso fazer uma prova de vestibular. A dificuldade deste exame costuma sumir de acordo com a quantidade de pessoas que querem entrar na faculdade e com a credibilidade da instituição perante o mercado. Assim, para passar em um vestibular, o melhor caminho é criando um roteiro de estudos que abranja todas as matérias e conteúdos que podem cair na avaliação.

É muito importante que o local de estudos seja confortável e agradável. | Foto: Freepik.

A importância de um bom roteiro de estudos

Um bom roteiro de estudos não é aquele que só pensa nos conteúdos a serem estudados. Os conteúdos são sim muito importantes, entretanto, um roteiro de estudos mal feito não garante que os estudantes assimilem essas matérias e, assim, eles não conseguem passar no vestibular. Dessa maneira, a importância de um bom roteiro de estudos é fazer com que os estudantes acessem todos os conteúdos e os aprendam.

Dicas para montar um roteiro de estudos eficiente

Entre as melhores dicas para montar um roteiro de estudos eficiente estão: separar as matérias e os conteúdos, fazer um planejamento das metas, lembrar de fazer pausas, organizar seus horários e incluir revisões ao seu roteiro.

Confira os detalhes de como colocar em prática cada uma dessas dicas abaixo:

Separe as matérias e os conteúdos

Um roteiro de estudos específico para vestibular, por exemplo, deve contemplar todas as matérias de ensino médio. Para separá-las de forma adequada, é preciso dividi-las por campo: humanas, exatas, biológicas… O ideal, nesse sentido, é diversificar com os dias da semana. Passando para a questão dos conteúdos, a dica é seguir a continuidade das matérias. Geralmente, um conteúdo precisa do outro e não dá para criar um bom cronograma misturando a cronologia.

Tenha um plano de metas

Quem tem interesse em montar um roteiro de estudos específico não costuma a ter essa hora de estudar como hábito. Principalmente por isso, não é nada inteligente querer fazer o corpo estudar por muito tempo sem que ele esteja realmente preparado.

Nesse cenário, uma das dicas de como montar um roteiro é que sejam estipuladas metas, que podem ser para tempo ou para conteúdo. Na primeira semana de estudos, limitar a 2 ou 3 horas por dia, e ir aumentando conforme o corpo e a mente forem se acostumando.

Não esqueça das pausas

É bem comum encontrar pessoas que estudam por 6, 7, 8 horas ininterruptas, muitas vezes sem nem comer nesse período. O que, entretanto, não é muito comum é encontrar pessoas que consigam assimilar todo o conteúdo visto nesse tempo sem nenhuma pausa entre as matérias.

Embora o indicado seja estudar ao menos 4 horas por dia para se preparar bem para os exames, a pausa é muito importante para que o cérebro consiga armazenar adequadamente as informações obtidas, descansar e se preparar para receber mais conhecimento. A frequência dessas pausas varia para cada um.

Pense no horário

A importância do horário dentro de um roteiro de estudos pode ser dividida em três vertentes: hora do dia, quanto tempo se pretende passar estudando e quanto tempo será separado para cada uma das matérias e dos conteúdos.

Caso se tenha o dia todo para estudar, o ideal é escolher o momento em que o corpo está mais acordado, mais alerta. O tempo estudando pode variar de dia para dia, pois existem momentos em que o corpo e a mente estão mais dispostos e outros nos quais o estudo acaba não rendendo nada. Além disso, alguns conteúdos mais complexos precisam de mais tempo para serem compreendidos que outros mais simples.

Inclua revisões

Um roteiro de estudos costuma contemplar bastante conteúdo, mesmo que nem sempre o número de matérias seja alto. Por isso, é bem comum que a mente esqueça do que estudou algumas semanas (ou até alguns dias) atrás.

Principalmente por isso, é extremamente importante que o roteiro de estudos contenha um espaço para as revisões. Essas revisões são acumulativas, ou seja, a frequência e a quantidade de matérias vão aumentando (conteúdos vistos primeiro precisam ser revistados mais de uma vez).

Dicas para aprimorar o seu cronograma de estudos

Se você já tem um roteiro e está buscando por formas de aprimorá-lo para otimizar a qualidade do seu estudo, aqui vão mais cinco dicas que podem te auxiliar nesse processo:

Estude sempre no mesmo horário

A rotina de estudos, assim como qualquer novo hábito, precisa ser trabalhada pelo nosso corpo por bastante tempo (pelo menos 21 dias) para que aquilo se torne normal, menos cansativo e até faça falta no dia a dia.

Para que esse período de acostumar o corpo seja de fato efetivo e demore menos tempo, é super importante sentar na cadeira para estudar no mesmo horário todos os dias. Além de acostumar o organismo, pode ser uma forma de tornar aquilo uma obrigação, algo que tem hora para ser feito.

Encontre um bom ambiente

A maioria das pessoas tem uma concentração muito dispersa, e por isso, quando estão estudando ou fazendo qualquer atividade que demande algum grau de atenção, elas acabam se dispersando e não conseguindo aprender praticamente nada.

Existem, nesse sentido, alguns ambientes que são indiscutivelmente mais propensos a causar dispersão do que outros. Assim, para estudar, o ideal é que seja escolhido um ambiente sem muita informação e com o menor grau de barulho possível.

Conheça o seu corpo

Quando se tem uma meta, é muito comum (e até benéfico) que a preguiça seja superada e o corpo seja cobrado. Entretanto, dentro de um raciocínio de estudo, nem sempre isso é bom. Quando o corpo e a mente estão muito cansados, provavelmente ela não irá absorver nenhuma parte do que foi estudado.

Isso não quer dizer que é para reduzir as cargas horárias e se entregar para a cama ou para a Netflix. É preciso honestidade para ver quando o corpo realmente não consegue continuar e quando é só a preguiça falando alto.

Estudo ativo

As tecnologias fizeram com que estudar fosse algo mais fácil. Atualmente existem vários vídeos e podcasts disponíveis que contribuem bastante para a formação de conhecimento. O que não pode acontecer é que essas atividades, somadas à leitura, sejam a única forma de estudo.

Nesse sentido, o estudo deve ser ativo. Estudo ativo se refere a uma atividade que não é passiva, ou seja, há a formulação de resumos e outros materiais, resolução de exercícios, etc.

Cuide de sua saúde física e mental

Existem vários alimentos que dão energia e disposição ao corpo e ainda ajudam na memória, enquanto outros (principalmente industrializados e hiperprocessados) acabam tendo exatamente o efeito contrário. Por isso é preciso se alimentar bem durante o período de estudos.

Além da alimentação, é bom cuidar da saúde física com exercícios físicos diários, que também dão muita disposição. No mais, cuidar da saúde mental também é crucial, principalmente se o motivo dos estudos for uma prova com alta concorrência.

O roteiro de estudos deve ter o apoio de bons materiais informativos. Com A Mentoria Enem, você tem acesso aos melhores conteúdos, com simulados, resoluções, aulas e conteúdo de estratégia, e também conta com a ajuda de um mentor individual para passar na universidade de seu sonho.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem