[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Guia Completo: Como Passar em Medicina no ENEM

Sem muita discussão, o ENEM é a principal prova de acesso à universidade no Brasil. Diferentemente da maioria dos vestibulares, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova de vestibular unificada, portanto permite o acesso a diversas universidades por todo o Brasil e a sua nota pode também ser utilizada na admissão em faculdades em outros países. Diante desse cenário, fica evidente a importância que essa prova tem para estudantes que estão finalizando o ensino médio. Por isso, separamos algumas dicas para formar um guia de como passar em Medicina no ENEM.    

Por possuir diversas oportunidades, a prova do ENEM normalmente dá melhores condições de ingresso em medicina nas faculdades públicas. Apesar disso, o número de concorrentes é infinitamente maior do que vestibulares de faculdades específicas, portanto tem mais oportunidades, mas ao mesmo tempo tem mais gente concorrendo às vagas. Então apesar de ter mais oportunidades, isso não significa que seja fácil passar, muito pelo contrário, principalmente em cursos concorridos como Medicina. 

Confira abaixo o que você deve fazer para aumentar suas chances de ser aprovado em medicina pelo ENEM.

como passar em medicina
Entenda como passar em medicina no Enem. | Foto: Freepik.

Faça um plano de estudos

Um ponto positivo da prova do ENEM é que todos os candidatos fazem a mesma prova independente do curso pretendido. Com isso é mais fácil de fazer um plano de estudos já que é mais fácil prever os assuntos que você encontrará na prova. 

Esse é o primeiro passo, criar um plano de estudos. Nesse plano de estudos você deve separar os conteúdos mais recorrentes por área e separá-los por dias da semana de acordo com as competências, ou faça semanas completas para apenas uma competência. Portanto, separe sua rotina com base nas seguintes áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.  

Normalmente, as notas da área das ciências da natureza costumam ser a mais baixa, e para quem pretende entrar para medicina essa nota terá um peso maior, portanto é bastante comum que os estudantes priorizem essas matérias. De nada adianta ir muito bem em apenas uma das áreas do conhecimento, e ter um desempenho ruim nas demais.  

Por mais que as áreas tenham as suas notas ponderadas de acordo com o curso, todas as áreas são importantes e em um cenário extremamente concorrido qualquer ponto faz uma diferença tremenda. Portanto, ao invés de priorizar disciplinas para estudar, priorize os conteúdos mais relevantes de cada uma. 

Simulados e revisão

A principal forma de avaliar o seu conhecimento durante a preparação para a prova mais importante do calendário acadêmico, é através de simulados. Diversos cursos preparatórios e escolas utilizam o modelo de simulados para o desenvolvimento dos alunos. 

Nesse método, o aluno deverá refazer as questões de anos anteriores, tentando sempre identificar nessas questões quais são as fáceis, médias e difíceis. Tendo essa divisão em mente, realize as questões com tempo estipulado de 3 a 5 minutos por questão, simulando o tempo que você terá no dia da prova.  

Além disso, nesse momento é importante avaliar erros e acertos e entender se as questões acertadas tiveram embasamento ou foram um chute bem sucedido. Tendo esse resultado em mente você irá pegar as questões que você errou e revisar o conteúdo necessário para resolvê-las. Portanto, simulados e revisões irão melhorar a sua resolução de questões e o seu conhecimento prático acerca dos temas recorrentes na prova.  

Matemática é prática! 

O caso da matemática no ENEM é basicamente a resolução de exercícios em massa. Isso significa que grande parte dos exercícios são reincidentes nas provas. Ou seja, se você praticar a resolução das questões de matemática, você já terá grande parte do seu caminho percorrido.  

Quando se fala que matemática é prática, é também uma forma de ressaltar que não adianta apenas ler sobre os conteúdos, porque em cada exercício será demandado que você utilize um caminho específico que só será conhecido se você já tiver resolvido questões similares anteriormente. Portanto, separe a maior parte do seu tempo para resolver questões e não apenas para ler sobre. 

Um exemplo prático é que de nada adianta saber toda a teoria de geometria linear, se você não sabe identificar as formas na prática e a partir disso caminhar para uma resolução mais adequada.  

Treinando a redação

A redação é sem dúvida a parte mais importante porque é também aquilo que trará maior diferencial à nota. Poucos são os casos de estudantes que foram admitidos na faculdade de medicina sem que tivesse um ótimo resultado na redação. Além disso, a redação é a única parte da prova que pode ser totalmente “pré-moldada” já que o modelo de redação do ENEM não muda e possibilita a utilização de estruturas prontas.  

Outro ponto importante, é que a redação pede que o estudante tenha conhecimento sociocultural e se utilize de citações, conceitos e abordagens enriquecendo seu texto com argumentos de autoridade. Tendo isso em mente, você deve entender que o tema da redação do ENEM sempre tem uma pegada mais social, na qual diversas citações e conceitos se aplicam a diferentes temas, mas quanto mais você demonstra ter conhecimento sobre a temática apresentada na redação, maior sua chance de alcançar o sucesso nessa área.  

A avaliação da redação é feita em competências, dentre elas é avaliado domínio da norma padrão, compreensão do tema, argumentação, coerência e coesão e a proposta de intervenção. Com isso, a estrutura do seu texto pode seguir o modelo de Introdução, 2 parágrafos de desenvolvimento, e a conclusão. Na introdução você deve apresentar a tese, e dar indícios da sua argumentação. 

Na conclusão você deve apresentar uma proposta para o problema apresentado como tema da redação, e nela você deve responder às perguntas: O que ? Quem? Como? Por que? Uma dica é utilizar recursos socioculturais como citações, conceitos relevantes ou exemplos conhecidos, tanto na introdução, quanto na conclusão do texto.  

Tendo em mente as dicas apresentadas, você deverá refazer as redações de edições anteriores para se habituar a escrever no modelo ENEM. Além disso, para ampliar o seu leque de recursos socioculturais separe uma parte do seu caderno para os seus “Sociólogos/Filósofos de estimação” nos quais você escolherá algumas citações importantes de autores renomados para que você possa se habituar com elas e na redação oficial você tenha muitas opções de recursos para demonstrar que você tem conhecimento de mundo, além da temática da redação.  

Aplicativos para estudar

Um aplicativo fundamental para esse período é o Trello, um planner que permite você organizar sua rotina e conteúdos. Mas se o seu intuito é encontrar um local para realizar simulados com acompanhamento, faço o convite para que você conheça AMentoria. Voltada para preparação de estudantes para aplicar para medicina, é uma ótima forma de como passar em medicina no ENEM, ou pelo menos aumentar suas chances. Para saber mais informações acerca do curso preparatório de medicina, acesse o site e confira já os planos.  

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem