[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Enem: Quais as competências da redação do Enem?

Todos aqueles que desejam entrar em uma faculdade por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabem que a prova de redação é uma das mais importantes para conseguir bons resultados na nota final, assim conseguindo uma vaga em universidades públicas ou até mesmo bolsas significativas em faculdades particulares. Mas, para isso, o ideal é alcançar a nota máxima na prova. Falaremos sobre como tirar 1000 na redação do Enem, além de Por isso, dar algumas dicas sobre as competências da redação do Enem e como estudar sem maiores mistérios.

competências da redação do Enem
Respeitar e acompanhar as cinco competências do ENEM é o melhor caminho para a nota máxima da prova. | Foto: Unsplash.

Principais competências da redação do Enem

Os avaliadores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que corrigem as redações e atribuem notas à essa parte escrita  levam em consideração cinco competências da redação do Enem que contribuem para a pontuação final do candidato. Mas quais são essas cinco competências? 

Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa

A redação do ENEM é uma avaliação que obedece às regras ortográficas da língua portuguesa. Assim, não admite gírias, abreviações, mau emprego da pontuação, grafia errada das palavras ou até mesmo separações silábicas com erros. Os avaliadores também tiram nota se os verbos não estão conjugados de forma correta.

Uma dica interessante nessa competência da redação é usar as aspas (“) toda vez que for escrever um termo não originário da língua portuguesa, como “Wi-Fi” ou “internet”. Nestes casos, as aspas vão substituir a grafia em itálico, que deveria ser usada caso o texto fosse escrito de forma digitada, e não manuscrita. 

Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Quem tem experiências com a redação do ENEM sabe que o grande objetivo de tirar 1000 pontos nesta prova é seguido por não zerar a redação. Uma das possibilidades de tirar zero pontos nesta parte do ENEM é justamente fugir do tema proposto pelo Inep. 

Vamos usar como exemplo o tema da redação do Enem do ano de 2018: “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”. Neste caso, não adiantaria escrever apenas sobre tecnologia ou desenvolvimento de computadores e celular. A prova estava especificamente pedindo para que você redigisse um texto sobre a forma que os dados dos usuários são utilizados pela internet para manipular seus respectivos comportamentos. 

Se este fosse o tema atualmente, poderíamos falar de redes sociais e ferramentas que utilizam nosso histórico de pesquisa e consumo para nos proporcionar novos produtos em sua plataforma, como o TikTok e o Reels do Instagram. Mas também, mencionar a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº13.709/2018 que regula, com base na legislação brasileira, atividades com os dados pessoais dos usuários na internet.

Competência 3: Manter a coerência no texto

Você já ouviu falar no termo “coerência textual”? Apesar do nome, a coerência textual está presente em todas as nossas mensagens de comunicação sejam para qualquer pessoa que desejemos enviá-las. 

De forma geral, a coerência textual certifica que seu texto seja compreendido pelo seu leitor. O avaliador pode considerar que seu texto não tem coerência textual quando suas ideias ficam divagando, não são bem colocadas e explicadas, não utiliza bons argumentos ou mistura eles. Tudo isso faz o seu texto ficar confuso, e consequentemente perder a coerência textual. 

Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos

Essa competência da redação do ENEM procura garantir que seu texto seja “uma coisa só” e vai funcionar de forma efetiva quando você conseguir manter a coerência do texto também. 

A redação do Enem é composta de pelo menos quatro parágrafos, em geral, e eles não podem parecer isolados, como se não se relacionassem. Os avaliadores do Inep desejam ver um texto único, em que cada parágrafo é relacionado com o anterior e posterior. 

É possível aplicar essa competência utilizando justamente dos mecanismo linguísticos: conjunções (palavras que ligam orações, como: portanto, porque, visto que) e preposições (palavras que ligam outras palavras, como mas, contudo, desde…)

A competência 3 e 4 podem parecer confusas, principalmente quando relacionadas, mas na verdade são básicas quando aplicadas à realidade. Quando mandamos uma mensagem ou um e-mail, por exemplo, desejamos que o destinatário entenda plenamente o que estamos falando, afinal, é assim que funciona a comunicação básica. E para isso podemos utilizar justamente dos mecanismos linguísticos. 

Uma dica especial da AMentoria pra vocês é trabalhar com a ideia de um texto “cíclico”. Por exemplo, se você fizer uma referência cultural ou histórica (que são muito bem avaliadas) na introdução do seu texto, pode recuperá-la na conclusão e no último parágrafo para mostrar aos avaliadores que você não esqueceu seus parágrafos anteriores.

Competência 5: Apresentar uma proposta de intervenção

Apesar de todas as competências da redação do Enem terem o mesmo peso na hora da avaliação, apresentar uma proposta de intervenção para o problema proposto no tema ao final do texto é essencial para finalizar sua redação com chave de ouro.

Outro detalhe que não deve ser esquecido é que a proposta de intervenção não deve ferir aos direitos humanos, que também é garantido na Constituição Federal do Brasil, ou seja, são leis e seu não-respeito são considerados crimes. 

Dentro dessa competência é importante pensar formas de resolver a problemática envolvendo o governo, organizações não governamentais, ministérios, igrejas e outras instituições religiosas e a sociedade como um todo. 

Como a nota da redação do ENEM é calculada?

Cada uma dessas cinco competências que mencionamos valem de 0 a 200 pontos. Se você apresentar domínio delas, ganhará em todas as competências notas aproximadas de 200, o que aproxima suas possibilidades de tirar uma nota 1000. 

O que fazer na redação para tirar o mais próximo de 1000?

Agora que já sabemos todas as competências da redação do Enem, o que fazer para tirar o mais próximo de 1000? Primeiro, vamos lembrar que notas a partir de 800 já são consideradas muito boas e que ajudam a conseguir boas pontuações finais.

Deste modo, respeitar e acompanhar todas as competências e dicas que o AMentoria colocou aqui, e sempre trazendo bons argumentos e recursos para sua redação são ótimos caminhos para tirar uma boa nota na redação. Boa sorte e boa prova!

A AMAcademy se trata de um verdadeiro “ecossistema” de individualização de estudos. A AM não é  um cursinho – ela é tudo o que falta nele. Como os sócios-fundadores já foram vestibulandos de medicina, toda a estrutura disponibilizada para os AMers é pensada para entregar exatamente o que o AMer precisa. Venha conhecer mais sobre a AMentoria!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem