[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Veja como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2022

O ENEM, atualmente, representa a principal porta de entrada dos estudantes nas universidades públicas brasileiras. Por isso, os candidatos procuram se preparar muito bem para ter uma boa nota nesse exame. Para isso, muitos deles contam com um cronograma de estudos ENEM para ter uma direção mais elaborada do que estudar e quando. 

Mesmo sendo tão importante, muitos estudantes não sabem como fazer esse cronograma de estudos. É preciso que essas pessoas saibam mais sobre o processo de confecção desse cronograma a fim de ter um período de estudo satisfatório que cumpra a função de fazer o candidato ter uma boa nota no ENEM. 

cronograma de estudos enem
O ENEM é principal forma de se entrar em uma universidade pública brasileira. | Foto: Freepik.

O que é um cronograma de estudos?

Quando o assunto é ENEM, os candidatos já sabem que precisam estudar bastante. Apesar desse conhecimento, muitos deles não sabem como selecionar os conteúdos e nem lembram quais matérias ainda precisam estudar, quais precisam ser revisadas e quantos exercícios precisam ser feitos. 

O cronograma de estudos é, portanto, uma forma de agrupar e organizar quais são os conteúdos e as matérias que serão estudadas em cada um dos dias de estudo. Além dessa organização de estudo, o cronograma de estudos junta toda a esquematização em uma tabela ou em uma agenda. 

Como posso montar um cronograma de estudos para o Enem?

A montagem do cronograma de estudos para o ENEM é bem simples. Em primeiro lugar, o estudante deve definir quais são os dias e os horários que ele reservará para estudo. É sempre bom deixar intervalos de descanso, prática de exercícios físicos e ingestão de alimentos saudáveis.

Com os horários e dias reservados, o estudante deve separar quais são as matérias mais importantes e quais ele tem uma maior dificuldade para dar prioridade a elas e as colocar em mais dias da semana do que as matérias mais simples. 

Com as matérias em mãos, é momento de separar conteúdos. Existem duas formas de fazer isso: periodicidade de aprendizado ou com as mais importantes. De todas as formas, é importante considerar que alguns conteúdos precisam de outros para serem entendidos completamente. 

Nesse cronograma de estudo, é preciso levar em consideração o estudo de conteúdo, a prática de exercícios e a revisão. Assim, assiste-se ou leia-se sobre o conteúdo, depois disso resolver questões para fixação e faz-se a revisão semanal ou quinzenal olhando novamente o conteúdo e resolvendo mais exercícios. 

Tipos de cronograma de estudo

Existem diferentes tipos de cronogramas de estudos. Eles podem ser divididos em duas categorias, em que a primeira diz respeito ao tipo de preparação desse cronograma de estudos e o segundo da separação de matérias e conteúdos que o integrarão. 

Cronograma pronto

Muitos estudantes não sabem muito bem como montar o seu próprio cronograma de estudos ou tem dificuldade de selecionar matérias e conteúdos por ordem de prioridade. Para essas pessoas, o cronograma pronto pode ser uma boa opção. 

O cronograma pronto costuma ser disponibilizado por plataformas de estudo, o próprio AMentoria tem um muito disponível aos seu monitorados. Nesse tipo de cronograma, as matérias e os conteúdos estão separados por dias da semana e por horários do dia. 

O grande problema desse tipo de cronograma é que ele não leva em consideração a individualidade de cada aluno, o que acaba fazendo com que algumas matérias que deveriam ter destaque fiquem esquecidas e vice-versa. Uma boa alternativa para esse problema é pegar um cronograma pronto e tentar personalizar conforme o que for necessário.  

Cronograma adaptado

O cronograma adaptado é aquele que o estudante senta, analisa as provas do ENEM anteriores, percebe quais são os conteúdos mais presentes e em quais deles e em quais matérias ele tem uma dificuldade maior e, com essas informações em mente, cria o seu próprio cronograma de estudos. 

O que impede esse tipo de cronograma de ser perfeito é que a sua execução pode ser um pouco difícil e se ele não for feito de forma correta os estudos finais podem ficar incompletos. Esse não é um problema enfrentado pelos mentorados do AMentoria, pois os mentores ajudam na criação de um cronograma adaptado. 

Assim, o cronograma adaptado pode ser considerado a melhor opção pois ele respeita a individualidade de cada aluno, o que gera bons resultados na hora de fazer a prova. 

Cronograma separado por matérias

Ao explicar como se cria um cronograma de estudos ENEM, evidenciou-se a importância de desmembrar as matérias para conseguir selecionar os conteúdos de cada uma delas e, então, estudar. Dessa forma, muitos estudantes optam por construir o seu cronograma em cima de matérias.

Com esse tipo de planejamento, é comum encontrar cronogramas em que o estudante fez uma divisão de duas ou três matérias por dias, colocando as que ele tem maior dificuldade antes e as que ele tem menor dificuldade depois. Com essa configuração, o candidato poderá revisar e fazer mais exercícios de matérias mais complicadas. 

Esse é um tipo de cronograma que funciona mais com matérias como matemática e redação, uma vez que as outras geram questões interdisciplinares. Como uma alternativa, o aluno pode iniciar os primeiros meses do cronograma estudando cada matéria com foco em seus princípios fundamentais e depois ir estudando por área. 

Cronograma separado por áreas

Pensando exatamente no fato de que no ENEM as questões costumam ser indisciplinares, alguns estudantes optam por criar seus cronogramas separando os estudos por áreas ao invés de ser por matéria. 

O grande problema desse tipo de cronograma é que estudando a área como um todo (sem se atentar às particularidades de cada uma das matérias) alguns conteúdos e fundamentos importantes podem acabar ficando de lado.

 A solução para isso é fazer uma mistura no cronograma entre estudos direcionados para matérias específicas e estudos direcionadas para áreas de conhecimento, pensando na interdisciplinaridade das questões. 

Se você quer passar no curso de medicina em alguma federal do país e precisa de uma ajuda para seguir o cronograma de estudos enem e entender as matérias, conheça o AMentoria, uma plataforma de cursinho com mentores que passaram por essa fase de estudos e foram aprovados em medicina em grandes universidades.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

Publicado por Amentoria
29/09/2023

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem