[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja como montar seu próprio cronograma de revisão para medicina

Possuir cronograma de revisão para os seus estudos de medicina é um processo bastante importante que vai fazer com que as coisas fluam melhor durante os estudos. Por isso, é crucial saber fazer um bom cronograma de revisão para que o aprendizado seja maior e mais tranquilo para as provas de medicina.

Sabendo que pode ter muitas dificuldades para conseguir montar esse cronograma de revisão, nós decidimos montar esse artigo para auxiliar com todos os processos e não deixar nenhuma dúvida no ar. Veja, a seguir, tudo sobre o cronograma de revisão para medicina.

cronograma de revisão
Descubra como fazer um bom cronograma de revisão. | Foto: Freepik.

Saber montar um cronograma de revisão de estudos para medicina é uma tarefa que pode parecer muito mais complicada do que realmente é. Contudo, os processos podem ser mal feitos e isso atrasar toda a sua rotina de estudos. Sempre ficar atento aos detalhes sobre as etapas é essencial para montar um excelente cronograma de revisão para medicina.

Por isso, descubra agora como montar um excelente cronograma de revisão para medicina e, desta forma, otimizar seus estudos de uma maneira fácil:

Passo a passo: como montar seu cronograma de revisão para medicina

Sendo assim, vamos começar um passo a passo bem simples para que o seu cronograma de revisão seja feito e possa te ajudar no seu processo de estudos.

Monte tópicos

Antes de começarmos a montar o nosso cronograma de revisão de estudos é importante que você tenha em mente em quais matérias a dificuldade é maior e em qual é menor. A partir disso, você montará tópicos que irão te auxiliar e te dar uma noção gigante sobre quais são os materiais que serão necessários mais dedicação para estudar.

Divisão de tempo

Existir uma divisão de tempo muito bem feita para estudar cada um dos tópicos é uma parte essencial. Pois, com isso, você terá condições de dedicar mais tempo sobre determinado assunto e, ainda assim, manter o foco em matérias em que você possui um grande domínio sobre o tema.

O principal é que você tenha total noção sobre o tempo que possui e que ele é o suficiente para você estudar sobre todos os tópicos sugeridos dentro do cronograma de revisão. 

Assuntos separados

Seguindo em relacionamento com os tópicos, preste atenção nessa dica porque ela é valiosa. Dividir seus assuntos em blocos diferentes pode ser uma grande ajuda para o processo de estudos que você está fazendo.

Sendo assim, coloque em blocos diferentes assuntos em que você domina bastante ou um pouco e em outros você adiciona temas que existe uma dificuldade maior para entender os temas. Desta forma, você terá uma ideia de quais assuntos devem ser abordados com mais cuidado e atenção.

Cores

Uma tática muito usada por muitas pessoas que fazem cronograma de revisão é o uso de cores para diferenciar cada tópico ou assunto abordado dentro do material. Essa estratégia ajuda bastante no processo de você ter uma visão mais ampla sobre os seus estudos.

Além disso, as cores para dividir os processos é excelente para marcar todos os assuntos importantes, assim, facilitando muito as etapas de revisão de estudos que serão feitas pelo estudante.

Intervalos

Os intervalos são parte crucial para se ter em um cronograma de revisão. Pois, não adianta ficar o tempo inteiro estudando e buscando entender sobre os temas, mas não ter um descanso para espairecer a cabeça. O aprendizado vem com o tempo, porém ficar muito tempo estudando pode ocasionar mais problemas e, assim, não conseguir dominar os assuntos.

Pois, ao estudar de maneira esvaída, o estudante acaba ficando exausto, mentalmente cansado ou com dor no corpo por conta da posição de estudo. Desta forma, é necessário que haja um tempo de intervalo para você se levantar, comer alguma coisa, esticar as pernas e outras coisas. Esse tempo é geralmente proposto entre 15 a 30 minutos e isso te ajudará a ter uma rotina de estudo muito mais eficiente por um período mais longo.

Pense na vida social

O que acontece em muitos casos de pessoas que montaram um cronograma de revisão é que elas acabam deixando sua vida social de lado e só ficam focada nos estudos. Porém, isso não deve acontecer de maneira alguma, as pessoas que estudam precisam ter seu momento de lazer e entretenimento.

Portanto, quando for montar um cronograma de revisão é essencial que você tenha colocado em consideração seu tempo de lazer nesse processo. Assim, você consegue estudar em determinado horário, mas ainda assim possui tempo para assistir uma série, sair com os amigos ou familiares, ou praticar algum esporte.

Flexibilidade

Possuir uma flexibilidade de horários de estudos é importante em um cronograma de revisão. Pois, pode ocorrer de haver situações do dia a dia que prejudicam o funcionamento do aprendizado naquele momento, então não há motivos para tentar continuar estudando naquele dia. Por isso, fique a vontade para fazer mudanças de rotina de estudos e adapte da maneira que te deixa mais confortável.

Digitalizar

Muitas pessoas gostam de fazer um cronograma de revisão à mão, mas isso pode ter seu lado ruim. Com o meio digital, você terá seu cronograma a disposição há qualquer momento para efetuar mudanças que achar necessário. Pois, por um meio digital é muito mais simples de conseguir fazer essas modificações.

Regularidade

Ter uma regularidade de estudos é uma prática que vai te ajudar a compreender melhor os tópicos sugeridos, isso forma uma rotina que te auxilia nas etapas. Entretanto, muitas pessoas pensam que essa rotina de estudos podem ser chatas com o tempo, por isso é importante que haja um meio que te anime a fazer os estudos.

Revise

Revise o cronograma de revisão, parece engraçado, mas é isso mesmo. É sugerido que ao final de cada semana ocorra uma revisão sobre o cronograma e buscar entender o que pode ser mudado para melhor e o que não foi de grande ajuda no processo.

Se você quer estudar sem grandes problemas, a Amentoria é um local que possui um ensino de alto nível para você se dar bem nos estudos.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem