[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja os principais erros cometidos na redação e saiba como se destacar

Vestibulandos que estudam  para passar em um curso pelo ENEM, já devem ter ouvido inúmeras vezes a importância da redação para aumentar a nota. Para isso, é preciso entender as competências, características da estrutura textual e as melhores dicas de redação para vestibular.

dicas de redação para vestibular
Conheça as dicas de redação para se destacar na prova do ENEM. | Foto: Freepik.

A redação é a única área do conhecimento da prova entre: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagem que o aluno tem mais chance de tirar nota mil  ou chegar muito perto dela e, por isso, é importante se destacar na escrita. Dessa forma, obter uma boa pontuação na redação vai alavancar seu  resultado geral.

Por outro lado, existe a possibilidade de zerar na redação, se os critérios estabelecidos não forem respeitados. O estudante deve tomar cuidado  para não anular seu texto, pois zerar a redação do ENEM impede de concorrer uma vaga, o aluno não participa do Sisu, no ProUni, ou ainda, de conseguir o financiamento pelo FIES.

Embora muitos alunos acham que esse processo é um bicho de sete cabeças, vamos ajudar a descomplicar essa ideia e, seguindo as dicas para redação de vestibular e com muita prática é possível tirar uma nota de destaque.

O que é a redação no Enem?

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é  cobrado o texto dissertativo-argumentativo, a estrutura deve conter um parágrafo de introdução, dois parágrafos argumentativos e, por fim, uma conclusão com uma proposta de intervenção. O texto deve ter no mínimo 7 linhas e no máximo 30 linhas.

Existe uma frase-tema, relacionada a um problema atual da sociedade brasileira, a proposta de redação vem acompanhada de uma coletânea de textos, que podem ser artigos científicas, notícias, anúncios quadrinhos ou outras ilustrações, que abordam aspectos da frase tema,

O objetivo dos textos motivacionais é fornecer dados e inspiração para o candidato construir seu raciocínio sobre o assunto. Mas, não devem ser copiados, caso contrário, o aluno poderá zerar a redação.

Não é permitido o uso de texto não verbal ou qualquer outra estrutura textual. Deixar a redação em branco, só com o rascunho do texto, zera a prova de redação.

Principais erros cometidos na redação

Neste guia com as principais dicas de redação de vestibular, não se pode deixar de enfatizar quais são os erros mais comuns entre os concorrentes.

Fuga do tema

A má interpretação da frase tema ou escrever uma redação sobre outro tema que não foi cobrado, pode levar o candidato a fuga total ou parcial ao tema, que resulta ter sua nota zerada.

Por isso, há uma coletânea de textos de apoio, que devem ser lidos com atenção para ter uma noção básica e entender o tema que está sendo indicado, para que você possa elaborar o texto dentro dos limites propostos pelo assunto.

Assim, é necessário prestar atenção em todas as palavras da frase tema, para não confundir um assunto geral com um tópico mais específico e direcionado, é importante prestar atenção se o tópico se refere ao Brasil ou é uma questão global. 

Portanto, a interpretação correta do tema está diretamente relacionada à boa pontuação, pois é a partir dela que você vai escrever o texto.

Falta de coesão e coerência

Engana-se quem pensa que redação é só citar referências e argumentos de autoridades. A prova avalia sua capacidade de apresentar suas ideias de forma clara, conectando-as com coesão e coerência, é preciso relacionar sua opinião com os argumentos.

Coerência é um dos critérios de avaliação do ENEM, e diz respeito à sequência lógica das ideias, causas, consequências e soluções. Dessa forma, deve manter uma harmonia ao longo do texto, fazer uma relação  lógica entre os parágrafos.

Seguir uma linha de raciocínio e não se contradizer ou fugir dela faz parte da coerência.Uma ideia interessante é retomar na conclusão uma referência que foi usada no parágrafo inicial, esse recurso demonstra um texto circular e que foi bem planejado.

Já a coesão se refere a ligação entre as partes de um texto, criando conexões e os famosos ‘’ganchos’’ entre os parágrafos. Para isso, é importante saber usar corretamente as conjunções, evitar repetir palavras, utilizar pronomes, mencionar algo que já foi citado ou que ainda irá aparecer no texto.

Proposta de intervenção fraca

A proposta de intervenção é uma sugestão de ação direcionada a determinado problema social, com o intuito de solucionar ou minimizar a questão. 

Uma boa proposta precisa ser contextualizada e detalhada, apresentando propostas coerentes e viáveis, além de estar relacionada com os argumentos apresentados no texto, que respondam os seguintes pontos: o quê, quem, como e para quê. 

Para isso, portanto,  estude os agentes da intervenção, veja as organizações governamentais, ministérios e seus papéis e explique as consequências da sua intervenção.

Generalizações e senso comum

Para grande parte dos alunos, esse tópico é o mais difícil, como produzir um texto criativo e original em meio a tantas produções;

Fugir do senso comum e de argumentos já muito desgastados ajuda você a se destacar.  O corretor corrige centenas de textos idênticos, recheados de generalizações e senso comum e de repente encontra uma composição autêntica e que surpreende. 

Cópia dos textos motivadores

Conforme mencionado, os textos motivacionais servem de inspiração para a produção do próprio texto, mas não se deve copiar informações do acervo. Trechos copiados da coletânea não contam para números de linha.

Uma característica interessante deste tópico é parafrasear informações ou usá-las como citação direta, usando aspas .

As cinco competências na redação

A nota da redação Enem é dividida em 5 competências, que são os critérios de avaliação, que variam entre os níveis 0, 40, 80, 120, 160 e 200. 

Domínio da escrita formal da língua portuguesa

Na competência I, o aluno deve demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Neste aspecto, entra o uso correto dos acentos e a construção dos períodos.

Compreender o tema

Neste critério, requer a  compreensão do tema proposto , seguir os limites estabelecidos pela frase-tema, para não tangenciar ou fugir do tema.

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações

Nesta competência, avalia a capacidade de argumentação do candidato.
Use argumentos de autoridade, conceitos filosóficos, referências interdisciplinares para produzir uma boa defesa do seu ponto de vista e, que evite argumentos previsíveis.

Conhecimento dos mecanismos linguísticos

Neste tópico, a banca quer cobrar se o aluno sabe construir uma linha de raciocínio no texto, que realize uma conexão entre todos os parágrafos.

Respeito aos direitos humanos

A prova do ENEM segue os princípios dos direitos humanos, desse modo, é preciso pensar em soluções para os problemas apontados ao longo do texto, ou seja, respeitando os Direitos Humanos. 

Alunos que produzem propostas de intervenção que não respeitem essa regra serão penalizados na habilidade 5, o que pode resultar em perda de até 200 pontos nesta habilidade.

10 dicas para se diferenciar na redação

Os corretores corrigem centenas de redações por dia, a grande maioria com argumentos previsíveis e comuns. Por isso, apresentamos 10 dicas de redação para vestibular, para que você possa se destacar, produzir um texto criativo,  e alcançar uma excelente nota!

A prática é essencial para uma boa redação

O clichê de que a prática leva a perfeição funciona muito bem quando se trata de produção textual. 

Desse modo, o melhor jeito de aperfeiçoar a produção textual é  treinando. Quanto mais redações escrever, mais confortável você estará quando realizar a redação oficial.

Para isso, você pode fazer temas de redações anteriores do Enem e de outros vestibulares, além de manter o hábito de sempre reescrever seus textos são formas de qualificar a sua preparação. 

Cronometre o tempo de redação

Quando se trata de prática de redação, é bom cronometrar o seu tempo, para que você tenha mais controle do tempo gasto nesta etapa da prova, principalmente no ENEM, que exige que você saiba administrar seu tempo. 

Cronometre cada etapa da redação e perceba onde você está gastando mais tempo, que geralmente, é a parte que você mais tem dificuldade.

Neste sentido, você começa a diagnosticar sua performance na prova e, pode dedicar mais tempo para estudar as suas dificuldades na redação.

Então, você percebe que os primeiros textos levarão muito tempo, mas esse tempo diminuirá com a prática. O tempo ideal é escrever redação de 1h a 1h20 minutos.

Planejamento

Antes de iniciar o texto, planeje o texto, assim você conseguirá visualizá-lo e, facilita a seleção e a organização de ideias do parágrafo.

Neste estágio, vale a pena fazer um Brainstorm, com uma lista de ideias, argumentos, referências e citações.

No próximo passo, leia e analise a coletânea de textos, caso não tenha pensado nessa ideia, adicione os conceitos apresentados nos textos motivadores, mas não copie. Assim, você monta um roteiro da estrutura que compõe cada parágrafo, como você irá começar e terminar seu texto.

Domine a estrutura do gênero textual

No ENEM, pede aos estudantes que escrevam um texto dissertativo-argumentativo, a estrutura é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução é o parágrafo de abertura e deve ter cinco linhas com o objetivo de contextualizar e apresentar um ponto de vista para o leitor.

Na estrutura da redação, os próximos dois ou três parágrafos devem ser dedicados ao desenvolvimento, que são aqueles em que você apresenta os argumentos que sustentam seu ponto de vista para convencer o leitor  do seu posicionamento.

O último parágrafo é a conclusão que cobra uma proposta de intervenção, que propõe soluções para os problemas abordados ao longo do texto de forma a concluir o pensamento.

Originalidade

Seja criativo, evite clichês, argumentos previsíveis e elementos que não agregam absolutamente nada para o desenvolvimento de suas ideias;

Para se livrar do óbvio, é preciso construir uma bagagem cultural com diferentes origens socioculturais, você já pensou em usar um provérbio ou ditado popular?, citar mitos ou fábulas para explicar um argumento, para citar trechos de músicas ou filmes, esses recursos trazem autenticidade e criatividade à sua escrita.

Estude ortografia

A competência 1 da redação do Enem analisa o uso correto das regras gramaticais.

Muitos alunos têm dificuldade de aplicar adequadamente pontuação e acentuação gráfica. Portanto, é essencial criar o hábito de leitura e o estudo da gramática.

Evite períodos longos, orações longas podem prejudicar a coerência e a coesão textual; Além disso, cuidado com o internetês e abreviaturas que podem prejudicar a comunicação.

Busque feedback

Ter a avaliação de outras pessoas sobre as suas redações pode ajudar muito a fazer um bom texto e ter uma visão diferente sobre o seu texto. Converse com os seus professores e peça que sua redação seja corrigida, pois assim você perceberá quais aspectos devem ser melhorados. Desse modo, é através dos seus erros que você irá diagnosticar seu texto e, aprimorar a sua escrita. Além disso, existem sites e aplicativos voltados à correção de redações. 

Repertório

A redação para o ENEM , envolve temas da atualidade e testa a capacidade do candidato em argumentar sobre eles. Dessa forma, é importante que você acompanhe o noticiário e leia artigos de opinião e, para além de se manter atualizado, o hábito da leitura ajuda na escrita.

Pesquise sobre os temas centrais, por exemplo: educação, saúde, política, cultura, meio ambiente, a partir dessas informações gerais você conseguirá produzir temais mais delimitados.

Nesse sentido, também procure  argumentos e referências gerais,   que podem ser utilizados em mais de um tema.

Análise redações exemplares

Consulte as redações com nota máxima, pois isso permite identificar os fatores de sucesso a serem incluídos em sua própria redação. 

Além disso, ajuda  a treinar seu senso crítico para que você possa auto avaliar seu desempenho  e se desafiar a melhorar sua escrita diariamente.

dicas de redação para vestibular
Estudar os modelos de Redação nota mil auxilia na elaboração do seu texto dissertativo-argumentativo. | Foto: Freepik

Comece a prova pela redação

Se possível, é recomendável que você comece sua prova pela redação, já que ela pesa muito na composição final da nota e, existe a possibilidade de zerar ou de tirar nota mil.

Por isso, evite deixar a redação para os últimos minutos de prova, organize seu tempo para que na hora de escrever a redação o tempo não esteja curto e você não tenha que fazer correndo.

Agora que você conhece as principais dicas de redação para vestibular, que tal conhecer uma plataforma de mentoria que vai te ajudar nessa caminhada rumo ao sonho de passar em um curso concorrido do ENEM? A plataforma da AMentoria possui metodologia que se encaixa ao aluno (e não o contrário), independente de qual fase ele esteja. Dessa forma, ele aumentará significativamente as chances de aprovação ao estar ao nosso lado. A mentoria oferece todo o suporte para melhorar sua performance nos estudos, possui estratégia comprovada aliada ao acompanhamento individual, proporcionando um aprendizado mais eficiente e que enxerga com clareza seu progresso até a aprovação. 

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem