[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Dicas de estudo para o vestibular de medicina

Buscar dicas para o vestibular de medicina é algo que todos os estudantes interessados nesta área fazem, pois se tornou um processo essencial para conseguir entender o funcionamento das provas para ingressar nas universidades.

O curso de medicina é o mais concorrido do Brasil e, por conta disso, exige que os estudantes estejam totalmente preparados para qualquer tipo de questões que possam cair nos exames de vestibular. Portanto, nesse conteúdo, nós vamos compartilhar algumas dicas de preparação para o vestibular de medicina para que você consiga se desempenhar bem durante as provas.

Dicas para o vestibular de medicina
Veja dicas de estudo para vestibular de medicina. l Foto: Freepik.

Como funciona o vestibular de medicina?

O vestibular para Medicina é muito semelhante aos demais cursos de graduação, no entanto, a maior diferença é que os concorrentes não podem se dar ao luxo de deixar de estudar nenhuma pergunta, especialmente as mais importantes.

O significado maior dessas questões dá peso adicional à consideração de campos relacionados, como a Física e a Biologia. Fazer uma redação de alta qualidade também é um outro ponto que melhora drasticamente a nota final do aluno.

As escolas usam uma variedade de perguntas diferentes durante a segunda fase. Isso normalmente inclui ensaios mais longos e perguntas objetivas sobre o sistema educacional.

Matérias importantes para o vestibular de medicina

Antes de discutir qualquer tipo de dicas para o vestibular de medicina, é necessário que o estudante tenha um pouco de conhecimento sobre as matérias que mais importam na prova, não é mesmo? Por conta disso, separamos duas que podem ser o seu grande diferencial em relação aos seus concorrentes:

Física

Várias disciplinas, além da Medicina, estão representadas no vestibular para a faculdade de medicina. Uma delas é a Física, que é uma vantagem útil para qualquer candidato que a aceite. Muitos alunos têm dificuldades com essa parte do teste, e por isso as pessoas com bom desempenho nessa matéria obtêm uma vantagem adicional em sua inscrição.

Compreender os conceitos matemáticos subjacentes dos assuntos é um fator crítico. Junto com isso, entender como converter medidas do Sistema Internacional de Unidades em unidades mais tradicionais é essencial.

É crucial também entender as Leis do Movimento de Newton, bem como os conceitos de energia, força e trabalho. Isso ocorre porque a compreensão desses fundamentos está interligada com muitas outras disciplinas.

Por fim, estudar sobre a ondulatória e o temas abrangidos por ela (como Luz e Som) é bastante importante, incluindo subtópicos como frequência, refração, reflexão, efeito Doppler e espectrometria.

Portanto, saber mais sobre temas que envolvem a Física pode ser um grande diferencial entre você e os seus adversários nas provas e, quem sabe, pode ser um dos motivos que façam com que você consiga ingressar em uma universidade de medicina.

Biologia

Compreender as estruturas celulares vitais é crucial para compreender a biologia, fisiologia, histologia e citologia. Estes são os principais conceitos utilizados em cada um desses campos; é indispensável entendê-los melhor para compreender como os seres humanos funcionam como um todo.

Estudar Medicina exige ainda conhecimentos de Ecologia, que frequentemente aparece nos vestibulares. Este assunto inclui interações entre o ser humano e a natureza, biomas, relações ecológicas, ecossistemas e ciclos biogeoquímicos. Além disso, muitos assuntos adicionais são considerados para estudar Medicina: estes incluem conceitos naturopatas, como relações naturais e nichos ecológicos.

A bioquímica estuda moléculas que dão vida – como carboidratos, ácidos nucléicos (DNA e RNA) e lipídios. É importante atentar para a união da disciplina com a biologia, no que diz respeito à criação da vida.

3 dicas para se preparar para o vestibular de medicina

Pois bem, agora é o momento em que todos os estudantes estão interessados, não é mesmo? Sendo assim, veja as 3 dicas que separamos para te ajudar a se preparar o vestibular de medicina:

1) Inicie uma rotina

Uma das dicas para o vestibular de medicina e outros cursos que são consideradas importantes e mais  recomendadas é que o estudante comece uma rotina de estudos.  Isso é algo bastante básico e simples, mas que consegue trazer resultados no desenvolvimento do aluno sobre as matérias que está aprendendo.

É crucial compilar uma lista completa de tópicos específicos para os exames que se planeja fazer. Você precisará usar a programação semanal que criou para acompanhar seus estudos. Adicione assuntos estudados todos os dias e assuntos com os quais você está familiarizado junto com assuntos mais difíceis de estudar.

É recomendável mudar o material que você está estudando todos os dias para manter sua educação atualizada. Por exemplo, você pode assistir a um vídeo relacionado a um tópico em um dia e se exercitar em outro. Estudar e entender diferentes culturas é muito mais fácil quando você conta com o fato de ser um grupo diverso.

2) Se informe sobre os vestibulares

Você precisa entender de quais universidades você gosta e o porquê. Determine também as opções de vestibular que melhor se adequam aos seus objetivos. Isso inclui estudar a competição de Medicina, formatos de competição e testes, número de vagas, notas de corte e muito mais.

É importante saber como uma instituição que você deseja ingressar escolhe os candidatos; porém, na hora de estudar, é importante se preparar para todos os tipos de questões, independentemente de você ter um único vestibular como foco.

O aluno deve ganhar confiança pela experiência ao responder qualquer tipo de pergunta, mesmo aquelas mal elaboradas, porque ajuda os alunos a aprender a responder diferentes tipos de perguntas e a se tornarem mais informados sobre o material. Ao fazer isso, os alunos se tornam mais habilidosos e prontos para fazer qualquer teste padronizado.

Por outro lado, o ENEM é utilizado como uma das formas para os estudantes ingressarem nas universidades com o uso do SISU e vestibulares – isso serve para instituições públicas, e também para particulares, em alguns casos. Sendo assim, conseguir bons resultados no ENEM pode ser um grande passo para entrar em uma universidade de medicina.

3) Comece a estudar o quanto antes

Priorize quais assuntos são mais importantes para o seu curso ao se preparar para uma sessão de estudo. Enfrente seus estudos em fases, aumentando sua carga de trabalho pouco a pouco. Dessa forma, você pode se concentrar inteiramente em cada seção e disciplina sem distrações.

Desse modo, é fundamental se preparar com antecedência. Isso se deve à alta competição, às altas notas de corte, e à necessidade de aprender a ter disciplina e organização. Se um aluno começar a se preparar desde o início do ensino médio, ele poderá aprender a estudar de forma eficaz e desenvolver hábitos essenciais para ser um bom aluno.

Antes de fazer qualquer tipo de exame, os alunos devem revisar suas anotações e retirar qualquer informação desatualizada alguns meses antes da prova. Durante as férias escolares ou durante as férias de julho, os alunos também devem reservar um tempo para atualizar seus materiais. Finalmente, para encerrar as dicas para o vestibular de medicina, os alunos também devem considerar a revisão de materiais no final de cada ano.

Se você quer conseguir seguir estas dicas para o vestibular de medicina e alcançar boas notas, é interessante conhecer a AMentoria. Clique no link e descubra os detalhes do curso que pode desenvolver seu conhecimento para tirar boas notas nos vestibulares mais concorridos.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem