[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Dicas de redação para o Enem: escrevendo uma boa redação para passar em medicina!

Todo mundo sabe que o curso de medicina é uma das áreas mais concorridas do país e que a maioria dos cursos de medicina que são disponíveis pelo SISU têm peso maior nas ciências naturais. Porém, para muitos dos candidatos a redação é algo que fica em segundo plano e isso é um grande erro, já que a pontuação dela é de 1000 pontos, ou seja, essa pontuação faz uma grande diferença na nota final. Por conta disso, iremos apresentar algumas dicas para redação do Enem, para que você consiga fazer uma redação com qualidade.
Por isso, iremos apresentar algumas dicas de redação para você, para que não tenha dificuldades e que consiga obter uma ótima pontuação.

Dicas para redação do Enem.
Veja quais são as dicas para redação do Enem. l Foto: Freepik

A prova do Enem

Antes de entrar nas dicas para redação do Enem é necessário ter uma noção sobre como é a prova. Pode ter certeza que isso é algo que ajuda no planejamento dos estudantes e que pode ser uma maneira para estar mais preparado para o exame nacional do ensino médio. Desse modo, a prova do Enem é dividida em duas etapas, onde elas acontecem sempre em dois 2 domingos. Sendo o primeiro levando em conta apenas Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), Linguagens e Códigos (Língua portuguesa, Língua estrangeira e Literatura), serão 90 questões englobadas neste quesito. Além disso, nesse primeiro dia é o que possui a redação.

Portanto, no segundo domingo é exigido que os estudantes que irão fazer a prova do Enem respondam questões de Matemática e Ciências naturais (Química, Biologia e Física), também serão 90 perguntas para serem respondidas nas 5 horas de prova.

O que o Enem avalia em uma redação?

Os professores responsáveis pela correção da redação do Enem realizam essa missão em cima de 5 principais critérios, as chamadas competências. Cada uma das competências pode receber 6 notas diferentes, dependendo da qualidade de escrita do aluno. Essas notas são: 0 pontos, 40 pontos, 80 pontos, 120 pontos, 160 pontos e 200 pontos. Recebendo 200 pontos em todas as competências, você tira 1000 em sua redação. 

Domínio da língua portuguesa no estilo formal

O que é avaliado nesse primeiro critério é se você sabe escrever conforme as regras da língua portuguesa. Os professores que corrigem a redação tiram pontos por palavras escritas de forma errada, palavras sem acento, falta do uso de hífen, crase no lugar errado, emprego de letras maiúsculas e minúsculas, concordância verbal, nominal e por aí vai. 

Compreensão do tema sem que fuja do que é apresentado

Os temas da redação do Enem são bem determinados, mesmo se tratando de uma situação geral, a maioria deles faz um recorte bem específico. Essa característica da prova faz com que muitas pessoas se confundam sobre o que elas realmente precisam falar e acabam deixando o tema um pouco superficial. Vale lembrar que a fuga completa do tema é um dos critérios que podem zerar completamente a redação. 

Forma que é interpretado os problemas

Esta é uma competência que poderia ser resumida em coesão e coerência. Assim como na fala, é muito fácil imaginar uma ideia e não conseguir externalizá-la da melhor maneira. Quando isso acontece, quem lê não consegue entender muito bem o que o candidato que escreveu quis dizer. Saber como tornar o texto entendível, e convincente, é um dos critérios mais importantes na avaliação. 

Criação da argumentação

Tornar um texto coeso e coerente não é algo adquirido apenas com a organização das ideias, existem inúmeros mecanismos linguísticos dentro da língua portuguesa que ajudam na fluidez e no entendimento de uma redação. Saber quais são esses mecanismos que geralmente as conjunções ficam com esse papel é mais um dos critérios cobrados na avaliação do texto. 

Elaboração de propostas

A redação do Enem pede uma proposta de intervenção, isso ocorre, pois, a maioria dos temas apresenta um problema e os candidatos devem apresentar maneiras de solucionar essas questões. 

Nessa proposta de intervenção, assim como no restante do texto (introdução e desenvolvimento) não se pode desrespeitar os direitos humanos. Caso haja desrespeito, a redação é completamente zerada. Nessa competência, avalia-se que a proposta de intervenção está bem construída. 

Tipos de redação

Um dos pontos mais importantes para qualquer estudante é ter uma compreensão das diferentes espécies de redação. Essa é uma tarefa que pode causar muita confusão em como será montado a estrutura da sua redação no Enem. Por conta disso, saber dicas para redação do Enem é algo essencial e separamos a seguir alguns dos tipos de redação que podem ser interessantes que você saiba para se preparar para a prova. Confira:

Dissertativo argumentativo

Os textos dissertativos-argumentativos usam explicações, argumentos e opiniões para defender uma ideia. As pessoas que usam esse estilo de texto procuram formar opiniões e persuasões de seus leitores. Eles empregam argumentos persuasivos para convencer outras pessoas sobre suas ideias. O aluno que deseja solicitar um determinado tema para o Exame Nacional do Ensino Médio do Enem deve escolher um que aborda temas atuais da ciência, cultura, política ou relevância social.

Carta

Uma carta serve a um propósito específico: destina-se a estabelecer um diálogo entre dois interlocutores. Portanto, pode ser usado para comunicação entre amigos e familiares; confere à carta um tom mais informal e subjetivo. As cartas podem discutir um tema ou instituição específica, ter um viés crítico social específico, ser públicas e formais na argumentação. Eles também podem ser direcionados a uma instituição específica com argumentação aberta ou os leitores podem escrever cartas para apoiar uma causa.

As pessoas podem receber mensagens através de instituições, como governo ou associação, ou através de familiares e amigos. Mas escrever uma mensagem é referido como o orador, e o destinatário dessa mensagem é o interlocutor. Um remetente pode ser um falante e um interlocutor.

Crônica

Os fatos cotidianos são apresentados em uma crônica, uma espécie de obra literária. As crônicas se concentram em um curto período, ao contrário das narrativas que envolvem o passar dos anos. Uma crônica destina-se a fornecer comentários sobre um debate atual, e não abordar várias questões ao mesmo tempo. A percepção do cronista sobre a realidade dá a forma da crônica.

As pessoas se referem à crônica como um reflexo do trabalho fotográfico, e é porque um único quadro gera muitas perguntas, observações e até críticas.

Notícias curtas costumam aparecer em crônicas, pois são fáceis de ler e podem despertar introspecção nos leitores. Como resultado, as crônicas são populares entre os jornalistas. Muitos jornais incluem crônicas em seus formatos de coluna.

5 Dicas para escrever uma boa redação

Agora que você está mais familiarizado com a redação é necessário saber como escrever com qualidade para chegar à nota 1000. Sendo assim, separamos 5 dicas para você escrever uma boa redação:

Conheça a estrutura

A primeira das dicas de redação é: conheça a estrutura. Conhecer a estrutura te permitirá saber como escrever sem travar no processo. Um dos fatores mais importantes aqui é que a redação pode ter no mínimo 25 linhas e no máximo 30 linhas. Assim, o ideal é dividir 5 a 7 linhas para cada, entre introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.

Tenha bons argumentos

Você pode ter na sua mente todos os fatos sobre o tema de redação propostos, mas sem o apoio de pesquisas, de pensadores ou de momentos históricos, a banca avaliadora não irá te dar nota máxima. Dessa forma, é crucial que você tenha bons argumentos em mente. E uma dica bem válida é pesquisar por argumentos gerais, que encaixam em diversas situações, depois só dar uma adaptada ao tema proposto. Para fazer isso, é preciso ter bastante conhecimento em história, geografia, sociologia e filosofia. 

Faça um bom esqueleto

O esqueleto é o principal elemento na hora de organizar as ideias. Ver onde vai cada argumento e como ele irá se encaixar em sua tese é o primeiro passo para a construção de uma redação que tem coesão e coerência. É exatamente por isso, que o papel de rascunho é tão precioso. 

Revise

Muito provavelmente você já escreveu um texto todo e quando releu percebeu que algumas partes não faziam muito sentido e que haviam muitos erros contidos ali. Dessa forma, mesmo que não tenha muito tempo sobrando, é importante dar uma revisada antes de passar para a versão final. 

Treine bastante

O momento de fazer a redação do Enem é a hora do show. Para que isso aconteça, é necessário treinar bastante todas essas competências pedidas pelo Enem. Você já deve ter ouvido aquele ditado “a prática leva a perfeição”, e isso é a mais pura verdade. Portanto, essas dicas para redação do Enem devem estar sempre treinando sua maneira de escrever para aperfeiçoar a fim de chegar em uma redação nota 1000 pontos.

Se você está buscando tirar boas notas no Enem e ter uma redação com nota espetacular, por qual motivo não faz um cursinho preparatório para conseguir passar em medicina? Para isso, a Amentoria tem uma equipe de professores e metodologias que podem ajudar você a conseguir o seu objetivo. Clique no link e saiba todos os detalhes do curso Amentoria.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem