[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Confira como se preparar para o Enem 2023: dicas de estudo

O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é uma das provas mais esperadas por estudantes de todo o Brasil. Toda essa ansiedade se dá, principalmente, ao fato desse exame abrir a possibilidade de entrada para grandes universidades públicas brasileiras, sendo assim, o principal vestibular. Por isso, vamos mostrar a você como é importante se preparar para a prova do Enem 2023.

Então fique atento a tudo que iremos apresentar a você, para que saiba como se preparar para o Enem, assim podendo gerar grandes pontos e dessa forma, poder entrar na tão sonhada universidade pública.

Enem 2023
O Enem 2023 é a principal prova do ano para estudantes do ensino médio. | Foto: Freepik

A prova do Enem em 2023

Mesmo estando no início do ano, o Enem 2023 já tem data para acontecer: que será nos dias 5 e 12 de novembro. Onde ocorrerá no mesmo esquema dos anos anteriores, sendo o primeiro dia destinado às provas de linguagens, ciências humanas e redação, e o segundo dia para matemática e ciências da natureza. Fique atento que essas datas serão realizadas em dois domingos, como todos os outros anos. Além de saber os dias da prova do Enem, é muito importante incluir no cronograma as datas que estarão abertas as inscrições, que ocorrem bem antes das provas. Neste ano, as inscrições do Enem abrem no dia 8 de maio e irão até o dia 19 do mesmo mês. 

Por que é importante se preparar para o Enem?

A importância dessa prova é um dos motivos primordiais para a preparação para o Enem. De acordo com a nota tirada nesse exame, o candidato pode escolher o curso que quer e na universidade que deseja, incluindo na lista as melhores faculdades do Brasil. Apesar da relevância dessa prova, o Enem é um exame consideravelmente previsível. A forma de elaboração das questões é bem semelhante todos os anos, além das técnicas para tirar uma boa nota. Dessa maneira, a preparação é o melhor caminho para se dar bem nessa prova e garantir uma vaga. 

Quais são as principais áreas de estudo para o Enem?

Linguagens e suas tecnologias

A prova de linguagens e suas tecnologias abrange as matérias de literatura, artes, língua (o português brasileiro e a língua escolhida no momento de inscrição), educação física e artes. Essa prova é composta por 45 questões intercalando os assuntos.

Ciências humanas e suas tecnologias

Também com 45 questões, a prova de Ciências Humanas e suas tecnologias possui 15 questões de História, 15 de Geografia, e outras 15 que intercalam entre Sociologia e Filosofia. Além disso, essa prova também pode contar com questões multidisciplinares. 

Redação 

A redação se separa da prova de Ciências Humanas e suas tecnologias pois tem uma pontuação separada, onde ela vale 1000 pontos, assim como todas as outras provas. Geralmente a banca sempre pede uma dissertação argumentativa em um tema discutido e importante para a sociedade.

Ciências da natureza e suas tecnologias

A prova de ciências da natureza e suas tecnologias também conta com 45 questões no esquema 15 de Química, 15 de Física e 15 de Biologia. O assunto que mais cai em química é composto orgânico, em física é a acústica e em biologia é a ecologia. 

Matemática e suas tecnologias

A prova de matemática e suas tecnologias é a única que conta com somente uma disciplina: a matemática. São 45 questões que cobram do candidato a execução de cálculos, a leitura de gráficos e, pelo incrível que pareça, bastante interpretação de texto. Uma dica importante: não vá para a prova do Enem sem saber regra de três. 

Quais são as melhores estratégias para se preparar para o Enem?

Questões

A elaboração de questões é a essência do estudo ativo, que é aquele em que o estudante precisa estar em ação para aprender. No caso do Enem, o mais interessante é dar prioridade às questões de provas anteriores, uma vez que o estilo é bastante similar a todos os anos. 

Mapas mentais

Os mapas mentais são uma espécie de resumo, a diferença é que ele costuma utilizar somente as palavras-chaves, ou seja, as palavras mais importantes, que remete logo ao tema, geralmente usam de desenhos e cores diferentes para fixar o conteúdo melhor no cérebro. 

Método Pomodoro

Não adianta estudar sem parar e não dar um descanso para a mente assimilar todos os conteúdos que foram vistos. No Método Pomodoro, o estudante estuda por 25 minutos e descansa por 5 minutos. Após no máximo 2 horas, o estudante pode tirar um descanso de 15 minutos. 

Flashcards

Os flashcards funcionam bastante para estudos mais rápidos, feitos mesmo para manter o conteúdo na mente e para revisão. Nos flashcards são escritas perguntas de um lado e as respostas do outro. Além disso, no lado da resposta, o estudante também pode escrever uma breve explicação.

Quais são os principais recursos para se preparar para o Enem?

Aula

Ter um professor formado na disciplina que está estudando é de extrema importância, principalmente quando existe a chance de tirar dúvidas. Estudar sozinho até pode funcionar para alguns, mas ter um profissional faz toda diferença.

Leitura

Tem perfis de estudantes que não conseguem fixar muito a matéria somente ao ouvir alguém falar, eles captam melhor através da leitura. Esse método é super válido, mas é importante pesquisar em livros didáticos ou materiais acadêmicos. 

Questões

Estudos comprovam que o estudo ativo precisa estar aliado ao estudo passivo. Apenas ver uma aula ou ler um livro não é suficiente para fixar os conteúdos do Enem no cérebro, é preciso responder questões diversas. 

Revisão

Mesmo respondendo as questões, com o passar do tempo os conteúdos acabam se perdendo em nossa mente, ainda mais no Enem que cai matéria de todo o ensino médio. Dessa forma, é crucial separar um momento de revisão de tempos em tempos. 

Quais são as principais dicas para se sair bem no ENEM?

Tenha um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é muito importante para a organização, uma vez que o estudante precisa ver todos os conteúdos que vão cair no Enem dentro de um tempo estipulado. 

Mantenha uma rotina

A rotina é bastante necessária no processo de aprendizado, é preciso preparar o cérebro para assimilar os conteúdos. Essa rotina precisa incluir alimentação saudável e prática de exercícios. 

Tenha um local próprio para estudos

Um lugar próprio para os estudos torna esse momento de estudo muito mais fácil, além de deixar o cérebro tranquilo e focado em aprender. 

No texto mostramos a você como se preparar para o Enem 2023, quais as principais dicas e melhores estratégias.

Ter acesso aos conteúdos é o ponto chave para se preparar para o Enem 2023. Conheça, assim, os cursos preparatórios para Enem do A Mentoria

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem