[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Saiba quais conteúdos mais caem em biologia no Enem

Você sabe qual o conteúdo de biológicas que mais cai no Enem? O Enem é a porta de entrada de diversas Universidades que possuem inúmeros cursos a serem escolhidos, por isso muitas vezes é a primeira opção dos estudantes, já que não centraliza em apenas um lugar, mas deixa a oportunidade de escolha. Ademais, é muito mais acessível por dar certa liberdade ao estudante de jogar suas notas nas Universidades que mais se aproximam da média do aluno.

Uma forma de organizar os estudos é direcionar para quais conteúdos mais aparecem no vestibular das universidades escolhidas, pois há um certo padrão seguido por cada um. O problema é que não são os mesmos e por isso é importante distinguir qual será seu foco.

O Enem segue essa mesma linha, ou seja, existem os temas que aparecem recorrentemente nas provas e alguns que aparecem bem menos. Tendo em vista que biologia é uma área de grande peso para quem está prestando medicina, serão expostos os conteúdos que mais caem em biologia no Enem.

conteúdos que mais caem em biologia no enem
Ciências da Natureza voltadas para Biologia são o que possui mais peso nas provas do ENEM para quem deseja cursar Medicina. | Foto: Freepik.

Biologia ENEM: O que mais cai e principais temas para focar

Biologia está no caderno de Ciências da Natureza, que possui um dos maiores pesos para Medicina Enem, e que é composto por no mínimo 10 questões da área de biológicas, sendo as mais comuns: ecologia, genética, bioquímica, evolução, fisiologia humana, parasitologia, botânica, zoologia e citologia.

Os temas apresentados são os com maior recorrência nas provas do Enem nos últimos anos, por isso se seu foco é o Enem, estudar esses conteúdos é um bom caminho para ir bem na prova. Dessa forma, o padrão de temas não deve mudar muito para 2022, e o esperado é que se mantenham as mesmas áreas predominantes. Para quem está prestando vestibular de medicina Enem, focar nos assuntos que mais aparecem podem facilitar os estudos, uma vez que direciona para onde é mais provável que as questões giram.

Os conteúdos que mais caem em biologia no Enem possuem termos muito específicos que podem atrapalhar o estudante e conduzi-lo ao erro, sendo assim, é fundamental ter clareza sobre os tópicos citados. Essa familiarização pode ser mais fácil por meio de mapas mentais ou resumos, porém, cada pessoa possui um método de estudo que funciona melhor.

Portanto, estudar os conteúdos que mais caem em biologia no Enem é um facilitador para aumentar a nota do estudante e, assim, abrir portas para que a nota aumente. Lembrando que é bom ter uma noção dos outros assuntos relacionados à biologia, uma vez que, mesmo sendo uma estimativa dos últimos anos, não garante que possa ter uma surpresa ou mudança de conteúdo na prova.

Para encarar o ENEM de peito aberto, é importante saber quais são os principais temas de Biologia que costumam dar as caras na prova. E acredite, há uma infinidade de assuntos possíveis! Mas não se desespere, nós vamos focar nos mais recorrentes e relevantes para você.

Ecologia

A ecologia estuda a interação dos seres vivos com o meio ambiente. Geralmente ela aparece como uma problemática, por exemplo em tópicos de poluição (do ar e da água). Por isso é importante, além de entender o problema em si, como é possível solucionar os problemas e tratá-los.

Além disso, os tópicos que mais caem em biologia no Enem relacionados à ecologia são relações ecológicas, habitat e nicho, biomas, cadeia alimentar, ciclos biogeoquímicos e mudanças climáticas.

O ENEM adora explorar questões sobre os ecossistemas, relações ecológicas, cadeias alimentares e até mesmo o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Então, estude os conceitos básicos, entenda a importância da preservação e esteja preparado para mostrar todo o seu amor pela natureza nas respostas.

Genética

A genética explica pelo seu nome qual sua área de estudo: as características genéticas dos seres vivos. Por isso, é necessário saber interpretar um heredograma, biotecnologia que tem caído nos últimos anos (transgenia, células tronco, etc.).

Outros tópicos fundamentais são as Leis de Mendel, fenótipo e genótipo, DNA e RNA e doenças genéticas.

Prepare-se para mergulhar nos mistérios do DNA, RNA, doenças genéticas, hereditariedade e das leis de Mendel. Questões sobre cruzamentos genéticos, mutações e até mesmo as aplicações da genética no cotidiano podem aparecer para testar seus conhecimentos. Ah, e não se esqueça das tão temidas análises de pedigree, ok? Vamos desvendar esses mistérios!

Bioquímica

A bioquímica é a área que estuda as reações químicas nos seres vivos e a interação de biomoléculas. Os tópicos que mais aparecem no Enem relacionados a esse conteúdo são proteínas, enzimas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos.

Evolução

Evolução é fundamental para quem está prestando Medicina no Enem. Dessa forma, saber distinguir os pensamentos de Darwin e Lamarck será um passo adiante, já que por ser uma parte bem teórica podem apresentar muitas pegadinhas no texto.

Entenda bem os conceitos da evolução humana, darwinismo, lamarckismo e a teoria sintética da evolução e esse não será um tema difícil de responder.

Fisiologia Humana

Esse é um tema que quando a questão é os conteúdos que mais caem no Enem ele sempre está presente como marca registrada, já que ele estuda como funcionam os sistemas do corpo humano.

Assim, está inserido nele o sistema digestório, o sistema respiratório, sistema circulatório, sistema imunológico, gravidez e métodos contraceptivos.

Se você sonha em ser médico, esses temas são essenciais para o seu sucesso no ENEM. Afinal, o exame adora perguntar sobre sistemas orgânicos, como o cardiovascular, respiratório, nervoso e tantos outros. Estude a estrutura e a função de cada um deles, e não se esqueça das principais doenças e suas implicações. O corpo humano é um verdadeiro quebra-cabeça, e você precisa encaixar todas as peças para dominar esse assunto.

Parasitologia

Essa área estuda as doenças transmitidas aos seres humanos e estuda os parasitas causadores das doenças. Ademais, é uma área que se agrega a programas de saúde, já que além de apresentar a doença, também promove profilaxias e formas de evitar a contaminação.

Então, esse conteúdo aborda bactérias, vírus, protozoários, ciclo de vida e programas de saúde e saneamento básico.

Botânica

A botânica é a área da biologia que estuda os vegetais, sendo bem específica e cobrando nomes da morfologia, fisiologia, ecologia e evolução. Esse assunto vem tendo um crescente aparecimento nas provas dos últimos anos.

Os tópicos que mais aparecem são angiospermas, ciclos reprodutivos das plantas, nutrição e secreção vegetal, trocas gasosas e movimentos vegetais e fotoperiodismo.

Zoologia

A zoologia também tem aparecido cada vez mais no Enem, com pelo menos uma questão relacionada ao estudo da fisiologia, morfologia, evolução e comportamento dos animais em seus habitats naturais e como é sua interação com ele.

Alguns tópicos abordados são a classificação dos seres vivos, o habitat e modo de vida, embriologia, fisiologia e reprodução.

Citologia

A citologia estuda as células e suas especificidades, compreendendo a distinção entre uma célula animal e uma vegetal. Sendo assim, alguns conteúdos que mais caem em biologia no Enem são respiração celular, organelas e suas funções e transporte de membrana.

Outro ponto-chave é a Biotecnologia e a Engenharia Genética. Ah, a ciência está avançando a passos largos! Aqui, o ENEM pode trazer questões sobre clonagem, terapia gênica, transgênicos e até mesmo os dilemas éticos envolvidos. Fique por dentro das técnicas e aplicações dessas áreas em constante evolução, e esteja preparado para discutir as questões que envolvem a manipulação genética.

Por fim, mas não menos importante, temos a Evolução. Charles Darwin está sempre presente no ENEM, e ele gosta de testar seus conhecimentos sobre seleção natural, adaptação, especiação e as evidências que sustentam a teoria evolutiva. Prepare-se para entender o processo evolutivo em suas diferentes escalas, desde as pequenas mudanças observadas nas populações até as grandes transformações ao longo dos milênios.

Então, caro candidato à universidade, esses são apenas alguns dos temas que você precisa dominar para se dar bem no ENEM. Claro, há muito mais a ser explorado, mas essa é uma excelente base para iniciar seus estudos. Lembre-se de manter um ritmo consistente, revisar constantemente e buscar sempre materiais de qualidade.

Como se preparar para Biologia no Enem? | Foto: Freepik.
Como se preparar para Biologia no Enem? | Foto: Freepik.

Chegamos ao fim dessa viagem pelo mundo das biológicas no ENEM, queridos concurseiros do futuro! Esperamos que vocês tenham se sentido inspirados, motivados e, acima de tudo, confiantes para enfrentar as questões que estão por vir.

Tenham em mente que a Biologia é uma matéria incrível, cheia de vida e mistérios a serem desvendados. O ENEM adora explorar diferentes áreas dentro dessa ciência, desde a ecologia até a genética, passando pela anatomia humana e chegando até a evolução. São tantos tópicos interessantes que é impossível não se encantar.

E não se esqueçam: estudar não precisa ser uma tarefa árdua e entediante. Encontrem maneiras de deixar o aprendizado mais divertido, como criar músicas com os conceitos-chave, desenhar esquemas engraçados ou até mesmo fazer uma competição saudável com os amigos para ver quem acerta mais questões de biologia. Afinal, um toque de descontração pode fazer toda a diferença na hora de fixar o conteúdo.

Para quem deseja focar em conteúdos que mais caem em Biologia no Enem, a AMentoria tem como propósito ajudar os alunos a passar nos vestibulares desejados. A empresa foca em aulas particulares e na prática de simulados, auxiliando e direcionando caminhos para que outras pessoas possam ingressar em uma universidade.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem