[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

ENEM: entenda como a Inteligência Artificial pode ajudar você a passar no ENEM

O famoso Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido apenas pela sigla “ENEM”, é uma das provas mais importantes para os estudantes que desejam ingressar em universidades no Brasil, afinal, o teste pode definir o futuro acadêmico dos candidatos em um piscar de olhos e oscilações de notas.

Com a concorrência sendo cada vez maior, principalmente para cursos como Medicina, Direito e Engenharia, a preparação para o Exame requer muita dedicação, tempo e esforço dos estudantes. 

No entanto, essa preparação não precisa ser dificultosa: existem inúmeros meios de se organizar para tirar uma boa nota na prova. E a inteligência artificial (IA) pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar nesse processo.

Graças ao Banco de Dados e ao Machine Learning, a IA pode desempenhar funções que são de grande ajuda para os estudantes, oferecendo recursos eficazes para o aprendizado não se tornar repetitivo, mas sim divertido, dinâmico e totalmente personalizado!

Devido a tantas possibilidades, é fundamental entender como a IA pode ser uma ferramenta importante nos estudos. Por isso, se você ficou com vontade de conhecer mais sobre o assunto, não pode deixar de conferir abaixo o conteúdo que o AMentoria trouxe para solucionar suas dúvidas. 

Saiba tudo sobre a IA nos estudos e muito mais! Siga em frente com a leitura para aprender!

Descubra como a IA pode te ajudar a passar no vestibular. | Foto: Freepik.
Descubra como a IA pode te ajudar a passar no vestibular. | Foto: Freepik.

ENEM: o que é Inteligência Artificial? 

A Inteligência Artificial (I.A) ou Artificial Intelligence em inglês (A.I), é um termo que vem sendo amplamente utilizado na atualidade por diversos ramos da vida humana. 

Entretanto, muitas vezes as pessoas nem sabem, de fato, o que é a I.A. Você sabe? Se a resposta for não, venha descobrir agora um pouco sobre esse conceito incrível!

História

A I.A. é um termo que, na verdade, é mais um conceito. Tal nome surgiu pela primeira vez no ano de 1956, e foi descrito pelo professor John McCarthy, do Dartmouth College, nos Estados Unidos.

O professor se referiu ao termo durante uma conferência de especialistas da universidade citada. Na ocasião, definiu a I.A como sendo “a ciência e a engenharia de produzir máquinas inteligentes”. 

Desde então, a I.A passou a ter outro significado: a capacidade das máquinas e equipamentos eletrônicos de “agirem” como um ser humano, já que adquiriram a habilidade de pensar, analisar, interpretar dados, entre outras.

ENEM: como funciona a plataforma de estudos com I.A?

Como vimos anteriormente, a I.A é a capacidade das máquinas de assumirem comportamentos similares ao humano. Porém, a I.A opera de formas diferentes. Conheça alguns conceitos importantes e simples para compreender um pouquinho mais desse universo:

Machine Learning

O Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina ( traduzindo do inglês ), não é a mesma coisa que I.A. Na verdade, o ML é uma área da I.A.

O ML faz uso dos algoritmos e de estatísticas de dados em geral para fazer o seu sistema central ‘aprender’ alguma determinada função. Dessa forma, o sistema está em constante evolução e aprimoramento.

Mas e o que o ML tem a ver com os estudos? A princípio pode parecer um pouco estranho falar em máquinas e estudos, tudo junto na mesma frase. Comumente ouvimos por aí, até mesmo dos nossos próprios pais e professores que “não devemos usar aparelhos eletrônicos enquanto estudamos, pois eles podem ser uma fonte de distração”.

Realmente, por esse lado, a tecnologia pode sim mais atrapalhar do que ajudar. Mas, quando se tem em mente o de forma concreta o objetivo futuro, que é passar no vestibular, as máquinas podem ser grandes aliadas dos estudantes.

Isso porque com o Machine Learning o vestibulando pode personalizar o seu processo de aprendizagem, identificar suas dificuldades recorrentes, criar um cronograma de estudos eficaz e único, entre várias outras possibilidades.

Com a Análise de Dados, conceito relacionado ao tópico a seguir, o ML possui muita informação disponível, não só na internet como também aquelas derivadas de outras fontes. Dessa maneira, o ML auxilia os vestibulandos a filtrar as informações mais úteis para sua rotina de estudos, o que economiza bastante do seu precioso e escasso tempo.

Banco de Dados

Como você já entendeu, a I.A. usa muitos dados e informações para poder ajudar uma pessoa e executar alguma tarefa. Portanto, é possível entender que todos esses dados precisam ser armazenados, para não serem esquecidos.

É daí que surge a ideia do Banco de Dados e do Big Data. O Big Data é todo o conjunto, enorme por sinal, de dados que a I.A. consegue obter, de todas as formas possíveis.

Armazenando o Big Data no Banco de Dados, a I.A. consegue transformar todos aqueles algoritmos e informações em algo útil e relevante. Ou seja:

  • O Banco de Dados é a “caixinha” onde o Big Data é armazenado.
  • O Big Data é como um diamante, lapidado pela I.A. 
  • O resultado da lapidação do diamante bruto é uma linda e bela informação útil e inteligente para o que foi solicitado.

ENEM: vantagens do uso da plataforma de I.A

Já ficou claro que a I.A. pode trazer sim muitos benefícios para os estudantes. Abaixo, listamos algumas vantagens bem legais para te inspirar a usar a I.A. também na sua rotina de aprendizagem:

  • Economia de tempo e dinheiro: a I.A serve como um filtro de informações;
  • Comodidade; 
  • Customização e personalização do seu plano de estudos; 
  • Disponibilidade 24 horas por dia; 
  • Feedbacks precisos; 
  • Recursos úteis e interativos, dependendo da plataforma usada.

ENEM: as plataformas de fato ajudam?

Claro que, mesmo com toda essa tecnologia, ainda não é possível, na maioria dos casos, substituir um professor e uma sala de aula inteira só com o uso da I.A.

Porém, as plataformas que operam nesse sistema, realmente servem de grande ajuda para os estudantes, em especial para aqueles de baixa renda que precisam acessar recursos gratuitos. 

Como o AMentoria se preocupa com todos os estudantes, fizemos para você uma lista com algumas plataformas de estudos que funcionam com I.A:

  1. Gama Pré-vestibular; 
  2. VS Enem;
  3. Glau Redações: I.A que corrige gratuitamente redações no modelo ENEM;
  4. Gomining;
  5. Plataforma Cloe.

E chegamos ao fim! Mas não paramos por aqui não! Continue acompanhando as postagens do AMentoria para mais conteúdos e inspirações sobre o ENEM e outros vestibulares!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem