[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Saiba quais são as 5 estratégias de estudos para se preparar para o vestibular de medicina

O vestibular de medicina, independente de ser em uma faculdade pública ou particular, é sempre o mais concorrido de todos. Por isso, mais do que estudar os conteúdos diretamente, é preciso adotar algumas estratégias de estudo para conseguir passar no tão sonhado curso. 

É preciso alertar, entretanto, que as estratégias de estudo e memorização podem ser usadas de forma separada ou em conjunto. Cada estudante achará a maneira que melhor funciona para ele a partir desses métodos. 

Estratégias de estudo
Conversar sobre os assuntos aprendidos é uma boa prática de aprendizado. | Foto: Freepik.

Desenvolva o hábito de estudar

Estudar nada mais é do que hábito. No começo pode ser extremamente maçante e cansativo sentar em frente a um computador e ou aos livros e estudar de verdade, entretanto, é preciso ter em mente que isso se tornará bem mais fácil se for rotina. 

Assim, para passar em medicina, é preciso ter o hábito do estudo, e para isso é necessário sentar todos os dias no mesmo horário e pela mesma quantidade de tempo para se dedicar a esse hábito.

Faça pausas regulares

Muita gente tem a falsa impressão de que quanto mais tempo estudar, melhor. Por isso, passam horas ininterruptas tentando gravar um milhão de informações para, no final, não aprender nada. O corpo precisa estar descansado e saudável para assimilar informações. 

Por isso, as rotinas de estudo devem ser organizadas de maneira que o estudante possa fazer pausas regulares. Existem, nesse sentido, alguns métodos que ajudam na regulação dos estudos, o Método Pomodoro é um dos mais famosos deles. 

Método pomodoro

O Método Pomodoro é uma prática inventada pelo estudioso Francesco Cirillo que consiste basicamente na divisão de tarefas por turnos de 25 minutos de trabalho com descanso de 5 minutos entre eles. Ou seja, o estudante deve se manter focado por 25 minutos diretos (contados no relógio) e ter uma pausa de 5 minutos diretos. O ciclo se repete até todo o tempo de estudo ser cumprido.

Converse sobre o que aprendeu

Existem estudos que relatam que falar sobre determinado assunto é uma forma extremamente efetiva de gravar as informações estudadas. Em alguns casos, conversar sobre o que aprendeu (meio que ensinando a matéria para quem está ouvindo) pode ajudar bem mais no aprendizado do que escrever e fazer exercícios. 

Use a internet a seu favor

A internet por muito tempo foi vista como uma grande vilã dos estudos. Esse estigma ainda está presente nas pessoas que acreditam em um ensino mais rígido, entretanto, é inegável que no mundo digital existem várias formas de estudar para um vestibular de medicina. 

O importante, nesse sentido, é apenas estar focado para que as distrações da internet (como os filmes e os jogos) não capturem a atenção durante esse período e o tempo de estudo acabe sendo desperdiçado. 

Procure por fóruns de estudantes

A interação entre duas pessoas interessadas em determinado assunto é algo muito valioso para a aprendizagem. A conversa, além de fazer com que a matéria seja gravada na mente, faz com que outras pautas não consultadas sejam colocadas em questão. Na internet, existe uma infinidade de fóruns, inclusive de estudantes interessados em passar no vestibular de medicina. 

Veja vídeos a respeito dos conteúdos

Na grande maioria das vezes, o estudo para passar em medicina acontece por meio da escola e ou cursinho aliado a rotina em casa. A internet oferece a possibilidade de ter aulas também pelos vídeos criados por diversos professores, o que é uma vantagem muito interessante para conhecer outras percepções e métodos de ensino para um mesmo assunto. 

Use aplicativos de estudos

Os aplicativos de estudos costumam disponibilizar exercícios e vídeos sobre o conteúdo a ser aprendido para que os estudantes possam praticar. Essa é uma ótima forma de aproveitar a internet para estudar pelo fato de os aplicativos estarem no celular, ou seja, é possível praticar um pouco e se preparar para a prova de vestibular estando em absolutamente qualquer lugar. 

Faça anotações

Fazer anotações é uma prática que faz parte do estudo ativo, que basicamente é ir além da leitura e da audição e começar a fazer anotações, realizar exercícios e conversar sobre o assunto. O estudo ativo é bem mais efetivo que o passivo. 

Assim, mesmo que ler e ouvir um professor seja algo bem valioso, essas ações precisam estar em conjunto com a prática das anotações (e com outras formas de estudo ativo).

Fichamento

O fichamento é um exercício no qual o estudante deve copiar as partes importantes de um texto e tecer comentários sobre as informações. Essa é uma ótima forma de decorar itens, orações e frases, algo valioso para questões de vestibular que são mais técnicas, além de praticar o uso do pensamento crítico graças aos comentários realizados. 

Mapas mentais

A realização de um mapa mental consiste, basicamente, em colocar palavras-chave principais sobre o assunto estudado e ir destrinchando o tema principal para mais itens relevantes a ele. Geralmente, o mapa mental é bastante colorido. A utilização de variadas cores serve para tornar a memorização mais fácil.

Autoexplicação

A autoexplicação pode ser feita a partir da escrita e ou da fala. Na escrita, faz-se uma espécie de texto explicando tudo que foi entendido de um determinado assunto. Na fala, o funcionamento é praticamente o mesmo: explicar para si mesmo o que foi entendido (é interessante fazer isso olhando para o espelho e gesticulando). Criar canções com rima também é uma boa opção.

Resumos

Os resumos são uma espécie de autoexplicação obrigatoriamente escrita, a diferença é que o resumo é um pouco mais formal. Fazer resumos é uma boa estratégia para a revisão posterior, uma vez que corresponde a uma forma de ter acesso direto aos pontos principais e importantes de serem lembrados de determinado conteúdo.

Flashcards

Os flashcards são pequenos cartões com informações pequenas mas bastante importantes, de vários assuntos. Eles podem ser usados para lembrar os tópicos que costumam fugir da mente com maior facilidade.

As estratégias de estudo já estão explicadas, mas e agora? O que estudar? Para o vestibular de medicina, uma série de conteúdos vistos no ensino médio precisam ser totalmente compreendidos e, para isso, nada melhor do que contar com AMentoria, a melhor plataforma de cursos preparatórios para medicina do mercado.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem