[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Conheças as 8 melhores faculdades federais de medicina

Quando se decide qual curso fazer, o aspirante a universitário parte para a pesquisa e escolha das faculdades que deseja. Geralmente, a busca começa pela procura das maiores referências, as melhores faculdades. Muitas das vezes, esse prestígio está associado às faculdades federais. Há também aqueles que antes mesmo de escolher o curso já sabem em qual instituição querem passar os próximos anos. Seja pelas altas notas de corte ou pela grande competição, um dos cursos mais difíceis de se ingressar é o curso de medicina. Se você escolheu essa concorrida combinação e está pesquisando sobre, conheça as 8 melhores faculdades federais de medicina. Mas antes, é importante que você entenda o porquê de tanta concorrência e qual o processo para ingressar nas faculdades federais.  

O dinheiro está entre os fatores determinantes para a disputa nesse curso. Segundo o Jornal Contábil, em matéria publicada em maio deste ano, a área de medicina é a que oferece os maiores salários. Médicos em geral têm remuneração média de 8,4 mil reais, já médicos cirurgiões recebem 16 mil reais em média. Funções de ainda mais prestígio, como a de diretor médico de um hospital, podem chegar a um salário de até 50 mil reais.  

Um dos motivos que justifica esses altos salários é o prestígio que acompanha os profissionais de medicina. Esse status também é o que desperta o desejo de muitos estudantes a se tornarem médicos. Não se pode ignorar a vocação dos estudantes e a importância da medicina para a sociedade. A identificação e valorização dos médicos é o que leva muitos a escolher essa carreira. 

Sigamos para a parte prática do processo, como ingressar nas faculdades federais. O método mais conhecido por todos é o ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem. As provas são aplicadas todos os anos. Elas são usadas pela grande parte das faculdades federais como forma de seleção.  

Na maioria dos casos, é só prestar o Enem e se inscrever no Sisu, Sistema de Seleção Única. O que determina quem consegue as vagas é a colocação do aluno, definida pela pontuação do candidato. As maiores notas entram. Essa é talvez a maior dificuldade de ingressar nas melhores faculdades federais de medicina, as notas de corte (nota mínima para se conseguir a vaga) estão entre as mais altas. 

Voltando ao Sisu, de acordo com o site do programa, atualmente, mais de 50 universidades e institutos federais usam o Sisu para o ingresso de estudantes. Para se inscrever, é necessário ter feito o Enem mais recente e ter obtido nota acima de zero na redação. Geralmente, o Sisu acontece no início de cada semestre. Agora que você já aprendeu o processo, confira as 8 melhores universidades federais de medicina. 

faculdades federais de medicina
Saiba como entrar na faculdade federal de medicina dos seus sonhos. | Foto: Pixnio.

Serão considerados dois rankings, o primeiro foi realizado pelo Datafolha, que se baseou nos seguintes critérios: avaliação do mercado, qualidade de ensino, doutorado e mestrado, nota dos concluintes, professores com dedicação integral e parcial  e avaliação dos docentes. Dentre as universidades federais de medicina, o top 5 foi composto por: 

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais;  

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul;  

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;  

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco;  

UFF – Universidade Fluminense do Rio de Janeiro, nessa ordem. 

Já o segundo ranking foi feito pelo Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, criado pelo Ministério da Educação. Trata-se de uma prova teórica que mede a qualidade do curso a partir do aproveitamento dos estudantes. A pontuação vai de 1 (muito ruim) até 5 (muito bom).  

O último Enade, realizado em 2020, coloca a UFV – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, como a melhor universidade federal de medicina no Brasil, com conceito 5 e nota 4,83. UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, com conceito 4 e nota 3,70 é a segunda federal a aparecer na lista. 

Para uma noção prévia, as últimas notas de corte em medicina das universidades citadas foram:  

UFMG – 811,06 

UFRGS – 794,15 

UFRJ – 817,36 

UFPE: 859,46 

UFF – 813,80 

UFV – 801,82 

UFJF – 805,78 

Por conta de todas essas dificuldades, muitos estudantes procuram fazer cursinhos pré-vestibular para se prepararem melhor. AMentoria é um curso preparatório focado em medicina e no ENEM. Ele complementa tudo o que falta no cursinho através de uma metodologia que se encaixa à demanda do aluno e cria um direcionamento individual com base nas demandas dele. 

Além disso, o AM te disponibiliza um Raio-X de Questões no qual você vê exatamente quais assuntos específicos de cada matéria estão com um desempenho baixo nos simulados para que você somente direcione seus esforços para os assuntos que precisa. Dentro do AM você tem acesso à aulas basilares, teóricas e práticas para que consiga aprender o conteúdo de maneira intencional e direcionada. 

A história do AMentoria está diretamente ligada a todo esse processo. Seus três fundadores, Álvaro, Matheus e Pedro, se conheceram em um cursinho. Pedro começou a dar aula particular e percebeu que os alunos não tinham um entendimento teórico e não tinham uma organização para estudar. O primeiro aluno de Pedro foi o próprio Matheus.  

Como você pode ver na trajetória do AM, nossas companhias também são importantes e influenciam nos resultados do processo. No AMentoria você vai poder conviver com um grupo selecionado de alunos que têm o mesmo objetivo que o seu para que você possa aprender a partir das experiências de cada um. 

As aulas são particulares, focadas na prática de simulado. Você terá acesso a simulados semanais exclusivos para você não só usar como bússola para os seus estudos, como também para treinar suas habilidades de resolução de prova.  

Hoje, com mais de 50 mentores, todos aprovados em medicina, compõem a equipe do AMentoria, para te ajudar a ajustar e estruturar todos os alicerces que dão base à sua preparação para que você consiga absorver melhor o conteúdo e veja sua nota evoluindo de forma consistente. Com toda essa experiência e história, o AMentoria vai te ensinar a como entrar nas faculdades federais de medicina. 

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem