[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Confira as melhores faculdades públicas de medicina do Brasil!

A época do vestibular é sempre de muita dúvida para quem tem o sonho de cursar medicina. Anos de preparação intensa, para se preparar para a escolha que influenciará em todo o seu futuro. Qual faculdade seguir? Quais pontos levar mais em consideração? O SISU facilita o ingresso em faculdades em todos os estados, mas a dúvida persiste. Existem muitos fatores como a localização, custos extras, métodos inovadores de ensino e posicionamento no mercado de trabalho que influenciam bastante na escolha. A única certeza do vestibulando é que as faculdades públicas de medicina oferecem o que há de melhor para a sua formação. 

O auxílio de cursos como o AMentoria possibilita que os alunos escolham onde estudar, tornando o SISU cada vez mais simplificado e as notas cada vez maiores, para o vestibular ser apenas mais um passo em busca de seus sonhos.

Veja a seguir as 10 melhores faculdades públicas de medicina em SP e no resto do país e faça sua escolha com mais tranquilidade!

Faculdades públicas de medicinaPassar em uma faculdade de medicina pública é o sonho de muitos jovens. | Foto: Freepik.

Quais as melhores faculdades públicas de medicina?

Pois bem, quais são as melhores faculdades públicas de medicina? Existem diversas faculdades públicas de medicina no Brasil que são reconhecidas pela excelência de seus cursos. Essas instituições se destacam por oferecer um ensino de qualidade, infraestrutura adequada, corpo docente qualificado e oportunidades de estágio e pesquisa.

É importante ressaltar que a avaliação das melhores instituições de medicina pode se alterar  dependendo dos diferentes critérios e rankings. Alguns dos critérios considerados no julgamento incluem a nota do curso no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), a produção científica dos docentes, a estrutura dos laboratórios e hospitais-escola, a inserção dos alunos no mercado de trabalho, entre outros.

No entanto, também vale destacar que a escolha da melhor faculdade de medicina vai depender das preferências e necessidades individuais de cada estudante. É recomendado que os interessados façam uma pesquisa mais aprofundada sobre cada instituição, conheçam suas grades curriculares, infraestrutura e conversem com profissionais da área para tomar uma decisão informada.

Lembrando que a qualidade do curso não se resume apenas à instituição, mas também ao empenho e dedicação do estudante ao longo da graduação. Independentemente da faculdade escolhida, é o comprometimento e interesse do estudante que irão moldar sua formação e determinar seu sucesso profissional.

Por conta desses pontos que apontamos, para fazer a escolha ideal para conseguir ingressar em uma universidade de qualidade no Brasil que esteja de acordo com seus interesses e necessidades, é necessário se atentar a diversos fatores e considerar diferentes perspectivas. Sendo assim, vamos falar sobre essas instituições que podem ser essenciais para que sua carreira seja traçada logo ao entrar na faculdade. Confira:

Lista das melhores faculdades públicas de medicina do Brasil.
Lista das melhores faculdades públicas de medicina do Brasil. l Foto: Unsplash.

1- USP (Universidade de São Paulo)

Com 8 campus espalhados pelo território do estado de São Paulo, a USP tem seu maior conglomerado no campus da cidade de São Paulo. Considerada por várias vezes a melhor faculdade do Brasil, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi fundada em 1912 e está localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Além disso, é a única faculdade de medicina da América Latina participante do M8 Alliance e rankeada no top 100 mundial. Entre as faculdades públicas de medicina de SP, não é segredo que a USP está sempre em destaque.

2- UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

Seguindo a boa reputação das faculdades de medicina públicas de SP e ocupando os melhores lugares entre as faculdades do Brasil e da América Latina, a UNICAMP foi criada com o intuito de centralizar e priorizar a pesquisa. Para futuros profissionais que querem focar nessa área, o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, é uma das melhores opções. O curso é localizado na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas, e conta com um ótimo apoio estrutural.

3- UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Apesar da Universidade ser dividida em campi nas cidades Tiradentes, Belo Horizonte e Montes Claros, os 2000 estudantes da Faculdade de Medicina estão alocados na área hospitalar, no centro de Belo Horizonte. A Universidade, que é a segunda a mais receber recursos do Governo Federal, tem em seu currículo ex-alunos impactantes, tais como o ex-presidente Juscelino Kubitschek, e já foi considerada a melhor faculdade federal de medicina em rankings do MEC.

A UFMG é uma referência quando se fala em faculdades públicas de medicina.
A UFMG é uma referência quando se fala em faculdades públicas de medicina. l Foto: Freepik.

4- UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)

A universidade foi fundada a partir de uma faculdade privada de medicina, a Escola Paulista de Medicina. Com o passar do tempo, a Universidade se desenvolveu e cresceu para além do seu primeiro polo. Hoje em dia, a Faculdade de Medicina está localizada na Vila Clementino, o primeiro e maior polo da UNIFESP. Além disso, o curso não esgota o número de elogios e reconhecimentos nacionais e internacionais, pela sua histórica excelência.

5- UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

A Faculdade de Medicina (Famed) da UFRGS existe desde 1898 e faz parte dos 94 departamentos da Universidade, a maior do Rio Grande do Sul. Localizada em Porto Alegre, o curso está sempre sendo apontado com níveis de excelência em rankings internacionais. Uma curiosidade é que foi abandonada a utilização de animais de rua na prática dos alunos apenas em 2007, passando a ter uma parceria com o Laboratório de Técnica Operatória e Habilidades Cirúrgica.

6- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Levando o título de primeira instituição de ensino superior do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro já foi chamada de “Universidade do Brasil”, quando se formou pela união das atuais Escola Politécnica, Faculdade Nacional de Direito e Faculdade Nacional de Medicina. Anteriormente localizado no Palácio Universitário da Urca, hoje em dia o curso de medicina baseia-se na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Junto ao Hospital Clementino Fraga Filho, o curso ocupa posições em rankings consideráveis no Brasil. Criada em 1808, a antiga Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro tem muita história e qualidade de ensino para proporcionar aos seus alunos.

7- UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

A Universidade estadual do Rio fica localizada em oito cidades diferentes pelo estado, mas o maior e mais prestigiado campus é o do bairro Maracanã. Em meio aos 100 cursos de graduação, a UERJ se destaca bastante quando se trata de Direito e Medicina, reconhecidos por grandes avaliadores, como a própria Ordem de Advogados Brasileira (OAB). A excelência de seus professores é notada internacionalmente. No entanto, como ponto negativo, a UERJ não aceita inscrições via SISU.

8- UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Mantendo as faculdades públicas de medicina no topo, a UNESP está situada em 24 diferentes cidades do estado, tendo sido pioneira em estudo superior no litoral paulista. A Universidade se baseou nos modelos americanos da Universidade da Califórnia e seu curso de medicina fica na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo.

9- UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)

Com sua sede em Recife, capital pernambucana, a UFPE nasceu junto à USP, pela Faculdade de Direito de Olinda, por D. Pedro 1º. A Faculdade de Medicina é a única representante do nordeste neste ranking e está situada em uma região central do Recife.

10- UFF (Universidade Federal Fluminense)

Localizada em Niterói, município vizinho ao Rio de Janeiro, a UFF, apesar de menor que suas parceiras fluminenses, se tornou, em quantidade de matrículas presenciais de ensino de graduação, a décima sexta maior universidade pública, a sexta maior universidade e ocupa o terceiro lugar em maior federal do país. A Faculdade Fluminense de Medicina teve grandes nomes como professores, e está entre as dez mais antigas do país, trazendo consigo grande história e tradição no centro de Niterói.

Para entrar nessas universidades é necessário notas boas no vestibular.
Para entrar nessas universidades é necessário notas boas no vestibular. l Foto: Unsplash.

Esse ranking foi montado seguindo indicadores de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação de cada uma das universidades. Se ainda restarem dúvidas de que não só as faculdades públicas de medicina de SP podem ser consideradas opções fortes, pesquise mais sobre as opções mais perto ou mais longe de você, poderá se surpreender!

Veja 3 dicas para ir bem no vestibular

Se você se interessou por uma das melhores faculdades públicas de medicina que nós apontamos, este é o momento de começar a pensar no vestibular, certo? Por conta disso, também vamos te apresentar 3 dicas básicas para que você consiga desenvolver uma boa rotina de estudos e se preparar para os vestibulares que virão. Veja:

Se prepare para o vestibular
Se prepare para o vestibular. l Foto: Unsplash.
  1. Organize seu tempo

Uma das chaves para o sucesso no vestibular é uma boa organização do tempo. Crie um cronograma de estudos realista e distribua suas matérias de forma equilibrada ao longo da semana. Reserve tempo para revisar e resolver exercícios, mas não se esqueça também de incluir intervalos regulares para repousar seu corpo e mente, e lazer, já que isso ajudará a manter sua motivação e evitará a exaustão.

  1. Estabeleça metas e objetivos claros

Defina metas claras para o seu estudo, tanto a curto prazo (por exemplo, revisar um capítulo específico) quanto a longo prazo (como atingir uma determinada pontuação no simulado). Isso o manterá focado e motivado. Divida seus objetivos em fases menores e acompanhe seu crescimento ao longo do tempo.

  1. Pratique com exercícios e simulados

Resolva uma variedade de exercícios e questões de provas anteriores. Isso o ajudará a familiarizar-se com o formato das perguntas e a desenvolver estratégias de resolução. Além disso, faça simulados completos para simular as condições reais da prova. Isso lhe dará confiança e ajudará a gerenciar seu tempo e a identificar quais áreas precisam de mais atenção.

Ter uma rotina de estudos é essencial para um bom desempenho no vestibular
Ter uma rotina de estudos é essencial para um bom desempenho no vestibular. l Foto: Unsplash.

Lembre-se de que essas dicas são apenas uma base. Cada pessoa tem mais afinidade com uma abordagem de estudo diferente, então é importante encontrar o método que funcione melhor para você. Seja consistente, mantenha-se motivado e busque apoio quando necessário!

Caso já tenha se decidido entre as faculdades públicas de medicina, que tal traçar o caminho para os seus sonhos e dar o primeiro passo? Se cadastrar na plataforma AMentoria ENEM é rápido, prático e garantido para seus objetivos estarem cada vez mais perto, com 52 mentores formados em medicina e aulas cada vez mais personalizadas!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem