[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Matemática Fuvest: Quais assuntos que mais caem no vestibular

A prova da Fuvest está entre os vestibulares mais concorridos no Brasil, os alunos que têm o sonho de passar nesta prova precisam ter uma boa preparação, principalmente, quando pensar em matemática, a área do conhecimento que os alunos mais demonstram dificuldade. Dominar os assuntos de matemática que mais caem na Fuvest é um caminho para conquistar a sua tão sonhada vaga.

O vestibular da USP (Universidade de São Paulo) é caracterizado pelo alto grau de dificuldade, por isso é importante dedicar seu tempo de estudo para os tópicos de matemática que mais caem no exame. 

Antes de mais nada, é importante lembrar que a prova da Fuvest é dividida em duas etapas, na primeira parte as questões de matemática são optativas, na segunda parte as perguntas são dissertativas, ou seja, você precisa apresentar a sua linha de raciocínio e cálculos.

Assuntos de matemática que mais caem na Fuvest.
Matemática Fuvest. | Foto: Freepik.

Assuntos de Matemática que mais caem na Fuvest

A nota de corte do vestibular da USP costuma ser bem elevada, por isso é importante focar e estudar os tópicos que mais caem em cada matéria. As abordagens que mais caem neste vestibular são: Geometria, Trigonometria e Funções.

Funções matemáticas

Um dos assuntos mais recorrentes da área de matemática são as funções matemáticas. Este tópico pode variar entre questões de nível mais fácil ao difícil, pois existem diferentes funções, entre elas, função afim, quadrática, exponencial e logarítmica.

As funções afim e quadrática acabam sendo as que os alunos mais dominam, pois é a mais frequente entre outros vestibulares e no Enem. No entanto, para quem quer se dedicar na prova da Fuvest é preciso dominar as funções exponencial e quadrática, que são conteúdos mais complexos.

Por isso, deve-se relembrar os conceitos iniciais das funções matemáticas, saber aplicar as fórmulas, os principais macetes e exemplos de situações problemas que caem na prova.

Entender a lei de formação de cada função e seus respectivos gráficos e estar familiarizado com o formato das questões vai te auxiliar para garantir um bom desempenho em matemática.

Trigonometria

A trigonometria é um tema muito frequente no vestibular, neste tópico busca entender a relação dos triângulos, saber descobrir seus ângulos e lados. O assunto trigonometria é amplo e pode ser dividido em subtemas como o Teorema de Pitágoras e as funções trigonométricas, como a lei de seno, e cosseno e o ciclo trigonométrico.

Os conceitos básicos de seno, cosseno e tangente são a base para entender tópicos mais complexos. Portanto desde a introdução à Trigonometria até ciclo trigonométrico podem cair na prova. 

Os ângulos são os mais famosos que caem nos vestibulares, dessa forma seus valores do seno, cosseno e tangente devem ser conhecidos. As relações trigonométricas entendem que os lados de um triângulo retângulo são sempre proporcionais aos valores da tabela ao trabalhar com ângulos notáveis.

O círculo trigonométrico representa as razões trigonométricas de qualquer ângulo do círculo. Nesta matéria, os alunos também trabalham outras unidades de medida, a medida de um arco no círculo trigonométrico pode ser dada em grau (°) ou radiano (rad).

Geometria 

Geometria é um dos grandes destaques da prova, saber identificar as figuras bidimensionais como geometria plana e as figuras tridimensionais como geometria espacial e utilizar as fórmulas correspondentes às figuras para os cálculos.

Trata-se de um assunto que exige atenção, pelas várias fórmulas, desde a área das figuras planas e o volume dos sólidos geométricos.

As questões de prismas, cones, cilindros, pirâmides e troncos e as fórmulas relacionadas a eles precisam ser revisadas.

Também temos a geometria analítica que concilia geometria com a álgebra por meio do plano cartesiano. Neste tema, aprende os conceitos de retas, plano e circunferências, em um plano cartesiano. 

Trata-se de um tópico com bastante teoria e fórmulas que apesar de a princípio assustar, mas elas auxiliam a resolver as questões com mais agilidade.

Matemática Financeira

Outro assunto de destaque na prova é a matemática financeira, ela é uma área que está relacionada ao universo financeiro e problemas cotidianos.

Por isso, deve- se estudar seus conceitos pois estão presentes em nossa vida. Situações problemas que envolvem desconto, acréscimo, pagamento à vista ou parcelado de um produto.

Além disso, esse é um assunto que facilmente pode ser conciliado com outro tema de finanças e administração, como porcentagem e probabilidade. Outro assunto que cai constantemente na prova são as fórmulas, os conceitos de juros, seja simples e composto, fique atento.

Principais temas de matemática para a Fuvest

Não tem como adivinhar quais temas cairão na prova, mas é possível estudar aqueles mais recorrentes nas provas anteriores de matemática Fuvest. Lembrando que as bancas de vestibulares podem misturar dois temas em uma mesma questão, por exemplo, um exercício pode envolver probabilidade e análise combinatória, assim como um exercício de matemática financeira pode começar com uma função e ainda cobrar a conversão de unidades de medidas.

Geometria Plana 

Geometria plana é um dos temas mais comuns na área de matemática. É o tema que estuda as figuras planas e podem ser divididas em subtópicos que se relacionam.

Existem as áreas de figuras mais comuns como triângulo, quadrado, losango e circunferência, entre outras áreas.

Alguns conceitos básicos são primordiais para a compreensão aprofundada da matéria, por exemplo, saber o que é ponto, linha, segmentos de reta e plano.

Vale a pena revisar as fórmulas e macetes para calcular o perímetro e área das principais figuras.

O tópico geometria plana é muito aplicável em situações problemas do dia a dia e por isso cai com frequência nos vestibulares. Por isso, deve investir em conhecer como a banca da Fuvest cobra os exercícios com esse conteúdo.

Probabilidade

Um dos tópicos que mais caem no Fuvest é a Probabilidade. As questões desse tema cobram a interpretação de texto dos alunos aliado a problemas cotidianos. Muitos exercícios envolvem as chances de cair um lado do dado, de chover ou não e até mesmo as chances de ganhar na loteria.

Entender os conceitos de número de casos possíveis, espaço amostral, a fórmula e saber, principalmente colocar em prática dentro dos exercícios. A probabilidade é determinada pela razão entre o número de eventos favoráveis e o número total de exercícios.

Análise Combinatória

A análise combinatória é conhecida por suas várias fórmulas, métodos e tipos de exercícios diferentes. Os tipos de cálculos podem ser de permutação, arranjo e combinação. 

Geralmente, estes exercícios envolvem questões sobre problemas relacionados à contagem. Sendo cobrada uma boa interpretação de textos, os exercícios clássicos pedem para combinar os sabores de sorvete com a calda e os acompanhamentos. 

Também podem envolver formas diferentes de escrever uma senha com determinado número de algarismos, as diferentes maneiras que uma pessoa pode combinar suas roupas, determinar o número de agregados.

Deu para perceber a diversidade de exercícios. Por isso, para descomplicar este tema é preciso realizar vários exercícios e conhecer como a banca da Fuvest cobra este formato de questão.

Progressão aritmética e geométrica

As sequências de progressão aritmética e progressão geométrica também caem com bastante frequência na prova. Este é um tema com poucas fórmulas e conceitos em comparação aos anteriores, por isso vale a pena revisar o conteúdo. 

Gravar as fórmulas do termo geral e soma da progressão aritmética, os tipos de PA que envolvem; crescente, decrescente e constante. O mesmo ocorre com a Progressão Geométrica: os tipos de PG, a soma dos termos de uma PG e o termo médio e, realizar muitos exercícios para fixar o conteúdo.

Como estudar Matemática para ir bem na Fuvest

Muitos alunos associam a disciplina de matemática a uma matéria impossível de aprender, essa barreira pode ser prejudicial para a sua aprendizagem. Por isso os métodos e dicas vão te auxiliar nesse processo até conquistar a sua vaga.

Quanto mais exercícios, melhor

Uma atitude prejudicial que muitos alunos aplicam ao estudar para o vestibular é gastar a maior parte do seu tempo vendo videoaulas, lendo teorias ou fazendo resumos e mapas mentais. Estes métodos de estudos não são tão eficientes quanto comparados ao realizar os exercícios.

Resolver questões é um método ativo, que exige mais atenção e por isso aprende muito mais, assim, fazer exercícios é a melhor forma de dominar qualquer assunto, principalmente as matérias quando se trata de assuntos de exatas.

Criar uma rotina de estudo que foque em resolver questões com frequência e sem o auxílio da calculadora, permite que você resolva questões mais rapidamente e se familiarize com o formato da prova Fuvest.

Simulação do vestibular

Através das provas passadas que você consegue entender qual é o estilo das questões cobradas no vestibular. Ao planejar o tempo de simulação, você pode diagnosticar em quais tópicos você gasta mais tempo, ou seja, quais são os temas que você possui mais dificuldade.

Realize provas anteriores da Fuvest como se fosse o dia oficial, imprima a prova e cronometre o tempo. Dessa forma, você aprende a administrar seu tempo, diminui a ansiedade e tem maior controle da prova. Assim, por meio da prática você descobre as técnicas e estratégias que funcionam para utilizar no dia da prova.

Revise seus erros

O objetivo de corrigir as questões é para que da próxima vez você saiba como resolver problemas semelhantes aos que você errou. Portanto, tente repetir a pergunta várias vezes até obter o resultado você mesmo.

Conhecer o formato das perguntas que são cobradas pela Fuvest ajuda a estar mais preparado e identificar quais são suas dificuldades e suas facilidades dentro da matéria.

Planejamento e estratégia

Por último, mas não menos importante, Estratégia e Planejamento são as chaves para uma preparação eficiente que resultará em uma boa nota. Estas funções devem ser usadas em seu estudo e no dia oficial.

O cronograma de estudos bem estabelecido auxilia até sua aprovação. Veja os tópicos já aprendidos, os que precisam de revisão e os que precisam ser estudados, saber quais são suas lacunas e pontos fortes de aprendizado.

No dia da prova é importante estabelecer uma estratégia, saber por qual área do conhecimento inicia a prova, quais tópicos de matemática você começa, se pelas questões que já domina ou pelas que têm mais dificuldade. 

O candidato tem 5 horas para fazer o vestibular. Assim, planejar o seu tempo de prova é essencial, pois o maior problema que os alunos têm durante o exame é a capacidade de administrar o tempo. Principalmente quando se trata de assuntos de matemática que mais caem na Fuvest.

Questões de matemática na Fuvest

Se você quer se dar bem em matemática na Fuvest é importante treinar seus conhecimentos, não é mesmo? Por isso, separamos algumas perguntas de provas anteriores para que você possa resolvê-las e analisar como está se saindo no estudo dos assuntos abaixo:

Faça questões de matemática da Fuvest.
Faça questões de matemática da Fuvest. l Foto: Unsplash.

Questão 1 (Fuvest — 2013) 

Uma das primeiras estimativas do raio da Terra é atribuída a Eratóstenes, estudioso grego que viveu, aproximadamente, entre 275 a.C. e 195 a.C. Sabendo que em Assuã, cidade localizada no sul do Egito, ao meio-dia do solstício de verão, um bastão vertical não apresentava sombra, Eratóstenes decidiu investigar o que ocorreria, nas mesmas condições, em Alexandria, cidade no norte do Egito. O estudioso observou que, em Alexandria, ao meio-dia do solstício de verão, um bastão vertical 

apresentava sombra e determinou o ângulo Θ entre as direções do bastão e de incidência dos raios de sol. O valor do raio da Terra, obtido a partir de Θ e da distância entre Alexandria e Assuã foi de, aproximadamente, 7500 km.

O mês em que foram realizadas as observações e o valor aproximado de Θ são:

A) Junho; 7°.

B) Dezembro; 7°.

C) Junho; 23°.

D) Dezembro; 23°.

E) Junho; 0,3°.

Questão 2 (Fuvest — 2018) 

Dentre os candidatos que fizeram provas de matemática, português e inglês num concurso, 20 obtiveram nota mínima para aprovação nas três disciplinas. Além disso, sabe-se que:

  1. 14 não obtiveram nota mínima em matemática;
  2. 16 não obtiveram nota mínima em português;
  3. 12 não obtiveram nota mínima em inglês;
  4. 5 não obtiveram nota mínima em matemática e em português;
  5. 3 não obtiveram nota mínima em matemática e em inglês;
  6. 7 não obtiveram nota mínima em português e em inglês e
  7. 2 não obtiveram nota mínima em português, matemática e inglês.

A quantidade de candidatos que participaram do concurso foi:

A) 44

B) 46

C) 47

D) 48

E) 49

Questão 3 (Fuvest — 2018) 

Em uma urna, há bolas amarelas, brancas e vermelhas. Sabe-se que:

I. A probabilidade de retirar uma bola vermelha dessa urna é o dobro da probabilidade de retirar uma bola amarela.

II. Se forem retiradas 4 bolas amarelas dessa urna, a probabilidade de retirar uma bola vermelha passa a ser 1/2.

III. Se forem retiradas 12 bolas vermelhas dessa urna, a probabilidade de retirar uma bola branca passa a ser 1/2.

A quantidade de bolas brancas na urna é:

A) 8

B) 10

C) 12

D) 14

E) 16

Respostas:

Questão 1 – A

Questão 2 – E

Questão 3 – C

Agora que você sabe os assuntos que mais caem em matemática na Fuvest, que tal conhecer uma mentoria que te ajudará a criar um planejamento e estratégia rumo a sua aprovação? É importante saber os tópicos que mais caem no vestibular, porém, ainda mais relevante é montar um cronograma que atenda às suas dificuldades e se adequa a sua rotina. A plataforma da AM possui metodologia que se encaixa na rotina do aluno, possui estratégia comprovada aliada a especialistas que acompanham o progresso do aluno até a realização do seu sonho. 

mentoria oferece todo o suporte para melhorar seu desempenho nas provas e ter um estudo mais eficiente, trazendo até você os assuntos de matemática que mais caem na fuvest e demais vestibulares.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem