Muitos alunos têm dificuldade na hora de aprender um novo idioma, por isso, o Inglês pode ser uma matéria desafiante para os alunos. A cobrança principal dessa prova é ler e interpretar o texto em um outro idioma, e sendo assim, este artigo reúne as melhores dicas para a prova de Inglês Enem e estratégias para conquistar um bom desempenho. Confira!
Inglês no ENEM
A prova de inglês Enem contém cinco questões e faz parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias que acontece no primeiro dia de prova. Embora possam ser poucas questões de inglês, os conteúdos dessas perguntas são mais simples, e por isso vale a pena estudar para garantir o acerto dessas questões.
Os alunos que desejam conquistar uma boa pontuação em inglês no Enem, precisam se garantir nessa área, por ser uma área do conhecimento que inclui perguntas de nível médio de complexidade. Nas questões de língua estrangeira caem, principalmente, perguntas de interpretação de texto; boa parte das questões apresentam textos verbais e não-verbais, como: charges, histórias em quadrinhos, notícias, poemas, músicas e outros tipos de texto.
Como se preparar para a prova de Inglês do ENEM
A prova avalia sua capacidade de interpretação de textos juntamente aos conhecimentos do idioma inglês. É importante enfatizar que esta parte da prova não cobra efetivamente regras gramaticais e ortografia, mas, ainda assim, é importante estudar as regras gramaticais: conhecer verbos regulares e irregulares, pronomes, os tempos verbais e as expressões idiomáticas vai facilitar na hora de fazer a interpretação das questões propostas no exame, além de ampliar o seu vocabulário e estabelecer uma maior proximidade com a língua estrangeira.
Dicas de estudo de Inglês para o ENEM
Muitos alunos associam a disciplina de inglês no Enem a uma matéria impossível de aprender. Essa barreira pode ser prejudicial para a aprendizagem. Abaixo, reunimos os temas que mais caem na prova para te auxiliar a alcançar bons resultados.
Possuir conhecimento prévio ajuda no entendimento dessa matéria, tornando mais fácil interpretar a questão e chegar à resposta correta mais rapidamente.
Temas recorrentes de Inglês no ENEM
Para você gabaritar a prova de Inglês Enem, é preciso conhecer e estudar os temas que mais caem, assim como buscar resolver questões que caíram nos exames anteriores. Tal estratégia te ajuda a se acostumar com o modelo da prova.
Verbos Regulares e Irregulares
Assim que se inicia o estudo de um novo idioma, é importante aprender os verbos. No inglês, eles são divididos entre regulares e irregulares.
Verbos regulares são todos os verbos que não sofrem alterações no seu radical ao serem conjugados, seguem a regra gramatical de Simple Past, que adiciona o -ed no final da palavra. Ao conjugar a maioria dos verbos regulares no passado, colocamos apenas o sufixo -ed. Há, entretanto, algumas alterações que não seguem essa regra, que são os verbos irregulares. Veja o exemplo a seguir:
- Regular: go — went
- Irregular: work — worked
Frases Afirmativas, Negativas e Interrogativas
Para se sair bem na prova do ENEM, é importante compreender o que são frases afirmativas, negativas e interrogativas. Como o próprio nome “frases afirmativas” já indica, elas são usadas para afirmar, e seguem a sequência: sujeito + verbo + complemento.
No caso das formas negativas e interrogativas, o verbo auxiliar DO ou DOES é utilizado. As frases na negativa, que são usadas para negar algo, são formadas por: Sujeito + verbo auxiliar (DO/ DOES) + not + raiz do verbo + complemento.
Já na forma interrogativa, para fazer perguntas, a estrutura é: Verbo auxiliar + sujeito raiz do verbo + complemento. Confira os exemplos:
- I sleep.
- I don’t sleep.
- Do you sleep?
Tempos Verbais
Um dos temas que mais geram confusão nos alunos é sobre os tempos verbais em inglês. Os tempos verbais classificam em que momento uma determinada ação está acontecendo ou aconteceu. Ao todo são doze tempos verbais, e em cada período (presente, passado e futuro) existem quatro tipos de variações.
Por isso, vale a pena estudar a estrutura de todos os tempos verbais e buscar exemplos de frases para cada um deles. São eles: Simple present; Present continuous; Simple past; Past continuous; Simple future; Future continuous; Present perfect simple; Present perfect continuous; Past perfect; Past perfect continuous; Future perfect e Future perfect continuous.
Vocabulário Básico
Conhecer o maior número de palavras e expressões te ajuda a interpretar textos mais rapidamente. Por isso, quando aprender uma palavra nova, anote-a em um caderno junto ao seu significado. Para relembrar essas palavras, é importante revisá-las com alguma frequência, até que nossa mente automatize aquele conceito.
Para ampliar o seu repertório, é preciso fazer uma imersão nesse novo idioma, através do contato com diferentes formatos de textos, músicas e filmes.
Expressões Idiomáticas
As expressões idiomáticas são as gírias populares de um determinado lugar, então não seguem uma tradução literal. As expressões idiomáticas levam em consideração a cultura e os costumes do país e, assim como existem no Brasil, também existem em outros países.
Aprender essas frases vai te aproximar da cultura do idioma e facilitar a interpretação do texto, que é cobrada no ENEM. Confira!
- No way! – De jeito nenhum!
- It’s a piece of cake – É fácil.
- Cross my heart – Juro!
- Nevermind – Não importa.
Pronomes
Os pronomes acompanham os substantivos, fazendo com que a frase não fique repetitiva e substitua os nomes. Existem dois tipos de pronomes pessoais que são os mais usados:
Pronomes do sujeito (subject pronouns)
- I: Eu
- You: Você, tu
- He: Ele
- She: Ela
- It: Ele/ ela/ o/ a/ isto
- We: Nós
- You: Vocês, Vós
- They: Eles/ elas
Pronomes do objeto (object pronouns)
- Me: Me/ mim
- You: Lhe, o, a, te, ti, a você
- Him: Lhe, o, a ele
- Her: Lhe, a, a ela
- It: Lhe, o, a
- Us: Nós
- You: Vós, lhes, a vocês
- Them: Lhes, os, as
Assim como na língua portuguesa há vários tipos de pronomes: pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.
Artigos
Na língua inglesa existem três artigos: “a”, “an” e “the”, e são usados na frente de um substantivo. Os artigos em inglês são classificados em definidos e indefinidos.
Os artigos indefinidos “a” e “an” são usados quando nos referimos a algo em geral e podem ser traduzidos em “um” e “uma”. “A” é usado antes de palavras que começam com sons de consoantes e, AN é usada antes de sons de vogais. Veja:
- A class: Uma aula.
- A boy: Um menino.
- An hour: Uma hora.
- An elephant: Um elefante.
Já o artigo definido “the” é usado antes de substantivos específicos e significa “o”, “a”, “os” e “as”.
- The United States: Os Estados Unidos.
- The car is old: O carro é velho.
Adjetivos
Os adjetivos da língua inglesa aparecem antes do substantivo e, diferente da língua portuguesa, a mesma palavra é utilizada para sujeitos no masculino e feminino, e no singular e plural.
- Brave: Corajoso (a)
- Upset: Chateado (a)
- Jealous: Ciumento (a)
- Young: Jovem
- Pretty: Lindo (a)
- Shy: Tímido (a)
Conjugação de Verbos
Ao conjugar verbos Presente Simples (Simple Present), é nítido que não é tão difícil quanto se parece. Nesse caso, basta apenas adicionar o sufixo “-s” na palavra no infinitivo.
Os pronomes “I”, “you”, “we” e “they” possuem a mesma conjugação, bem como “he”, “she” e “it”, e os verbos que terminam com uma vogal e a letra -y. Porém, há variações que devem ser notadas.
Nos pronomes “he”, “she” e “it”, quando o verbo termina com -o, -s, -sh, -ch, -x ou -z, deve-se acrescentar o -es no final do verbo. Já os que terminam em uma sequência de consoantes e -y, basta trocar o final por -ies.
Concordância Verbal
Há regras para concordância verbal na língua inglesa, que nada mais é do que o verbo concordar com o seu sujeito. Se o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; o mesmo também vale para o contrário – sujeito no plural deve manter o verbo no plural.
No caso de Pronomes Indefinidos: “everybody”, “everyone”, “nobody”, “no one”, “someone” e “each one” pedem verbos no singular. Já para os pronomes indefinidos “both”, “few”, “many” ou “several” é necessário usar o verbo no plural.
Existem também outras regras de concordância para outros tipos de pronomes e, a princípio, a existência de tantas regras pode assustar, mas você pode aprendê-las aos poucos. Portanto, não esqueça de manter a constância de estudar Inglês e mergulhe nesse novo idioma.
Agora que você já conhece as dicas e estratégias de inglês Enem, que tal conhecer uma plataforma de mentoria que vai te ajudar na jornada rumo ao sonho de passar na prova? A Mentoria possui metodologia que se adapta ao aluno, independente de em qual fase ele esteja. A mentoria oferece todo o suporte necessário para melhorar seus resultados nos estudos, e possui estratégia comprovada aliada ao acompanhamento individual.