[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja como criar um mapa mental para medicina

O mapa mental para medicina é um processo que vem sendo cada vez mais utilizado por todos os lugares. Por isso, é necessário ficar por dentro sobre o que é um mapa mental e quais são as suas qualidades.

O mapa mental foi inventado por Tony Buzan e se tornou um técnica de aprendizado e memorização de temas muito bem conhecida por todo o mundo. Desta forma, o mapa mental se popularizou e adentrou em todas as áreas profissionais existentes e auxiliou de maneira incrível todos os processos.

Desta forma, essa estratégia de estudos se baseia na divisão de muitos processos de informações. Como assim? Vamos lá, um exemplo: Pense que você quer saber mais sobre medicina, mas existem muitas áreas para serem estudadas para se tornar um especialista em uma delas, certo? E com isso, você monta um mapa mental com tópicos que te ajudam a compreender melhor sobre o assunto.

Com base na dificuldade que existe sobre memorizar e estudar sobre os temas, nós decidimos montar esse artigo para auxiliar na criação de um mapa mental bem legal que irá te ajudar a ultrapassar esses obstáculos da mente. Leia tudo sobre como criar um mapa mental.

Mapa mental para medicina
Medicina mapa mental. | Foto: Freepik.

Memorizar informações é uma coisa que todos querem, pois isso auxilia em diversas tomadas de decisões, por isso é essencial saber como montar um mapa mental para ter uma otimização nesse processo de memorização das coisas.

Por isso, o mapa mental tornou-se um grande aliado de quem está buscando estudar e memorizar informações de algum tipo de assunto. Pois, esse processo pode ser complicado de fazer, mas com o mapa mental tudo fica mais simplificado e é uma excelente ajuda para quem tem dificuldades nesses quesitos.

Portanto, vamos aprender como criar seu mapa mental para medicina? Veja a seguir um passo a passo simples que te ajudará nesse processo tão complicado.

Passo a passo: como criar seu mapa mental para medicina

Montar um mapa mental parece ser uma tarefa difícil, mas com as dicas certas é possível fazer um excelente mapa e ganhar muita ajuda nos processos em que vai usá-lo. 

Desta forma, vamos começar com o básico do básico para montar um mapa mental: papel e canetas coloridas. Isso mesmo, apenas isso. Muitas pessoas gostam de utilizar a maneira digitalizada e pode ser feita assim também, mas estudos apontam que o uso de escrita à mão é muito mais eficiente para lembrar do que foi estudado.

Todos os materiais em mãos? Então você já está preparado para começar o processo de criação de um mapa mental para medicina com qualidade e que te ajude bastante. Vamos lá!

1.Tenha um assunto principal

Todo mapa mental deve se iniciar com um assunto principal bem grande destacado no papel. Assim, é importante que ele seja colocado no centro do papel para ganhar mais destaque. Porém, você deve ter muita certeza sobre qual assunto será o principal dentro do mapa mental.

Para isso, entender mais a fundo sobre qual será o objetivo desse mapa mental e como esse assunto será relacionado dentro desse formato é um processo que deve ser feito. Desta forma, tudo dentro do mapa mental se relaciona com o que foi colocado como assunto principal do seu projeto. Assim, exemplifica bem que tudo ali será usado para memorizar sobre esse tema sugerido.

2. Possua subtítulos do assunto principal

Após ter feito uma escolha do assunto principal, o próximo passo é elaborar subtítulos sobre esse tema e colocá-los ao redor do texto em destaque ao centro. Desta forma, você deve mostrar de forma clara quais são os subtemas que serão utilizados dentro do mapa mental.

Você deve escolher uma palavra para resumir seu subtítulo do tema principal, assim mostrará que foi feito um de maneira resumida esse assunto abordado. Após essa escolha, está na hora de colocar esses temas secundários ao lado do tema principal e com cores diferentes, pois o contraste das cores são boas para uma melhor memorização. E, é claro, use uma letra menor para esses subtítulos.

3. Faça tópicos sobre o subtítulos

E agora continuam, escreva tópicos sobre os subtítulos que foram feitos, para dar uma aprofundada maior sobre o assunto. Deixa bem explícito sobre como cada tópico está se relacionando com o assunto proposto no mapa mental. É necessário usar palavras-chaves sobre o tema abordado, pois isso facilita a compreensão do assunto.

Não existe limites de tópicos para esse momento, mas deve sempre manter uma coerência em cada um. Outra coisa importante lembrar é que as letras diminuem novamente, tendo uma hierarquia no mapa mental, mas as cores dos subtítulos seguem iguais para esses tópicos mais aprofundados.

4. Desenhe para destacar as palavras chaves

Com todos os tópicos prontos e bem relacionados, vem um passe que pode parecer besta de início, mas ajuda bastante no complemento para auxiliar na memorização das informações. Desenhar, isso mesmo, desenhar. Como foi dito, pode parecer infantil, mas é uma ótima maneira de relacionar os temas.

Esses desenhos ao lado dos subtítulos não precisam ser muito incríveis, certo? Nem todo mundo é artista. Porém, eles devem fazer sentido para você com o que o tema está abordando naquele mapa mental. Atente-se ao “sentido para voce”, mesmo que o desenho não seja muito próximo do abordado, ele deve ter total significado para quem o fez.

5. Sequência de números para determinar importância

Para finalizar esse mapa mental bem feito, devemos fazer o último passo, mas não menos importante: Sequenciar todos os itens de modo que mostre a sua importância para o mapa mental. Esse processo ajuda a existir uma ordem para o estudo das informações.

Desta forma, você deve indicar com a numeração imposta quais são os tópicos mais importantes e que devem ter prioridade no momento da memorização. Existir essa sequência em um mapa mental para medicina é uma ótima forma para estabelecer quais temas vão se desenvolver primeiro.

Quer uma plataforma online para estudar e se dar bem nas provas? Bem, a AMentoria é um site que possui diversos cursos para você se sair bem nessa.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem