[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Conheça as principais matérias que mais pesam em medicina no Enem

Matérias de medicina no Enem”, você sabe quais delas mais pesam para conseguir uma vaga na faculdade de medicina? Siga em frente com a leitura e saiba quais são as matérias que mais pesam na nota para o curso de Medicina no ENEM.

Você já deve ter ouvido que “Medicina é um curso difícil”. Se você pretende prestar vestibular para Medicina ou conhece alguém que vai tentar, já deve ter ouvido essa frase um monte de vezes. De fato, no Brasil, a carreira de Medicina é uma das mais competitivas, tanto antes como depois da graduação. 

Nos vestibulares tradicionais e nacionais, há um número bem alto de candidatos que disputam entre si por uma única vaga, a fim de realizarem seu sonho de entrar na faculdade de Medicina. Quem deseja ser aprovado no vestibular, até mesmo para outros cursos, o essencial é o mesmo: pontuações excelentes, que demandam um ótimo conhecimento nas principais áreas do saber.

Uma das maneiras de “testar” o conhecimento dos candidatos é por meio das temidas provas de vestibulares. Um dos mais conhecidos é o ENEM, (Exame Nacional do Ensino Médio). Você sabia que ele é o segundo maior exame estudantil do mundo, estando atrás apenas do GaoKao da China? 

O ENEM é uma porta de entrada importante para o curso de Medicina e pode ser utilizado de várias maneiras pelos candidatos para conseguir uma vaga na universidade. Por isso, você não pode deixar de conferir abaixo o conteúdo que o AMentoria trouxe para solucionar suas dúvidas. 

Matérias para Medicina no ENEM: como funciona o sistema de peso?

Como assim existem matérias que “valem mais” do que outras? Calma, não é tão confuso quanto parece. Esse sistema adotado pelo ENEM envolve um cálculo matemático básico: uma média ponderada.

Ou seja, cada matéria é multiplicada por um valor X, e todos os valores somados e o total da soma dividido pelo total de matérias. Espere, vamos te mostrar um exemplo. 

No ENEM, existem várias disciplinas, mas somente 5 grandes blocos avaliativos:

  1. Redação; 
  2. Língua Portuguesa e suas tecnologias: bloco composto por Português, inglês ou espanhol como língua estrangeira, artes e literatura;
  3. Matemática e suas tecnologias; 
  4. Ciências da Natureza e suas tecnologias: bloco composto por física, química e biologia;
  5. Ciências Humanas e suas tecnologias: bloco composto por história, geografia, filosofia e sociologia.

Cada universidade, em cada curso e campus, define um valor para multiplicar cada um desses 5 blocos. Esse valor é o peso. Desse modo, é muito importante se atentar para o peso que cada bloco possui na universidade e no curso que você deseja ingressar, para calcular corretamente sua nota final e saber o que priorizar mais na hora de estudar.

Matérias para Medicina no ENEM: quais têm mais peso?

Mesmo com o sistema de pesos, não significa que você sairá por aí chutando todas as questões da prova, ok? Jamais negligencie alguma matéria! Para quem quer passar em Medicina pelo ENEM, cada questão e cada pontinho é válido. Eles podem custar sua vaga!

Pelo ENEM, comumente as disciplinas que têm maior peso são:

  1. Redação;
  2. Biologia;
  3. Química;
  4. Física;
  5. Matemática.

Matérias para Medicina em universidades específicas

Agora que você já entendeu como funciona o sistema de pesos e que as matérias não são tudo a mesma coisa, podemos seguir em frente. Primeiro, você deve se lembrar que cada instituição de ensino superior determina quais são os pesos de cada área do conhecimento do ENEM.

Abaixo, trouxemos uma ideia para você de como funciona todo esse processo, nas três principais universidades de São Paulo: a USP e a UNICAMP (que estão entre as 5 melhores de todo o Brasil) e a Unifesp.

matérias que mais pesam em medicina enem quais sao
Medicina ENEM: Descubra quais são as matérias que mais pesam para Medicina no ENEM. | Foto: Freepik.

USP – Universidade de São Paulo

Considerada a melhor universidade brasileira, a USP oferece a graduação no curso de Medicina em três campi, localizados em três cidades do estado de São Paulo: Ribeirão Preto e Bauru, no interior, e em São Paulo capital.

Dito isso, como são três unidades diferentes, ainda que seja o mesmo curso (de Medicina), os pesos e as matérias variam de uma para outra. 

A USP oferece seu vestibular próprio, a FUVEST, e a entrada dos estudantes pelo ENEM-USP (antigo SISU-USP). Em se tratando especificamente do vestibular da FUVEST, ele é dividido em duas fases:

  • A primeira fase conta com 90 questões de múltipla escolha, de todas as matérias do Ensino Médio. Os candidatos respondem 12 questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura
  • A segunda fase é subdividida em 2 dias ( para outros cursos podem ser 3 dias, mas Medicina são apenas 2 ). Os candidatos respondem também a 12 questões, mas, específicas de acordo com a carreira e campus escolhidos.

Além disso:

  • Para o campus de São Paulo Capital, a prova é composta por perguntas de física, química e biologia.
  • Para o campus de Ribeirão Preto, são perguntas de física, geografia, química e biologia.
  • Por fim, no campus de Bauru, as perguntas são geografia, química e biologia.

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Como o próprio nome já sugere, a UNICAMP (campus único) está situada na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Assim como a USP, a Unicamp também aplica um vestibular próprio, por meio da Comissão de Vestibulares chamada COMVEST.

O sistema não difere tanto do da USP, sendo também um vestibular de 2 fases. A primeira fase são 90 questões de múltipla escolha. Na segunda fase, são três dias de prova, todas com respostas discursivas, nos quais:

  • No Primeiro Dia – composto por duas redações e seis perguntas de língua portuguesa e literatura.
  • No Segundo Dia – o candidato responde a 18 perguntas, sendo 6 para matemática, 6 para geografia e 6 para história.
  • No Terceiro Dia – também são 18 questões, sendo 6 para biologia, 6 para química e 6 para física.

Além do COMVEST, é possível ingressar na UNICAMP por meio do ENEM, utilizando a nota do exame como critério de composição da nota da primeira fase, valendo 80%.

Para o curso de Medicina, os pesos das disciplinas são:

  • Português e literatura: 3
  • Biologia: 3
  • Matemática: 2
  • Geografia: 2
  • Química: 2
  • História: 1
  • Física: 1

Ah, e lembrando que nota mínima que o estudante deve obter em cada uma das provas do ENEM é 450 e não pode zerar a redação!

UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo

Diferentemente da USP e da UNICAMP, a UNIFESP adota um sistema chamado de “vestibular misto”. Mas como ele funciona? Confira! 

Em uma espécie de “primeira fase”, o processo de seleção utiliza apenas a quantidade de acertos em cada área do conhecimento. Desse modo, não abrange o uso do TRI (Teoria de Resposta ao Item) do ENEM.

  • Na segunda fase, são 2 dias de testes:
  • No primeiro dia, existem 30 perguntas objetivas de inglês e português, e uma redação, com a prova valendo, no máximo, 50 pontos.
  • No segundo dia, a prova possui 5 questões dissertativas de matemática, física, biologia e química. 
  • A nota final, após todo esse processo avaliativo, é a média das três notas dos três dias de prova.

Dicas extras

Como você viu acima, cada nota muda bastante de uma universidade para outra e de um curso para outro. Por isso, estudar muito e se esforçar é imprescindível.

  • Se você quer passar em Medicina, não deixe de estudar as outras matérias, elas fazem uma diferença considerável na composição da sua nota final, mesmo que tenham um peso baixo!
  • Consulte os editais para se manter atualizado e informado sobre a prova que você vai fazer. Imagine chegar na sala de prova e nem saber quanto tempo a prova tem e quantas questões são para responder? Um pesadelo e desespero total!
  • Tenha foco e disciplina. 
  • Não saia “atirando para todos os lados”. Escolha um ou apenas poucos vestibulares para prestar, senão, suas chances de distração e perda de organização são muito maiores.
  • Peça ajuda quando precisar! Estudar não precisa ser um “bicho de 7 cabeças”. Ainda mais se você tem o time do AMentoria aqui, prontinho para te salvar e te ajudar! 

Conheça nossa plataforma inovadora e fique à frente dos seus concorrentes em termos de preparação para as Matérias de Medicina no Enem!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem