Vai cursar Medicina? Tenha você se decidido ou não pela carreira na área da Saúde, é um fato que escolher a instituição de ensino onde você irá estudar também é um dos maiores obstáculos da sua vida acadêmica. E está tudo bem! São tantas opções impressionantes que existem no Brasil, que nem sequer damos conta de mencionar todas as melhores faculdades de Medicina do Brasil.Com essa seleção especial preparada pelo time do AMentoria, siga em frente com a leitura para conhecer algumas das melhores faculdades do curso de Medicina de todo o País! Pode ser que você estude em alguma delas no futuro! Venha ver!
1. Universidade de São Paulo (USP)
A história da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é para lá de antiga. Tudo teve início em 1895, com a primeira Associação de Médicos do estado paulista, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Após algum tempo, nasceu, em 1912, a FMUSP.
O histórico de prestígio da Universidade não para por aí:
- Em 1944 inaugurou o famoso Hospital das Clínicas, super conhecido no estado de São Paulo é referência no atendimento e tratamento na área da Saúde;
- Em 1951 já foi colocada no rol das 15 maiores e melhores faculdades de Medicina do planeta;
- Em 1968 a FMUSP realizou, com sucesso, o primeiro transplante de rim da América Latina.
Desde então, as conquistas são frequentes para a instituição: são vários os prêmios recebidos e quase sempre a FMUSP aparece no topo do ranking das melhores universidades do mundo -não é surpresa que seja a melhor da América Latina-.
Atualmente, a Universidade de São Paulo oferta o curso de Medicina em três campi, localizados nas cidades de São Paulo capital, Ribeirão Preto e Bauru (unidade mais recente onde o curso foi inaugurado).
O curso possui carga horária total de 8925 horas, divididas em um período integral de seis anos.
2. Universidade de Campinas (UNICAMP)
O curso de Medicina da Universidade de Campinas é o mais antigo da instituição, tendo sido criado em 1963. Oficializado, de fato, em 1969, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp coleciona conquistas brilhantes: duas vezes foi convidada a indicar nomes para nada mais nada menos do que o Prêmio Nobel de Medicina. Impressionante, não?
As aulas do grandioso curso de Medicina da instituição ocorrem somente na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo. Os ingressantes são admitidos majoritariamente por meio do vestibular próprio da Unicamp, e são oferecidas 110 vagas para esta prova, do total das 120 ofertadas.
O objetivo geral do curso é formar um profissional ético, humano e que respeite a cidadania. Com certeza, a Unicamp não deixará a desejar.
3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
A Universidade Federal de Minas Gerais foi fundada em 1927. Entretanto, o curso de Medicina foi instituído em 1911, mais de 10 anos antes da fundação da própria UFMG. Sediada em Belo Horizonte, no coração de Minas Gerais, a UFMG é a quarta melhor instituição de ensino superior do Brasil, estando também no ranking das 100 melhores do mundo.
A UFMG oferta 320 vagas para o curso de Medicina, sendo bem inclusiva por esse lado. O ingresso no curso é por meio do SISU e ENEM, e ele dura seis anos em período integral.
4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
A história da Unifesp está relacionada, de maneira geral, à história da Medicina no estado de São Paulo e no Brasil. A Escola Paulista de Medicina (EPM) foi a 11 a ser estabelecida no País, sendo, a princípio, uma escola profissionalizante, que já contava com o curso de Medicina em 1933.
Sua qualidade e incrível trajetória fez com que a EPM se transformasse em uma Universidade Federal, da Unifesp, no ano de 1994. De acordo com os dados da própria instituição, a Unifesp é a Federal mais produtiva do Brasil, quanto às pesquisas, docentes e publicações em periódicos internacionais.
A formação oferecida pela Unifesp é de qualidade absurda. O curso oferta 120 vagas que são preenchidas pelos candidatos aprovados no vestibular misto da universidade. São, igualmente, às outras universidades, de alta carga horária, de período integral e de duração de seis anos.
5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nasceu em 1898, como Curso de Partos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A FM-UFRGS foi a terceira escola médica criada no Brasil, e sempre apresentou altos níveis de contribuições para a sociedade e seus alunos.
Considerada a segunda melhor universidade brasileira segundo o MEC. O ingresso no curso de Medicina de alto nível da UFRGS se dá por meio do vestibular da instituição (que preenche 70% das vagas) e pelo ENEM/SISU (que preenche os 30% restantes). São, ao todo, 196 vagas para os candidatos preencherem.
6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi fundada no ano de 1808, pelo então príncipe regente D. João. Seu nome antigo era Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia, a qual ficava localizada no Hospital Militar do Morro do Castelo.
A emissão de diplomas começou em 1826 e não parou mais. Em 1973, a URFJ foi transferida para o Campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, onde se encontra atualmente.
Mais ainda, a instituição conta com diversos institutos e centros de pesquisa para seus universitários. A URFJ oferece 100 vagas para os candidatos ao curso de Medicina, que tem duração de seis anos em período integral.
E parece que chegamos ao fim da nossa lista das melhores faculdades de Medicina do Brasil. O AMentoria espera que tenha sido uma leitura proveitosa. Não deixe de nos acompanhar para mais conteúdos informativos e super interessantes!