[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Confira a nota de corte de medicina no prouni, as melhores vagas e como se inscrever

Medicina é o curso mais concorrido no SISU tendo, portanto, a maior nota de corte. Dentro da seleção que é a porta de entrada para faculdades públicas, muita gente que tirou notas extremamente boas no Enem fica de fora por causa da quantidade de vagas disponibilizadas pelas universidades. Felizmente existem outras formas de fazer uma faculdade gratuita usando a nota do Enem: o Prouni medicina.

O Prouni é um programa governamental que oferece bolsas integrais ou parciais para estudantes formados no ensino médio que fizeram o Enem. Ele, assim como SISU, também funciona como uma espécie de leilão de notas e abre duas vezes ao ano. Apesar do Prouni medicina não disponibilizar vagas para faculdades públicas, a nota de corte dele também é bem alta.

Existem várias maneiras de entrar na faculdade com a nota do Enem sem ser pelo SISU, entenda mais sobre Prouni medicina nota de corte. | Foto: Freepik

Como funciona o Prouni para Medicina?

O modo de funcionamento do Prouni para medicina é exatamente o mesmo para qualquer outro curso. Os critérios de inscrição determinam que todos os concorrentes tenham tirado uma nota maior que 450 no Enem (que é a nota Prouni medicina usada) e não tenha zerado a redação. Como medicina é um curso bem concorrido, é preciso caprichar na nota do Enem para ser selecionado para o Prouni medicina.

Uma recente mudança nos critérios permite que estudantes que tenham feito ensino médio em escolas particulares possam se inscrever. Antes somente os que fizeram ensino médio em escolas públicas ou tivessem bolsa integral em alguma particular estavam aptos a participar.

Para concorrer a bolsa integral na faculdade, é preciso que a renda familiar mensal seja de no máximo 1 salário mínimo, para bolsa de 50% a renda pode chegar até 3 salários mínimos.

Nota de corte

A nota de corte para entrar em medicina pelo Prouni é algo que vem aumentando consideravelmente a cada ano. A recente mudança nos critérios de inscrição – que aceita que pessoas que fizeram ensino médio em escolas particulares possam participar da seleção – é um fato que contribui bastante para essa elevação. Nesse cenário, é preciso tomar consciência de que essa é uma nota que tende a subir todos os anos.

A nota de corte exata vai depender da instituição. Em faculdades mais concorridas localizadas em grandes centros urbanos a nota de corte pode ir além de 800 pontos. A média, entretanto, fica na casa dos 700-750 pontos. Na categoria de bolsas de 50%, os números prosseguem nesta faixa, abaixando poucos pontos em relação às bolsas integrais.

Melhores faculdades que aceitam Prouni para Medicina

Existem várias faculdades que têm uma excelente nota no MEC e tanta qualidade quanto as federais brasileiras que oferecem vagas para o Prouni em medicina. Nesse sentido, a oportunidade de fazer o curso de medicina de forma totalmente ou parcialmente gratuita é incrível e essas faculdades com certeza terão um certo peso no diploma.

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

A UNICID é, segundo os dados anuais do MEC, uma das melhores universidades de São Paulo (com um destaque para o curso de medicina). Esta é uma instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que também é um dos maiores do país nesse segmento.

Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (FASEH)

A FASEH é uma instituição de ensino superior que está localizada em Confins, uma cidade do interior de Minas Gerais. Essa é uma faculdade muito voltada para países estrangeiros, possuindo vários vínculos com instituições de outros países.

Universidade Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi está localizada em São Paulo capital. O seu principal diferencial está no pioneirismo em vários cursos no Brasil. O interessante dessa universidade é que entre suas principais propostas está o diálogo entre a academia e o empreendedorismo.

Universidade Católica de Brasília (UCB)

A UCB é considerada a faculdade com melhor infraestrutura de todo o centro-oeste. Tendo mais de 40 cursos de graduação e mais vários outros programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, essa é uma universidade muito influente e com bastante credibilidade no Brasil.

Como se inscrever

O primeiro passo para se inscrever é estar atento às datas de inscrição do Prouni. Como já foi mencionado neste texto, esse programa abre duas vezes ao ano, uma vez no começo, após sair a nota do Enem (geralmente em janeiro, fevereiro) e outra vez no meio do ano, lá para junho ou julho, com as vagas remanescentes, ou seja, esse segundo disponibiliza uma quantidade menor de vagas.

Entrando diretamente no site do Prouni nos dias corretos de inscrição, o candidato deverá entrar com o mesmo login e senha do Enem. Feito isso, o site pedirá para informar um telefone para contato e um e-mail. Após validação do telefone e do e-mail, é preciso preencher o restante dos dados cadastrais solicitados.

Realizando todo o cadastro, o restante do processo é bem semelhante ao SISU. São escolhidas duas vagas, a primeira e a segunda opção. Nessas opções, é preciso escolher o curso, a faculdade, o local de oferta, o turno, o tipo de bolsa e a modalidade de concorrência. Após a finalização dessa etapa, é só esperar pelos resultados.

Financiamento estudantil

Quem não conseguir entrar em uma faculdade de medicina nem pelo SISU nem pelo Prouni ainda tem a opção de fazer um financiamento estudantil, pois o governo tem um programa pró-educação que se chama “Fies”. Com ele, é possível financiar toda a faculdade e começar a pagar apenas depois da graduação com um juros bem menor do que do mercado.

Ainda se o Fies não der certo, existem várias instituições bancárias que fazem financiamento para cursos superiores. O Fies também usa o Enem para determinar os classificados, além disso, diversos bancos que oferecem financiamento estudantil usam a nota do Enem como critério e, dependendo da nota, dão descontos ou baixam os juros.

O Prouni Medicina e o Fies são programas que possibilitam a entrada em uma faculdade de medicina a quem não conseguiu vaga no SISU. Mesmo sendo, por vezes, a “segunda opção”, as notas de corte desses programas são muito altas. Por isso, seja qual for o seu plano, não deixe de contar com os cursinhos preparatórios do A Mentoria Enem, que conta com simulados, resoluções, aulas e conteúdo de estratégia, além de mentores individuais para cada aluno. Acesse o site clicando aqui.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem