[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Médico ginecologista: o que faz, rotina e quanto ganha

Se você está para terminar a faculdade de medicina e ainda não sabe se vai fazer residência, ou qual especialidade seguir, neste texto vamos te apresentar uma das residências que atua com centenas de mulheres todos os anos: ginecologia e obstetrícia. E aqui vamos mostrar a você o que o ginecologista faz.

No texto vamos te apresentar diferentes aspectos deste curso de residência e algumas dicas para quem deseja cursar e saber mais sobre o que um ginecologista faz e quais as possibilidades para atuar como médico ginecologista nessa área. 

O que faz um ginecologista.
Saiba mais sobre o que um ginecologista faz. | Foto: Freepik.

O que é um ginecologista?

Quando você se torna médico ginecologista, você fica responsável por duas especialidades específicas: Ginecologia e Obstetrícia. Com isso, você já tem uma ideia do que o ginecologista faz, mas é importante esclarecer algumas definições entre essas duas especialidades. 

  • A ginecologia é a área responsável por cuidar de todo o sistema reprodutivo da mulher. Uma área que exige bastante cuidado, por tratar de órgãos específicos como por exemplo: útero, ovários e vagina. Mas, podendo ir muito além disso, a ginecologia também cuida dos exames de mama e ajuda em uma série de pesquisas e tratamentos de doenças relacionadas ao corpo feminino;
  • Já a obstetrícia, por outro lado, é responsável por cuidar da reprodução. Por exemplo, esse médico fica sendo responsável por cuidar da mulher em sua gestação, no momento que ela estiver fazendo o seu pré-natal, encaminha os cuidados para o parto, também a acompanha no puerpério, ou seja, o pós parto e na parte em que ela estiver na parte da amamentação do bebê. 

Como é a rotina de um ginecologista?

Os profissionais que cuidam da parte ginecológica ficam responsáveis em cuidar da saúde íntima da mulher, desde sua infância até chegar à fase adulta, e nela existe uma série de cuidados e tratamentos. Mas, o médico ginecologista também pode diagnosticar e ajudar no tratamento de doenças que afetem, por exemplo, o sistema endócrino, sistema digestivo e até mesmo os ossos.

Ao saber o que faz um ginecologista, é importante entender que o residente que deseja ir para essa área vai precisar cumprir os 6 anos de medicina e, em seguida, os 3 anos de especialização em obstetrícia e ginecologia.

Já os profissionais da obstetrícia também seguem os mesmos anos dos ginecologistas, porém em uma área diferente, graças ao fato de não cuidar da mulher durante toda a vida, como o ginecologista, mas somente durante o período gestacional e o puerpério. 

Quais são os principais exames realizados por um ginecologista?

Durante a formação, você vai optar por uma das áreas, seja ela: ginecologia ou obstetrícia. Mas, é claro, você vai poder experimentar as duas áreas, para saber com certeza qual você realmente gosta mais e vai exercer profissionalmente. Os ginecologistas obstétricos também lidam com cirurgias e momentos mais complicados, como a retirada do útero ou das mamas, por exemplo.

Durante o processo de atendimento ginecológico, poderão ser feitos alguns exames no próprio consultório do médico, como por exemplo, o toque vaginal e o mamário, como também o Papanicolau. Para complementar, ele poderá solicitar outros exames para serem feitos pela paciente fora do seu consultório, como por exemplo: mamografia, ultrassonografia transvaginal e mamária.

Quais são as principais doenças tratadas por um ginecologista?

É fato que existem determinadas doenças que acometem as mulheres em seu sistema reprodutor, desde as mais simples, àquelas que exigem tratamentos mais agressivos, como o câncer de mama ou de útero.

Vale frisar que as IST’s, as doenças sexualmente transmissíveis, também devem ser cuidadas por um médico ginecologista, pelo motivo de que ele saberá quais medicações são ideais para cada tipo, assim como a menopausa, que é o último ciclo menstrual da mulher, que pode ocorrer a partir dos 45 anos. Dentre a lista de enfermidades, estão:

  • Síndrome de ovários policísticos (SOP);
  • Endometriose;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de colo do útero;
  • Mioma uterino;
  • Incontinência urinária;
  • Cistos no ovário;
  • Candidíase;
  • Sífilis;
  • Gonorreia;
  • Herpes;
  • Prolapso genital.

Quais são os principais cuidados que devem ser tomados com a saúde feminina?

Dentre a série de recomendações feitas por um médico ginecologista, a primeira  e mais importante delas, é manter a higiene vaginal corretamente, ou seja, ao tomar banho, deve-se lavar a região íntima, começando pelas virilhas, com água e sabão nos dois lados. Depois, enxágue a região externa, da mesma maneira. Passe os dedos no clitóris e dentro dos lábios externos, retirando toda e qualquer secreção viscosa que possa restar nesse local. Vale lembrar que esse processo deve ser feito diariamente, mesmo quando estiver menstruada. 

Já a região interna não deve ser lavada, para manter o equilíbrio do PH. Trata-se de um ácido que funciona como proteção contra infecções e possíveis desequilíbrios vaginais. Por isso, essa região não deve ser lavada. 

Sabonetes líquidos são a melhor opção para higienizar a região da vulva, pois evita o contato com bactérias presentes no corpo, como com os sabonetes em barra. E quando falamos em saúde íntima, a alimentação entra como complemento fundamental para manter o equilíbrio vaginal. O consumo de frutas e verduras são ótimos, por terem vitaminas que o organismo precisa, mantendo as mucosas produzidas e a pele de forma saudável.

A avaliação da saúde genital é essencial para se conhecer melhor o organismo feminino. E isso é importante, pois pode afetar diretamente a parte física e mental da mulher, quando há problemas silenciosos ou não, voltados para essa região.  

No texto mostramos a você o que o ginecologista faz, e os principais cuidados que ele tem que ter com suas pacientes, qual a rotina que ele possui e quais doenças ele poderá tratar.

Agora que você sabe o que o ginecologista faz, ficou muito mais fácil se preparar para o vestibular. Desse modo, fica aqui o convite para que você conheça a AMentoria, um preparatório de medicina, comandado de modo inovador e por profissionais que já estiveram no lugar de vestibulando.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem