[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Física Enem: o que mais cai no enem e melhor forma de se preparar

A Física é uma das três matérias integrantes da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a que costuma ter maior peso nos cursos de Medicina ofertados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Assim, é muito importante saber o que mais cai em física no Enem

O que mais cai em física no Enem
Saiba tudo sobre a prova de física do Enem. | Foto: Freepik.

Prova do Enem: como funciona

A prova do Enem atualmente é dividida em dois domingos seguidos. No primeiro, são feitas 45 questões de Linguagens, a redação e mais 45 questões de Ciências Humanas. O segundo dia fica para as 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza. 

Principais matérias de física que caem no Enem

Entre as matérias da Física Enem mais importantes a serem visitadas durante o estudo estão a acústica, resistores, energia, trabalho e potência, calorimetria, impulso, quantidade de movimento e análise dimensional, entre outras. Confira abaixo mais detalhes sobre estes temas:

Acústica

A acústica é a matéria mais cobrada na prova de Física do Enem, ocupando cerca de 10,5% do total. Essa é a área que estuda o som e todos os fenômenos que o envolvem. Para isso, é preciso ter conhecimento pleno das ondas, uma vez que o som é feito delas. 

Além dos estudos sobre onda, é na acústica que se aprende as principais características do som, assim como a maneira como ele se propaga, como funciona sua reflexão e como é feita a sua classificação.

Resistores

Em segundo lugar estão os resistores, com cerca de 10% da prova, uma matéria de física que está inserida dentro da física elétrica. Os resistores são responsáveis por limitar a passagem da corrente elétrica, podendo eles serem constantes ou não. 

Na prova de Física Enem, são cobrados conhecimentos a respeito da primeira e da segunda Lei de Ohm, da resistividade, dos tipos de resistores, das cores dos resistores, mas principalmente das fórmulas que se relacionam com associação de resistores em série, em paralelo e de forma mista. 

Energia, trabalho e potência

Energia, trabalho e potência ocupam o terceiro lugar do que mais cai na prova de física do Enem, tendo um total de cerca de 8,8% de toda a prova. 

A energia é o que garante que um corpo possa fazer um movimento, emitir luz ou gerar calor. O trabalho é responsável por medir a energia gasta ou trocada e a potência mede a velocidade com que esses gastos ou essas trocas ocorrem. Assim, esses três itens trabalham em conformidade e o entendimento deles se complementa. 

Calorimetria

Existem vários tipos de energia, uma delas é a energia térmica, que ocorre quando há contato entre dois ou mais corpos que gera uma certa troca em forma de calor. Esse processo é todo estudado pela calorimetria, que ocupa o quarto lugar das matérias que mais caem na prova de física do Enem, com 5,3% do total da prova. 

Além das fórmulas que envolvem quantidade de calor, massa, calor específico e outros conceitos, a calorimetria também estuda a mudança de fase das matérias. 

Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional

Em quinto lugar, com abrangência de cerca de 5% de toda a prova de física do Enem, está a matéria de impulso, quantidade de movimento e análise dimensional. 

A quantidade de movimento é uma grandeza física vetorial que define o produto entre a massa de um corpo e a sua velocidade. O impulso, por sua vez, é a variação da quantidade de movimento, uma vez que quando se coloca força em um corpo para que ele se movimente, existe uma diferença de velocidade entre o momento inicial e final. 

Outros

Outras matérias de física ocupam um espaço menor da prova de física do Enem, mas ainda assim precisam de uma certa atenção para não acabar errando questões básicas por bobeira. Fica assim a porcentagem das outras matérias:

  • Forças magnéticas, indução e fluxo, com cerca de 5,0%;
  • Geradores, receptores, capacitores e leis de Kirchhoff, com cerca de 5%;
  • Refração e lentes, com 3,5%;
  • Instrumentos ópticos e óptica da visão, com 3,5%;
  • Interferência, com 3,5%;
  • Análise gráfica de espaço, velocidade e aceleração, com 3,5%;
  • Movimento circular, com 3,5%;
  • Atrito e movimento circular, com 3,5%;
  • Termometria, com 3,5%;
  • Indução à óptica geométrica, com 3,5%;
  • Ondulatória, com 1,8%;
  • Movimento uniforme, com 1,8%;
  • Movimentos retilíneos, com 1,8%;
  • Cinemática vetorial, com 1,8%;
  • Dinâmica, com 1,8%;
  • Introdução à Eletrodinâmica, com 1,8%;
  • Magnetismo e suas interações, com 1,8%;
  • Corrente elétrica gerada por campo magnético, com 1,8%;
  • Gravitação universal, com 1,8%;
  • Hidrostática, com 1,8%;
  • Mudanças de estado, com 1,8%;
  • Propagação de calor, com 1,8% e 
  • Equilíbrio, com 1,8%.

5 dicas para o estudo de física para o Enem

Veja abaixo cinco dicas que preparamos para você turbinar seus estudos e ir bem na parte de Física Enem:

Organize as matérias

A primeira dica para estudar é: organizar as matérias. Existem alguns conteúdos em física que são mais fáceis que outros. Além disso, é bem comum que, para entender uma certa matéria, sejam necessários os conhecimentos de uma matéria anterior. 

Todos esses aspectos devem ser levados em consideração na hora de montar um plano de estudos, principalmente para uma matéria tão complexa quanto física. O importante é que essa organização seja pautada em datas e em nível de importância. 

Estudo ativo

A física é uma matéria extremamente prática. Mesmo que haja teorias, só é possível concretizar realmente os resultados esperados através de contas, de experiências ou de uma mistura dos dois. Dessa forma, não é muito inteligente fazer um estudo passivo, em que há apenas a leitura dos conteúdos, esse estudo deve ser ativo. 

O estudo ativo ocorre quando exercícios são resolvidos, além da elaboração de resumos e mapas mentais que ajudam na compreensão geral da matéria. 

Revise os conteúdos

Os conteúdos de física são indiscutivelmente complexos. Essa dificuldade, além do fato de existirem uma verdadeira infinidade de fórmulas para serem decoradas, aumenta a necessidade destes serem conteúdos bastante revisados. 

Dessa maneira, a parte das revisões de matéria deve ser pensada e separada ainda no momento de elaboração de um bom cronograma de estudos. 

Refaça as últimas provas do Enem

O Enem tem um estilo de questão que é muito particular dele. Assim, as questões costumam ir na mesma direção de resolução, mudando apenas o contexto e ou alguns dados. 

Dessa forma, para se acostumar com o estilo de questões do Enem, é muito importante refazer as provas dos últimos anos e prestar atenção nos erros para conseguir corrigi-los e aprender com eles. 

Faça um diagnóstico de erros

O diagnóstico de erros é uma estratégia que visa olhar para a elaboração de exercícios pensando em qual conhecimento falta para a compreensão total da maneira. 

Essa é a forma mais efetiva de encontrar maneiras de fazer um estudo direcionado (que soluciona a carência de alguns conteúdos) e de acertar nos próximos exercícios relacionados. 

Agora que você já sabe o que mais cai em física no Enem, está na hora de estudar, não é mesmo? Para passar em medicina, nada melhor do que fazer o cursinho preparatório do AMentoria

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem