[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Geografia Enem: o que mais cai e como se preparar para a prova

Sempre que chega o ano de realização do vestibular existe uma preocupação gigantesca dos estudantes e candidatos que realizarão o ENEM de conseguirem estudar tudo que possa cair na prova. Apesar disso, é humanamente impossível conseguir compilar todos os conteúdos até então apresentados por todas as disciplinas e conseguir aprender e estudar em alguns meses apenas. Por isso, entender o que mais cai em Geografia no Enem é uma ótima forma de se preparar para a prova.

Há uma preocupação gigantesca em todas as áreas justamente com a matérias que possuem maior peso na média final, tanto é que os estudantes que prestam o Enem com intuito de ingressar em faculdades de medicina normalmente são aqueles que dão ainda mais prioridade para as ciências da natureza, que costumam ter grande peso na nota final.

Apesar disso, com o passar dos anos é possível aferir que essa área do conhecimento é a que possui a menor média geral dentre as outras: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Redação. Isso se deve pela grande variedade de questões e também por ser a área que costuma possuir as questões de maior complexidade da prova.

Em uma nota com pesos ponderados, mesmo que de menor peso, as outras áreas do conhecimento além das Ciências da Natureza (física, química e biologia), também geram grande impacto na nota final e por isso não devem nunca ser negligenciadas, bem como Geografia Enem.

O que mais cai em Geografia no Enem
Veja o que mais cai em Geografia no Enem. | Foto: Freepik.

Prova do Enem: como funciona

A prova do Enem funciona da seguinte forma: Divide-se a avaliação em 4 áreas do conhecimento – Linguagens (língua portuguesa, língua estrangeira e redação), Ciências da Natureza (física, química e biologia), Humanidades (História, Geografia, Filosofia, Sociologia), e por último a Matemática.

Ao total, são realizadas 180 questões e uma redação em 2 dias de prova. No primeiro dia, o dia de Humanas, será realizada uma prova com conteúdo apenas de linguagens e humanidades e redação. Desse modo, totalizando 90 questões mais a redação, são 45 de cada uma das áreas de conhecimento.

Por ser da área que possui mais disciplinas inseridas, as questões de Geografia Enem não costumam aparecer em grande número, mas acabam sendo as que mais aparecem dentre as demais disciplinas inseridas nesta área do conhecimento. Desse modo, confira um pouco mais sobre o conteúdo de geografia que mais cai no Enem e como você pode se preparar.

Principais matérias de Geografia que caem no Enem

A prova do Enem nos últimos anos tem se mostrado uma prova que segue bastante algumas tendências e, principalmente, consegue trazer para sua avaliação diversas discussões e temáticas que estão sendo amplamente debatidas no mundo afora. Desse modo, a prova de humanidades é a principal área onde essa ideia de “atualidades” vai ser beneficial, além de claro, na redação.

Além disso, é sempre muito importante o conhecimento geral nas demais disciplinas presentes nessa área, pois é muito comum de se encontrar questões multidisciplinares que se enquadram mais para uma determinada área, mas que o conhecimento em uma coisa específica de outra disciplina pode acabar te ajudando. Dessa maneira, veja o que mais cai em Geografia no Enem.

Meio Ambiente

Devido às diversas discussões relacionadas ao clima e ao meio ambiente, que cada vez mais se intensificam em prol do desenvolvimento de um debate por melhorias, e também para entender como agir diante dessas questões, o tema meio ambiente é bastante recorrente na prova. Caso você tenha costume de ler jornais e revistas e se informar bastante acerca das discussões recentes envolvendo essa temática, tendo uma boa base escolar, você conseguirá um bom desempenho.

Agropecuária

Essa parte do conteúdo de geografia se mistura também com história, principalmente quando analisamos o período colonial e as diversas características do sistema econômico e escravista da época. Desse modo, ao relacionar diversos aspectos com a atualidade, a agropecuária é um tema bastante tratado no Enem, e pode ser linkado com diversas outras disciplinas, até mesmo a sociologia e a filosofia.

A história do Brasil passa muito pela agropecuária, então, desse modo, é impossível que essa temática não seja abordada, mesmo que de forma superficial, na prova do Enem.

Geopolítica

Essa é talvez a parte mais animadora da disciplina de geografia e costuma ser também a matéria preferida dos alunos, já que ajuda diretamente na compreensão de diversas questões mundanas e que tem impacto gigantesco na sociedade atual. Desse modo, questões sobre a formação dos estados, guerra fria, globalização e diversos outros fenômenos históricos e geográficos aparecem na avaliação.

Urbanização e Industrialização

Esse conteúdo é, talvez, o que tenha a abordagem mais ampla, afinal, os processos de industrialização e de urbanização têm relação direta um com o outro, estabelecendo uma ideia de causa e consequência. Apesar disso, a amplitude desse conteúdo permite que sejam cobradas questões relacionadas às primeiras revoluções industriais e também acerca de dilemas populacionais e pirâmides etárias, fazendo até mesmo um contraponto com dois períodos distintos da sociedade.

Relevos, biomas e geologia

Normalmente, essa é a parte mais complexa da geografia e também mais “conteudista”, ou seja, quando aparecem questões desses assuntos, ou o candidato sabe a resposta, ou não sabe, normalmente não tem meio termo. Desse modo, é comum encontrar questões sobre a formação dos relevos, biomas e climas e como isso afeta a questão ambiental. Além disso, essas são matérias bastante trabalhadas na disciplina de biologia, incluindo questões relacionadas aos diversos ciclos naturais (ciclo da água, ciclo do carbono etc) que propiciam o funcionamento do planeta também tem bastante recorrência na prova.

3 dicas para o estudo de Geografia para o Enem

Sabemos que conseguir passar no ENEM não é uma tarefa simples, não é mesmo? Existe uma grande concorrência buscando o mesmo objetivo, mas existem algumas dicas que podem ser interessantes que qualquer estudante faça, pois irão ajudá-lo muito no processo de aprender e estar preparado para a prova. Veja 3 dicas a seguir:

Refaça as provas anteriores

Essa estratégia além de ser uma ótima forma de adquirir conhecimento, é uma grande forma de também conseguir relacionar diretamente o conteúdo aprendido com a forma na qual ele é cobrado. Isso é muito importante, visto que são diversos os casos de candidatos que sabem os conteúdos abordados, mas não sabem resolver determinada questão pela forma na qual o assunto é abordado.

Sendo assim, refazer as provas de anos anteriores pode dar um caminho bem definido de como serão as questões, mas, além disso, esse processo pode ser utilizado para que o estudante se adeque em relação ao tempo de prova do ENEM. Isso pode parecer algo simples, mas muitos estudantes têm problemas com o horário que podem prejudicar as chances de se conseguir um bom desempenho no exame.

Mantenha-se informado

A prova de humanidades é no mesmo dia da redação, portanto, é um trabalho em prol de diversas áreas da avaliação. Se manter informado consegue te colocar à frente de diversos candidatos, não só pela questão de saber algo, mas também pela velocidade que o candidato terá ao se deparar com algo que ele tem certa familiaridade. No Enem, o tempo é essencial, portanto qualquer estratégia que visa otimizá-lo é bem-vinda.

Desse modo, é muito complicado que um estudante se sobressaia sobre outros concorrentes sem que possua um nível de informação alto, certo? Isso está relacionado a diversos aspectos e pode valer não apenas para a matéria de geografia, mas para outras matérias também e, além disso, a redação. 

Faça resumos

Por fim, mas não menos importante, é essencial que o estudante opte por realizar resumos sobre o que está aprendendo. Essa é uma das técnicas mais utilizadas ao longo dos anos por diversos alunos e por um motivo claro: funciona. Além de ser uma forma de procurar conteúdos específicos que talvez tenham deixado alguma dúvida, os resumos servem para se obter um aprendizado maior.

Desse modo, muitos alunos acreditam que apenas ler ou ouvir pode ser um método de aprendizado muito eficiente, e em alguns casos, pode funcionar, mas isso não é uma regra. O que pode ser muito influente no aprendizado é transcrever o que foi estudado e compreendido pela pessoa, porque esse é um método que traz mais benefícios à compreensão de determinada matéria, como por exemplo os tópicos de geografia que podem cair no ENEM.

Agora que você já sabe o que mais cai em Geografia no Enem, ficou bem mais fácil conseguir se preparar para o vestibular em busca da tão sonhada vaga em medicina. Sendo assim, fica aqui o convite para que você conheça a AMentoria, um preparatório de medicina, comandado de modo inovador e por profissionais que já estiveram no lugar do vestibulando. Clique no link e saiba mais detalhes.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem