[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

O que mais cai em matemática no Enem: veja os principais assuntos de matemática para vestibular de medicina

Sem dúvidas, a matemática é um dos assuntos que os alunos mais têm dificuldade no ensino fundamental e médio. Por conta disso, é uma área do Conhecimento junto com Ciências da Natureza que os alunos tiram as notas mais baixas no Exame Nacional do Ensino Médio. E o que mais cai em matemática no Enem?

Dessa forma, neste artigo reúne as melhores dicas e o que focar em matemática para o ENEM 2022, alcançando uma boa pontuação e subindo sua nota. 

O que mais cai em matemática no Enem.
Matemática no Enem. | Foto: Freepik.

Principais temas de matemática para vestibular de medicina

A prova de Matemática e suas tecnologias acontece no segundo dia, e são 45 questões com conteúdo que são aprendidos durante o Ensino Médio.

Uma característica da prova do Enem é o fato de relacionar as áreas do conhecimento com a prática, e com matemática não é diferente, os conteúdos são voltados para problemas do cotidiano. Apesar de ter cálculos e fórmulas, o maior foco da prova é a interpretação, por isso os enunciados são longos e apresentam situações problemas.

Como ao longo desses três anos de ensino médio são passados muitos assuntos na área de matemática, que vão desde temas mais simples aos mais complexos, por isso destacamos os principais temas que mais caem na prova:

Grandezas proporcionais e inversamente proporcionais

Para o Enem deste ano de 2022, é fundamental que você tire um tempo para estudar matemática, principalmente o tema de grandezas proporcionais e inversamente proporcionais. A maior parte da prova dessa área de conhecimento trata-se de matemática básica, por isso grandezas são temas recorrentes.

Este tema pode ser aplicado em situações problemas do dia a dia e podem aparecer em questões associadas a outro assunto. Por exemplo, perguntas que envolvem grandezas e matemática financeira.

Por isso, é importante dominar os conceitos de diretamente proporcional e inversamente proporcional e saber usar a famosa regra de três. Este cálculo apesar de simples é muito útil e pode ser aplicado em vários problemas.

Estatística 

O tema estatística está muito associado à interpretação de texto e está diretamente relacionado ao cotidiano. Saber analisar gráficos e tabelas, comparar dados aparecem em várias questões não só na área de matemáticas como também em Ciências da Natureza e suas tecnologias.

As questões além de envolver organização de dados, também envolve medidas centrais como: média aritmética, média aritmética ponderada, média harmônica, desvio padrão e variância.

Trigonometria

Nesta área estuda a relação dos triângulos, que envolvem seus ângulos e lados. Neste tópico existem várias formas que devem ser estudadas, como o Teorema de Pitágoras e as relações trigonométricas, como a lei de seno, e cosseno.

Além disso, neste tema, estudamos os ângulos notáveis, que são os mais recorrentes nas perguntas do Enem e o ciclo trigonométrico. Por se tratar de um tema com muitas fórmulas, é importante realizar muitos exercícios para fixação da matéria.

Sistemas de medidas

Dentro de exercícios de razão e proporção são muito utilizados os sistemas de medidas. Nesse sentido, pela recorrência do tema e por estar associado a outras áreas como Química e Física é importante saber usar as unidades de medida. 

Quem nunca errou um exercício porque esqueceu de transformar a unidade ou realizou o cálculo errado. Em muitas questões, converter a unidade de medida é um dos vários passos para solucionar a situação problema.

Nesse sentido, as medidas são constantemente abordadas nas questões de matemática, por isso, você deve saber quais são as principais e como fazer a conversão. As unidades de medidas do sistema métrico mais usados são: Quilômetro, Hectômetro, Metro, Decímetro, Centímetro, Milímetro.

Probabilidade

Um dos tópicos que mais caem no Enem é a Probabilidade. As questões de probabilidade utilizam da interpretação da situação problema aplicando as fórmulas dessa área. Por isso, é importante entender o número de casos possíveis e o que é espaço amostral.

Assuntos de Matemática que mais caem no Enem

Os alunos que se preparam para o vestibular de medicina podem se assustar a princípio, ao ver o número de conteúdo que precisam ser estudados, por isso, para facilitar, reunimos os 5 assuntos que mais são cobrados no Enem da área de matemática, por isso, iremos abordar assuntos de matemática para vestibular medicina.

Razão e proporção

Matemática básica compõe a maior parte dos exercícios da prova e, por isso, vale a pena dedicar tempo e esforço nesse tópico. Razão e proporção englobam vários subtemas e está relacionado ao quociente, o resultado de uma divisão.

Por isso, faça exercícios com esse tema para conseguir uma boa pontuação, já que faz parte da maior parte da prova Matemática e suas tecnologias.

Interpretação de gráficos e tabelas

Como mencionado, a análise de gráficos e tabelas são frequentes em várias áreas do conhecimento da prova do Enem. Em muitos casos, este tópico faz parte de uma etapa da questão, por exemplo, a junção de tabelas e gráficos na matéria de estatística ou matemática financeira.

Porcentagem

A porcentagem está diretamente relacionada a finanças pessoais, associada a situações cotidianas.  É muito comum aparecer exercícios relacionados a aumento de preços, deflação, taxas de produtos e situações problemas envolvendo matemática financeira.

É comum que a prova do Enem cobre questões de acréscimos ou redução de preço, onde são usadas porcentagens, na forma decimal ou fracionária.

Funções

As funções também compõem boa parte da prova, aparece a função afim, função quadrática, função Exponencial e função logarítmica. Entender a lei de formação de cada função e seus respectivos gráficos é importante para um bom desempenho na disciplina de matemática. 

Assim como todos os outros tópicos, as questões do Enem relacionam este conceito com situações do dia a dia, por isso, deve-se saber interpretar o enunciado e entender o que se pede.

Área e volume

O conteúdo de Geometria Plana e Espacial também é um dos grandes destaques da prova. Saber identificar o prisma e relacionar as fórmulas correspondentes são as competências cobradas nesta matéria. Trata-se de um assunto que exige atenção, pelas várias fórmulas, seja da área das figuras planas como do volume dos sólidos geométricos.

Como estudar Matemática para ir bem no Enem

Existe uma barreira que muitos alunos relacionam a disciplina de exatas, esse problema a princípio pode prejudicar na aprendizagem dos estudantes. Por isso, é importante fazer as pazes com a matemática e seguir as dicas a seguir:

Para facilitar o aprendizado dessa área de conhecimento, montamos dicas de organização para colocar em prática no seu dia a dia.

A prática leva a perfeição

Não tem jeito, para aprender matemática é preciso colocar a mão na massa. Um erro muito comum entre os alunos é gastar muito tempo assistindo vídeo aulas ou fazendo resumos, sendo que realizar exercícios é a melhor forma de absorver o conteúdo.

Desse modo, quanto mais questões você realizar, mais familiar você se sentirá com o formato da prova. Para isso, você pode realizar provas anteriores do Enem e de outros vestibulares.

O hábito de resolver questões com frequência e sem o uso da calculadora, permite solucionar as perguntas com mais agilidade e técnicas que facilitem as contas, estas atitudes melhoram a sua performance no dia da prova.

Simulação da prova do ENEM

Crie o hábito de realizar a prova do Enem como se fosse o dia oficial, imprima a prova, cronometre o tempo, realize essas simulações pelo menos uma vez por mês. Esta é uma dica que te auxiliará a chegar mais preparado no dia da prova.

Ao cronometrar o tempo do simulado, você consegue diagnosticar quais assuntos da área de matemática você gasta mais tempo, o que significa que você possui mais dificuldade. Lembrando, que o tempo é um dos grandes empecilhos para os alunos. Dessa forma, você aprende a administrar seu tempo e tem maior controle da prova.

Nesse sentido, ao realizar essas simulações você perceberá que as primeiras provas você gastará mais tempo, com a prática, você descobre as técnicas e estratégias que funcionam para você e, isso reduz o tempo.

Corrija seus erros

Ao praticar exercícios e fazer simulados você identifica quais são seus erros mais recorrentes. O objetivo de corrigir as questões é, para que nas próximas vezes, você saiba solucionar questões parecidas com as que você corrigiu.

Por isso, tente fazer várias vezes a questão até chegar ao resultado sozinho, caso não consiga, procure um vídeo com a resolução das questões ou o auxílio de um professor, tire as suas dúvidas nas questões. Dessa forma, você aprende com os seus erros.

Revisão

É muito importante revisar os assuntos aprendidos, nesse sentido, faça uma lista de exercícios de temas já vistos para perceber se esse assunto foi muito absorvido ou existem lacunas profissionais.

Estude primeiro os assuntos que você tem mais dificuldade, identifique o que você precisa aprender e trace uma solução.

Fórmulas

Além de seguir essas dicas para melhorar seu desempenho na prova do Enem, uma outra opção é revisar as principais fórmulas de matemática.

Fórmula da área e volume das principais figuras, equações do primeiro ao terceiro grau, fórmula de estatística são algumas das fórmulas que merecem atenção.

Dessa forma você não terá dificuldades para conhecer o que mais cai em matemática no Enem, com isso conseguirá tirar notas favoráveis.

Agora que você sabe o que mais cai em matemática no ENEM, que tal conhecer a mentoria que vai descomplicar seu caminho rumo ao sonho de passar em Medicina. A plataforma da AM possui metodologia que se encaixa na rotina do aluno, com o cronograma personalizado e acompanhamento do seu progresso até a sua aprovação.

A mentoria oferece todo o suporte para melhorar seu desempenho nos estudos, possui estratégia comprovada aliada a especialistas que possuem trajetórias de aprovação em medicina. Nesse sentido, proporcionando um estudo mais eficiente.

Para mais informações sobre a mentoria e sobre o que mais cai em matemática no ENEM, acesse o site.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem