Ao longo da vida, recebemos inúmeras vezes a pergunta “o que você quer ser quando crescer?”. Escolher a profissão com a qual iremos trabalhar no futuro não é uma tarefa muito fácil para quem está apenas no ensino médio, com 17 ou 18 anos. Portanto, para aqueles que querem prestar o vestibular para medicina, é preciso saber quantos pontos precisa para passar em medicina no ENEM.
É fato que existem várias pressões que podem influenciar em nossas decisões. Seja por motivos pessoais ou por desejo de agradar pessoas próximas, como o pai ou a mãe, diversos jovens optam pela carreira na área da saúde, especificamente decidindo pelo curso de medicina.
Sendo um sonho ou não, verdade seja dita: o curso de medicina é -ou está entre- o mais concorrido do país. No cenário atual, questões como empregabilidade e remuneração sempre são colocadas como importantíssimos fatores que acarretam um bom retorno para o profissional formado.
No entanto, faculdades e universidades privadas, apesar de formarem um excelente profissional, são bastante custosas, sendo difíceis de serem pagas pelos alunos. Na mesma medida, as instituições públicas são renomadas e reconhecidas pela qualidade de ensino e, sobretudo, por serem gratuitas, porém, são consideradas quase “impossíveis” de passar pelo processo seletivo.
Já dizia o velho ditado popular: “mas nem tudo são flores”. O curso de medicina é bastante concorrido e quase sempre apresenta as maiores notas de corte (pontos mínimos necessários para a aprovação) dos vestibulares, principalmente o ENEM, que é o segundo maior vestibular do mundo, perdendo apenas para os exames de admissão chineses, sabia?
Siga em frente com a leitura para entender melhor sobre a nota que você precisa obter para passar em medicina pelo ENEM e algumas dicas preparadas pelo time do AMentoria para ajudar você nessa jornada!
O que é a nota de corte?
Segundo o próprio ENEM, a nota de corte é a menor pontuação obtida por um estudante para ser qualificado para a disputa de vagas. Ou seja, a nota de corte é a nota do último concorrente que passou na lista dos aprovados.
E essa nota não é apenas simbólica: ela é calculada com base no total de inscritos no processo seletivo e na quantidade de vagas ofertadas pela instituição de ensino para o curso, separada por modalidade de concorrência.
As modalidades de concorrência costumam variar de acordo com um perfil socioeconômico, escolar e étnico, englobando:
- Ampla concorrência: candidatos que, independente da renda, tenham cursado todo o ensino médio e fundamental em escolas particulares.
- Cotas raciais para PPI (Pretos, Pardos e Indígenas): candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas têm direito à ingresso como cotista nas instituições de ensino superior do Brasil, graças às políticas públicas afirmativas e de inclusão social.
- Renda mensal: de acordo com a renda bruta familiar, o candidato pode concorrer como cotista também. Assim como nas cotas PPI, nas cotas de renda é igualmente necessário comprovar a veracidade dos fatos e informações, para evitar fraudes.
Existem muitos casos de pessoas que se declaram negras e ingressam em uma universidade por meio das cotas, mas, quando a instituição descobre que a pessoa não é, de fato, negra, ela é expulsa! Por isso, tome bastante cuidado e examine bem em qual modalidade e concorrência você se encaixa.
Aprenda o que é o SISU e como utilizá-lo
SISU é a sigla que remonta ao Sistema de Seleção Unificada, do Governo Federal Brasileiro. Trata-se de uma plataforma onde as universidades de todo o país definem as notas mínimas (de corte) que o candidato deve tirar para poder concorrer a uma vaga no curso de sua preferência.
O que mais pesa no Enem para Medicina?
Especificamente falando, para o curso de Medicina existem ‘pesos’, os quais apontam qual área do conhecimento, testada pelo ENEM, vale mais pontos e influencia mais na nota final do candidato.
Por exemplo, para o curso de Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a nota mínima é de:
- 600 pontos na redação (com peso 3)
- 350 pontos em matemática
- 500 pontos em linguagens (com peso 3)
- 500 pontos em ciências humanas
- 350 pontos em ciências da natureza
Em contrapartida, para o curso de Medicina na mesma instituição, a nota mínima é diferente:
- 450 pontos na redação
- 450 pontos em matemática
- 500 pontos em linguagens
- 450 pontos em ciências humanas
- 500 pontos em ciências da natureza (com peso 3)
E por que isso é importante saber? Simples: A sua nota vai ser calculada de acordo com os pesos! O cálculo é feito da seguinte forma: a nota que você tirou é multiplicada pelo peso correspondente a ela.
Você deve ter reparado, nos dados acima, que são cinco áreas de avaliação. Então, faça o cálculo das suas notas com o peso da área correlata, some todas as notas das cinco áreas e divida por cinco. O resultado dessa sequência de operações é a sua nota geral, final, total.
No ENEM, para Medicina, os pesos costumam ser atribuídos às disciplinas relacionadas ao curso, como acontece nas outras áreas de graduação também. Para Medicina, o AMentoria recomenda que você priorize as áreas de ciências da natureza (biologia, química, física) e matemática para alavancar suas notas!
Qual a nota mínima para passar no ENEM em Medicina?
Conforme dados do blog Guia da Carreira, as notas de cortes para o curso de Medicina são estratosféricas: a partir de 850 pontos! Considerando que a maior nota que pode ser obtida é 1000, podemos ter uma ideia do quão concorrido é o curso nas universidades do Brasil.
A nota mínima não é a mesma para todas as instituições de ensino do país. Por isso, a AMentoria sugere que você faça uma listinha com as universidades de seu interesse e procure por elas no site do SISU ou INEP para mais detalhes.
Quantos pontos precisa para passar em Medicina na Federal?
Aqui vão alguns valores para a modalidade ampla concorrência (que apresenta notas maiores do que a modalidade de cotas):
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 828,24
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 824,93
- Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 814,26
- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – 814,47
- Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – 812,93
Como vimos, o curso de medicina é bem concorrido e difícil. Estude com empenho e conte com a AMentoria para te ajudar! Esperamos ter te ajudado a conhecer melhor essa área dos vestibulares e a saber quantos pontos precisa para passar em medicina no ENEM.