[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: cadastrados na lista até o dia 24/11 terão 25% de
desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: cadastrados na lista até o dia 24/11 terão 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja quantos pontos você precisa para passar em medicina no ENEM

Ao longo da vida, recebemos inúmeras vezes a pergunta “o que você quer ser quando crescer?”. Escolher a profissão com a qual iremos trabalhar no futuro não é uma tarefa muito fácil para quem está apenas no ensino médio, com 17 ou 18 anos. Portanto, para aqueles que querem prestar o vestibular para medicina, é preciso saber quantos pontos precisa para passar em medicina no ENEM.

É fato que existem várias pressões que podem influenciar em nossas decisões. Seja por motivos pessoais ou por desejo de agradar pessoas próximas, como o pai ou a mãe, diversos jovens optam pela carreira na área da saúde, especificamente decidindo pelo curso de medicina.

Sendo um sonho ou não, verdade seja dita: o curso de medicina é -ou está entre- o mais concorrido do país. No cenário atual, questões como empregabilidade e remuneração sempre são colocadas como importantíssimos fatores que acarretam um bom retorno para o profissional formado.

No entanto, faculdades e universidades privadas, apesar de formarem um excelente profissional, são bastante custosas, sendo difíceis de serem pagas pelos alunos. Na mesma medida, as instituições públicas são renomadas e reconhecidas pela qualidade de ensino e, sobretudo, por serem gratuitas, porém, são consideradas quase “impossíveis” de passar pelo processo seletivo.

Já dizia o velho ditado popular: “mas nem tudo são flores”. O curso de medicina é bastante concorrido e quase sempre apresenta as maiores notas de corte (pontos mínimos necessários para a aprovação) dos vestibulares, principalmente o ENEM, que é o segundo maior vestibular do mundo, perdendo apenas para os exames de admissão chineses, sabia?

Siga em frente com a leitura para entender melhor sobre a nota que você precisa obter para passar em medicina pelo ENEM e algumas dicas preparadas pelo time do AMentoria para ajudar você nessa jornada!

quantos pontos precisa para passar em medicina no enem
Saiba tudo sobre as notas mínimas necessárias para passar no curso de medicina pelo ENEM. | Foto: Freepik.

O que é a nota de corte?

Segundo o próprio ENEM, a nota de corte é a menor pontuação obtida por um estudante para ser qualificado para a disputa de vagas. Ou seja, a nota de corte é a nota do último concorrente que passou na lista dos aprovados.

E essa nota não é apenas simbólica: ela é calculada com base no total de inscritos no processo seletivo e na quantidade de vagas ofertadas pela instituição de ensino para o curso, separada por modalidade de concorrência.

As modalidades de concorrência costumam variar de acordo com um perfil socioeconômico, escolar e étnico, englobando:

  • Ampla concorrência: candidatos que, independente da renda, tenham cursado todo o ensino médio e fundamental em escolas particulares.
  • Cotas raciais para PPI (Pretos, Pardos e Indígenas): candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas têm direito à ingresso como cotista nas instituições de ensino superior do Brasil, graças às políticas públicas afirmativas e de inclusão social.
  • Renda mensal: de acordo com a renda bruta familiar, o candidato pode concorrer como cotista também. Assim como nas cotas PPI, nas cotas de renda é igualmente necessário comprovar a veracidade dos fatos e informações, para evitar fraudes.

Existem muitos casos de pessoas que se declaram negras e ingressam em uma universidade por meio das cotas, mas, quando a instituição descobre que a pessoa não é, de fato, negra, ela é expulsa! Por isso, tome bastante cuidado e examine bem em qual modalidade e concorrência você se encaixa.

quantos pontos precisa para passar no enem em medicina
Entenda o que é a nota de corte apresentada pelos vestibulares. | Foto: Freepik.

Aprenda o que é o SISU e como utilizá-lo

SISU é a sigla que remonta ao Sistema de Seleção Unificada, do Governo Federal Brasileiro. Trata-se de uma plataforma onde as universidades de todo o país definem as notas mínimas (de corte) que o candidato deve tirar para poder concorrer a uma vaga no curso de sua preferência.

O que mais pesa no Enem para Medicina?

Especificamente falando, para o curso de Medicina existem ‘pesos’, os quais apontam qual área do conhecimento, testada pelo ENEM, vale mais pontos e influencia mais na nota final do candidato. 

Por exemplo, para o curso de Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a nota mínima é de: 

  1. 600 pontos na redação (com peso 3)
  2. 350 pontos em matemática
  3. 500 pontos em linguagens (com peso 3)
  4. 500 pontos em ciências humanas
  5. 350 pontos em ciências da natureza

Em contrapartida, para o curso de Medicina na mesma instituição, a nota mínima é diferente:

  1. 450 pontos na redação
  2. 450 pontos em matemática
  3. 500 pontos em linguagens
  4. 450 pontos em ciências humanas
  5. 500 pontos em ciências da natureza (com peso 3)

E por que isso é importante saber? Simples: A sua nota vai ser calculada de acordo com os pesos! O cálculo é feito da seguinte forma: a nota que você tirou é multiplicada pelo peso correspondente a ela. 

Você deve ter reparado, nos dados acima, que são cinco áreas de avaliação. Então, faça o cálculo das suas notas com o peso da área correlata, some todas as notas das cinco áreas e divida por cinco. O resultado dessa sequência de operações é a sua nota geral, final, total.

quantos pontos precisa para passar no enem em medicina
Quantos pontos precisa para passar no enem em medicina? Aprenda como acessar e entender o cálculo de notas feito pelo SISU. | Foto: Freepik.

No ENEM, para Medicina, os pesos costumam ser atribuídos às disciplinas relacionadas ao curso, como acontece nas outras áreas de graduação também. Para Medicina, o AMentoria recomenda que você priorize as áreas de ciências da natureza (biologia, química, física) e matemática para alavancar suas notas!

Qual a nota mínima para passar no ENEM em Medicina?

Conforme dados do blog Guia da Carreira, as notas de cortes para o curso de Medicina são estratosféricas: a partir de 850 pontos! Considerando que a maior nota que pode ser obtida é 1000, podemos ter uma ideia do quão concorrido é o curso nas universidades do Brasil.

A nota mínima não é a mesma para todas as instituições de ensino do país. Por isso, a AMentoria sugere que você faça uma listinha com as universidades de seu interesse e procure por elas no site do SISU ou INEP para mais detalhes.

Quantos pontos precisa para passar em Medicina na Federal?

Aqui vão alguns valores para a modalidade ampla concorrência (que apresenta notas maiores do que a modalidade de cotas):

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 828,24
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 824,93
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 814,26
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – 814,47
  • Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – 812,93

Como vimos, o curso de medicina é bem concorrido e difícil. Estude com empenho e conte com a AMentoria para te ajudar! Esperamos ter te ajudado a conhecer melhor essa área dos vestibulares e a saber quantos pontos precisa para passar em medicina no ENEM.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem