[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Principais matérias do curso de Medicina: conheça os conteúdos principais

Um dos grandes objetivos dos estudantes é conseguir ingressar em um curso de medicina, não é mesmo? Porém é importante saber as matérias da faculdade de medicina antes de iniciar o curso. Para que você esteja bem informado ao prestar o vestibular de medicina, nós separamos esse conteúdo completo sobre o curso para tirar todas as suas dúvidas. Confira:

Saiba quais são matérias da faculdade de medicina. l Foto: Freepik.

Como funciona o curso de Medicina?

O curso de Medicina é uma graduação que tem duração de seis anos no Brasil, divididos em 12 períodos. Durante o curso, o estudante adquire conhecimentos teóricos e práticos sobre diversas áreas da medicina, incluindo anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, entre outras. Contudo, cada instituição de ensino possui uma grade curricular diferente para o estudante conseguir dominar diferentes temas.

As fases do curso de Medicina

O curso de Medicina é dividido em três fases principais: o Ciclo Básico, o Ciclo Clínico e o Internato. Cada uma dessas fases tem uma duração específica e contempla diferentes áreas de conhecimento, visando proporcionar uma formação completa e sólida para os futuros médicos.

A seguir, descreveremos cada uma dessas fases:

Ciclo Básico

Essa fase corresponde aos primeiros anos do curso, e tem como objetivo fornecer aos alunos as bases teóricas e práticas para a compreensão do corpo humano e suas funções, incluindo anatomia, fisiologia, bioquímica, histologia, entre outras disciplinas. Os alunos também aprendem sobre as principais doenças que acometem o corpo humano, bem como as formas de prevenção e tratamento. Nessa fase, as aulas são predominantemente teóricas, mas os alunos também têm atividades práticas em laboratórios e clínicas, onde podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Ciclo Clínico

Nessa fase, que começa a partir do terceiro ou quarto ano do curso, os alunos passam a ter mais contato com os pacientes, aprendendo a fazer diagnósticos e a prescrever medicamentos. Eles participam de atividades em hospitais e clínicas, onde podem acompanhar casos reais e aprender com médicos experientes. Além disso, os alunos aprendem a interpretar exames laboratoriais e de imagem, bem como a realizar procedimentos simples, como suturas e curativos.

Internato

Essa é a última fase do curso de Medicina, e corresponde aos dois últimos anos. Nessa fase, os alunos têm contato com casos mais complexos, como cirurgias e tratamentos intensivos. Eles participam de atividades em diferentes áreas da medicina, como cirurgia, pediatria, ginecologia, entre outras, e têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e interpessoais. Os alunos também têm a possibilidade de escolher uma área de especialização de acordo com suas preferências e aptidões.

Cada fase do curso de Medicina tem suas particularidades e desafios, e todas são fundamentais para a formação de um médico competente e ético. Ao final do curso, o aluno deve prestar o exame do Conselho Regional de Medicina (CRM) para obter a licença para exercer a profissão de médico.

Principais matérias do curso de Medicina

Entender quais são as principais matérias da faculdade de medicina é algo importante, pois isso permite que você saiba com antecedência sobre o que irá estudar no curso, além de não acabar se decepcionando caso não tenha a oportunidade de estudar determinado assunto. 

Lembrando que cada universidade possui uma grade curricular diferente e é importante que o estudante confira isso. Pensando nisso, separamos as matérias da faculdade de medicina que são mais frequentes de terem em todas as instituições. Veja abaixo:

Anatomia

Quando falamos de matérias da faculdade de medicina, uma das iniciais e, talvez, mais importante para o curso de medicina são as aulas de anatomia, pois elas lidam com o estudo das diferentes partes do corpo, como órgãos e anexos, para trazer conhecimento básico aos estudantes. Além disso, eles também participam de aulas teóricas em sala de aula e aulas práticas em laboratórios.

As faculdades precisam de laboratórios modernos com equipamentos de última geração para realizar exames nos sistemas do corpo. Usando esses laboratórios, os alunos podem examinar a circulação sanguínea, o movimento muscular e outros aspectos do organismo utilizando peças de corpo inteiro, ou ainda, podem estudar peças menores, que destacam diferentes partes do organismo.

Histologia

Os tecidos e as células contidas no nosso corpo são estudados através da histologia.  Os alunos das aulas de histologia aprendem sobre as características e funções de cada tecido;  eles também aprendem onde os tecidos estão localizados no corpo humano.

Desse modo, os alunos das aulas de biologia costumam realizar exames com componentes práticos e teóricos. Como parte de seu aprendizado, os alunos precisam saber como identificar as estruturas específicas que avistam no microscópio. Entender diversos assuntos é um conceito bastante importante tratado nas matérias da faculdade de medicina, sendo algo que o estudante acaba levando para o restante da carreira.

Fisiologia

Os alunos estudam fisiologia para aprender como o corpo humano funciona. Cada sistema do corpo tem responsabilidades e funções específicas que mantêm o corpo funcionando como um todo.

O sistema digestivo, para citar um exemplo, usa enzimas e hormônios para fornecer energia e outros substratos para o corpo. O sistema muscular, ao contrário, realiza suas funções passando informações por uma cascata que vai até o cérebro e retorna.

Ginecologia e Obstetrícia

A ginecologia estuda a saúde do sistema reprodutivo da mulher e a saúde dos seios, além de se preocupar com os órgãos internos da mulher e suas funções específicas.  Os alunos desta área examinam as causas e tratamentos das doenças mais comuns entre as mulheres.

Durante o período de gravidez, e depois, durante o parto e pós-parto, o médico dessa área entra na vida das mulheres como Obstetra.  Os alunos aprendem sobre complicações comuns na gravidez e como é uma gravidez típica, e também sobre as várias mudanças que as mulheres experimentam em seus corpos nesse período e quaisquer outras complicações relacionadas a elas.

Cirurgia

Cada currículo educacional da instituição contém diferentes aspectos da cirurgia, incluindo assuntos teóricos como cirurgia geral e cirurgia vascular. Os alunos também podem aprender sobre procedimentos cirúrgicos específicos, como a urologia (estudo do sistema urinário e reprodutor masculino), por meio de exercícios práticos em laboratório feitos especificamente para isso.

Após essa parte mais teórica, os estudantes em estágios hospitalares geralmente observam cirurgias em muitos campos diferentes. Eles podem ver procedimentos como cirurgia cardíaca, cirurgias relacionadas ao trato gastrointestinal e cirurgias ortopédicas, contudo, não participam de cirurgias desse tamanho, mas eles podem ajudar com procedimentos de cirurgia mais simples como remoção de pintas e/ou cistos. 

Além das matérias da faculdade de medicina com aulas teóricas e práticas, os estudantes podem participar de diversas aulas ministradas por professores universitários em ambulatórios e policlínicas. Assim, o aprendizado é adquirido de um profissional experiente na área e que pode tirar dúvidas e ajudar o aluno a crescer profissionalmente.

Agora que você já sabe quais as matérias da faculdade de medicina, quer se destacar no ENEM para entrar no curso de medicina dos sonhos? Clique neste link e confira o curso preparatório da Amentoria para você ter resultados espetaculares na sua nota.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem