[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Fuvest medicina: Nota de corte, pontuação e como se preparar

A Fuvest é um dos vestibulares mais concorridos de todo o Brasil, porque ele dá acesso a uma graduação na Universidade de São Paulo, a USP, considerada a melhor de todo território nacional, sendo até mencionada em algumas listas oficiais como uma das melhores universidades do mundo. A Fuvest medicina é a mais concorrida de todas. 

Os candidatos que se inscrevem na Fuvest medicina podem optar pela disputa por uma vaga no campus de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru. As vagas disponíveis para cada um deles são 60, 100 e 42, respectivamente. Para todas as opções, a concorrência é muito grande. 

Fuvest medicina.
Cursinho preparatório. | Foto: Freepik.

Como funcionam as notas de corte para FUVEST Medicina?

A nota de corte de um curso representa a pontuação do último colocado, ou seja, o mínimo que um candidato deve pontuar para conseguir ser aprovado. Para entrar na USP pela Fuvest, existem três tipos de notas de corte: a de ampla concorrência (AC), a de escola pública (EP) e a de pretos, pardos e indígenas (PPI). 

Essa nota de corte é dada através de um cálculo feito com as notas obtidas pelo candidato avaliado durante as duas fases de avaliação da Fuvest. Para saber a sua nota, o candidato precisará fazer o cálculo de quanto tirou na primeira fase, na segunda fase caso tenha sido aprovado e a nota final, que é um balanço entre as duas anteriores. 

Notas de corte dos anos anteriores 

As notas de corte dos anos anteriores servem para que o candidato tenha uma base de quanto da prova ele deve ser aprovado para passar no curso. É preciso, alertar que essa nota de corte medicina Fuvest tende a sumir anualmente e, portanto, é crucial que esse candidato tenha em mente que precisará superar para alcançar a aprovação. 

Em 2021 a nota de corte para o curso de medicina ficou da seguinte maneira: em São Paulo 83 pontos, em Ribeirão Preto 81 pontos e em Bauru 78 pontos. Esses pontos representam uma redução comparados a pontuação do ano anterior, que foi 78, 75 e 75, respectivamente. 

Como calcular a sua pontuação 

Confira:

Primeira fase 

São dois cálculos realizados durante a primeira fase. O primeiro serve para definir a nota de corte que, nesse caso, serve para definir todos os candidatos aprovados para a segunda fase, ou seja, não existe um número fechado de vagas, todos que estiverem acima da nota de corte definida passam para a segunda etapa. 

Esse cálculo é feito com a seguinte fórmula: 

N = K x V

em que N = número de convocados para a segunda fase; 

V = número de vagas do curso; 

K = variante definida pelos seguintes critérios: 

K = 3, se MC ≥ 60

K = 2, se MC ≤ 30

K = 1 + (MC/30), se 30 < MC < 60 

O MC é a média da pontuação dos candidatos para o curso em questão, não contando com os que tiveram a prova anulada. 

Já para calcular o quanto o candidato tirou na prova, ele deve pegar o número de acertos que obteve e multiplicar por 100/90. Assim, se ele tiver acertado 50 questões, a conta feita será a seguinte: 50 x 100/90 = 55.555. Candidatos que acertarem menos de 27 questões da prova são eliminados automaticamente, independente do curso. 

Segunda fase

A nota de corte da segunda fase não é definida de acordo com as variantes a seguir, ou seja, existe um número fechado de vagas e quem se sair melhor vai às preenchendo. Assim, o único cálculo feito na segunda fase é a de quanto o aluno tirou na prova. 

Como cada questão possui uma pontuação diferente, podendo ir de 1 a 5, o candidato deverá ver todas as que acertou e ir somando para ver qual foi sua pontuação. Após essa soma, ele pegará o resultado e multiplicará por 100, pelo máximo de pontuação possível para ver sua nota. Assim, se ele tiver feito 30 pontos dos 60 pontos possíveis, ele irá fazer essa conta: 30 x 100/60 = 50.

Nota final 

A nota final corresponde ao cálculo mais simples de todos, é só fazer a média aritmética entre as duas fases. Para encontrar o resultado, basta somar a pontuação da primeira fase com a da segunda fase e dividir por 2. 

Como se organizar para mandar bem na Fuvest Medicina?

A Fuvest é uma prova indiscutivelmente difícil. A primeira fase é composta por 90 questões objetivas em que são cobradas várias questões de conteúdos vistos em todas as disciplinas do ensino médico. Já a segunda fase é dividida em duas provas: a primeira com português e redação e a segunda com conteúdo que se relaciona com o curso escolhido. 

Essa complexidade aliada a concorrência faz com que seja necessário um preparo a mais para passar no tão sonhado curso de medicina da USP. Por isso, algumas dicas de organização de estudos podem ser seguidas: 

Faça um bom cronograma de estudos

É crucial anotar todos os conteúdos que podem cair na prova e separar um período para estudar cada um deles, respeitando as particularidades de complexidade desse conteúdo. 

Crie uma rotina de estudos

Para estudar diariamente e com afinco, de forma que realmente haja resultados, é preciso que o corpo se acostume, por isso, é preciso criar uma rotina de estudos e segui-la fielmente para que esse período seja mais fácil.

Cuide da sua saúde física e mental 

Para assimilar todos os conteúdos, o corpo e mente precisam estar saudáveis. Por isso, é importante não deixar de fazer atividades que agradem, fazer exercícios físicos regularmente e ter um cuidado maior com a alimentação. 

Conheça as provas 

Uma ótima forma de saber o que esperar de uma prova é refazendo todas as outras que passaram. Dessa maneira, será possível prever qual tipo de questão irá cair e se habituar com o que a banca pede. 

Pratique

O estudo não deve ser passivo, em que só se ouve ou se lê os conteúdos, é preciso ter resolução de questões constantes, revisões e criações de quadros de estudo, principalmente se você quer tentar fazer uma prova da Fuvest medicina.

Conte com o melhor curso preparatório do mercado

Além de todas essas dicas, uma boa alternativa é contar com um bom cursinho preparatório para passar em medicina. A Mentoria é a melhor do mercado, possuindo um método de trabalho eficiente. Para mais informações sobre o FUVEST medicina, acesse o site.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem