Se você está em busca de uma vaga no ensino superior, deve saber que o Enem é o vestibular mais importante do país. Quando falamos de uma vaga em Medicina ele se torna a forma mais democrática de acesso. Isso porque te permite concorrer a vagas em várias faculdades do país, não necessariamente precisando realizar o vestibular próprio das universidades. Mas, para conquistar a tão sonhada vaga você precisa saber quantas questões acertar no Enem para Medicina?
Não é novidade alguma que o curso de Medicina é o mais concorrido de todo o país. Por isso, você deve saber que as notas de corte para seleção dos estudantes acabam sendo muito mais altas do que os cursos menos procurados.
Mas, se você deseja aumentar sua nota de corte para Medicina do Enem, não precisa se preocupar: acompanhe o texto até o final e veja dicas importantes para melhorar seu desempenho na hora da prova.
O que é o Enem?
O Enem nada mais é do que o Exame Nacional do Ensino Médio, ele é uma prova que, em sua criação, tinha como objetivo apenas avaliar a atual situação do ensino básico das escolas brasileiras. Hoje, é considerado o maior vestibular do país, visto que milhares de universidades em todo o território nacional passaram a utilizar o resultado das provas dos candidatos como critério de classificação e seleção em diferentes cursos de ensino superior. O exame conta com diferentes disciplinas avaliativas e no modelo atual acontece uma vez por ano. Em algumas universidades, é a melhor e mais prática forma de acesso nos cursos de ensino superior. Foi a partir do Enem que surgiram programas como o Sisu, o Sistema de Seleção Unificado, para ingresso nas universidades públicas, o Prouni, Programa Universidade Para Todos, para concorrer a bolsas de até 100% em universidades privadas, e o Fies, programa de financiamento estudantil. Todos eles fazem uso da nota do Enem como parte fundamental do processo seletivo.
Quais são os requisitos para se inscrever no Enem?
Para realizar a prova do Enem não existem muitas especificações. O candidato precisa apenas de um CPF regularizado e, caso seja maior de idade, o título de eleitor também deve estar em dia. Com isso, já é possível realizar a inscrição no portal do Ministério da Educação no período estipulado pelo edital.
Quais são as disciplinas cobradas no Enem?
A prova do Enem é dividida em 5 áreas de conhecimento. No primeiro dia de prova, as 90 questões são divididas entre 45 de Linguagens e Códigos, que abordam questões de gramática, interpretação de texto, arte e literatura em geral. É importante lembrar que as 5 primeiras questões da prova de Linguagens e Códigos são questões de língua estrangeira, onde, no momento de se inscrever para a prova, o candidato deve optar por Inglês ou Espanhol. Já a segunda metade da prova fica com Ciências Humanas, divididas em questões entre história, geografia, sociologia e filosofia. E claro, há uma redação a ser escrita pelo candidato. No segundo dia, as 90 questões são divididas entre Matemática e Ciências da Natureza. A matemática é a maior das disciplinas dentro do Enem, a única a possuir 45 questões individuais. Já a prova de Ciências da Natureza contempla as áreas da biologia, física e química.
Quais são as notas mínimas para se candidatar a Medicina?
Como dito anteriormente, as notas mínimas para os candidatos em medicina são muito maiores que as de outros cursos. Em alguns casos, as notas de corte de medicina chegam a ser maiores do que as notas máximas de cursos menos concorrentes. Portanto, você deve saber que para disputar uma vaga em medicina e ter uma média relevante, você deve no mínimo, em cada uma das disciplinas cobradas, acertar mais do que 30 questões, claro, ir muito bem na redação.
É importante também saber que o sistema que avalia os candidatos é o TRI (Teoria de Resposta ao Item) que estipula um valor para cada uma das questões, o que pode fazer com que dois candidatos tenham o mesmo número de acertos, mas recebam notas diferentes. E é por isso, que é importante acertar um número alto de questões, para que sua nota se mantenha na média, mesmo levando em conta a flutuação de valores entre as questões.
Mas, vamos aos números: em matemática, você precisa ter em média 35 a 40 acertos, das 45 questões da prova, isso te garante mais de 700 pontos no resultado final, assim como em Ciências da Humanas. Já em Ciências da Natureza e em Linguagens e Códigos, um desempenho de 38 a 42 acertos te garante uma média como essa. Na redação, parte fundamental da prova, você precisa garantir, no mínimo, 800 pontos para a disputa das vagas.
Quais são as melhores estratégias para se preparar para o Enem?
Existem diversas estratégias para a realização de provas e, claro, você deve utilizar a que você se sair melhor.
Uma dica é começar pelas questões em que você domina o conteúdo, as mais “fáceis”. Além dessas questões terem um valor maior no sistema do TRI, elas te dão confiança no decorrer da prova, te deixando mais tranquilo.
Quais são as principais dicas para acertar as questões do Enem?
Você deve começar pelas mais fáceis, mas, aí vai outra dica: não persista nas questões difíceis. Lembre-se que você tem um tempo curto para realizar a prova. Se você passar muito tempo numa questão que não consegue resolver, pode perder tempo naquela outra questão que você tem mais facilidade, e isso pode te prejudicar. Por isso, é importante que você saiba quantas questões acertar no Enem para Medicina, não esquecendo que você tem que usar o tempo a seu favor.
Agora que você sabe qual é a nota de corte para medicina do Enem, é hora de ir atrás da tão sonhada vaga. Se você ainda não sabe como ou por onde começar, não se preocupe, AMentoria é a plataforma fundamental para te ajudar a chegar no ensino superior, que já conta com mais de 50 alunos aprovados em diferentes universidades e você pode ser o próximo. Visite o site e conheça nossas opções. Sua vaga na universidade está mais próxima do que você imagina.