[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja qual foi o tema da redação Enem 2021 e como se preparar para 2022

O tema da redação Enem 2021 foi divulgado pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, logo após o início da prova, que aconteceu no dia 21 de novembro. O tema relacionado foi sobre “Invisibilidade e registro civil: garantia ao acesso à cidadania no Brasil”, onde foi pedido para que os candidatos escrevessem um texto dissertativo argumentativo. O tema da redação foi o mesmo para quem preferiu realizar presencialmente ou online.

A redação do ENEM é um dos aspectos mais decisivos para o sucesso dos estudantes que buscam ingressar nas universidades públicas ou privadas por meio do SISU e do ProUni. O tema da redação é revelado no dia da prova e, em 2021, como dito anteriormente abordou a questão da “Invisibilidade e registro civil: garantia ao acesso à cidadania no Brasil”. Para se preparar adequadamente para a redação do ENEM 2022 e maximizar suas chances de obter uma boa pontuação, é crucial adotar uma abordagem estratégica e consistente.

Antes de mais nada, é essencial manter-se atualizado sobre os acontecimentos nacionais e internacionais, uma vez que a redação frequentemente trata de temas atuais. Estar informado sobre questões sociais, políticas e culturais pode fornecer um repertório sólido de argumentos e exemplos para desenvolver seu texto. Além disso, analisar redações que receberam pontuações máximas em anos anteriores pode oferecer insights valiosos sobre a estrutura, argumentação e abordagem do tema.

Ao redigir sua redação no ENEM, lembre-se de que ela deve seguir o formato dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. É importante destacar argumentos a favor e contra o ponto de vista que você está defendendo, apresentando uma visão equilibrada e fundamentada. Evite expressar opiniões pessoais ou usar a primeira pessoa, pois a redação deve manter uma postura imparcial e formal.

Um fator determinante na avaliação da redação é a coesão textual e a organização das ideias. Certifique-se de que suas frases e parágrafos fluem logicamente, conectando-se de maneira clara e eficaz. O uso adequado de conectivos e expressões de transição pode melhorar a fluidez do texto e fortalecer a estrutura argumentativa.

Erros ortográficos e gramaticais podem afetar negativamente sua pontuação na redação. Por isso, revise cuidadosamente seu texto em busca de erros e certifique-se de seguir as regras gramaticais da língua portuguesa. Uma redação bem escrita demonstra não apenas seu domínio da língua, mas também sua capacidade de comunicação eficaz.

Para otimizar sua preparação, considere a prática regular de escrita. Escreva redações sobre temas variados, cronometrando-se para simular as condições reais da prova. Peça feedback de professores, colegas ou tutores para identificar áreas de melhoria e aprimorar suas habilidades de escrita.

Finalmente, lembre-se de que a redação é apenas uma parte do exame do ENEM, e uma nota alta pode contribuir significativamente para sua classificação geral. Mantenha uma abordagem equilibrada para estudar todas as disciplinas abordadas no exame, dedicando tempo adequado a cada uma delas.

A preparação eficaz para a redação do ENEM envolve estar informado, praticar regularmente, desenvolver uma estrutura coesa e organizar argumentos de maneira clara. Com dedicação e foco, é possível alcançar uma boa pontuação na redação e aumentar suas chances de conquistar uma vaga na universidade dos seus sonhos.

A parte da redação na prova do Enem é muito importante no exame, pois é com ela que o SISU (Sistema de Seleção Unificada) oferece as vagas nas universidades públicas, e o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo nas universidades particulares. Porém, para que consiga ter acesso ao SISU e o ProUni é preciso que o vestibulando tenha tirado uma nota maior que zero, possuindo no mínimo sete linhas manuscritas, e no máximo 30 linhas, e a prova apresenta textos de apoio para ajudar na elaboração do texto. Lembrando que a redação é realizada no dia de linguagens e ciências humanas.

Para a correção da redação são avaliados critérios, que por eles é dado a nota de redação, como: Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa, compreender o tema e não fugir da proposta, Organização das ideias, Coesão e coerência na redação, Proposta de Intervenção, e se esses critérios não forem respeitados poderá zerar a nota de um candidato.

Porém, o Enem também apresenta critérios que podem zerar a redação do candidato, sendo eles a fuga total do tema, o não cumprimento de um texto dissertativo-argumentativo, cópia dos textos ou de questões que foram apresentadas na prova sem ter pelo menos oito linhas elaboradas pelo candidato, injúrias, ofensas ou desenhos, folha de redação em branco, texto elaborado em outra língua, texto de forma ilegível, assinatura em lugar fora do local designado, assinar só com apelido, iniciais ou codinomes.

Como se preparar para a redação ENEM 2022

Tema da Redação do ENEM 2021 e Dicas de Preparação para 2022. | Foto: Freepik.
Tema da Redação do ENEM 2021 e Dicas de Preparação para 2022. | Foto: Freepik.

A melhor forma para se preparar para a redação é pensar no antes e na hora que está realizando a prova de redação. Antes de fazer a prova é sempre bom estar informado e atento nas atualidades, sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, pois a redação costuma trazer esses temas atuais e que estão em alta. Já que um dos critérios da redação é coesão e coerência, foque nesta parte também, para conseguir colocar em ordem seus argumentos no texto e evitar erros. Pesquise sobre as redações que atingiram nota mil nos outros anos, isso poderá ajudar muito a redigir o texto, e pesquise também a opinião de profissionais a respeito dos outros temas e possíveis temas futuros, assim começará a ter uma base maior para a elaboração de seus textos. Fique atento à proposta de redação Enem 2021.

Durante a redação do Enem será disponibilizado os textos de apoio e o tema da redação, então assim que receber a prova leia o tema e os textos, pois assim enquanto realiza o resto da prova você pode ir pensando em ideias para a redação. O texto deve ser escrito de forma dissertativa-argumentativa, apresentando uma introdução, desenvolvimento e conclusão, no texto deve ser apontado ideias tanto favoráveis como contrárias à sua opinião, mas nunca pode ser colocado primeira pessoa ou opiniões pessoais a respeito do tema. Sempre fique atento a escrita e os seus erros ortográficos, pois podem acabar desconsiderando bastante sua nota na hora da correção, e preste atenção no número mínimo e máximo de linhas permitidas para escrever, utilize a folha de rascunho para colocar em ordem suas ideias.

Quais foram os últimos 5 temas do Enem?

Confira:

  • Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.
  • Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação).
  • Enem 2021Invisibilidade e registro civil: garantia ao acesso à cidadania no Brasil.

Quais são os temas da atualidade em 2022? Saiba para aplicar na redação do ENEM

Explorando o Tema da Redação do ENEM 2021 e Orientações para o Preparo em 2022. | Foto: Unsplash.

Os temas da atualidade 2022 no Brasil que podem ser temas de redação, pode ser “a cultura do cancelamento”, que vem ocorrendo muito ultimamente devido a artistas mostrarem sua opinião na internet e acabaram sendo “cancelados” por isso; evasão escolar no país, que pode ser associado a desigualdade social e também a dificuldade de acesso às escolas; ensino a distância, que atualmente virou um novo jeito aprender, devido a pandemia da covid-19; violência doméstica, pode ser um tema da redação devido aos grandes números que vem aumentando de casos de violência doméstica dentro de casa; saneamento básico, que é um assunto que vem apresentando bastante frequência em outros vestibulares que foram realizados nos últimos anos; Internet e tecnologia, é um assunto comum na sociedade que pode ser tratado com um toque do que está acontecendo recentemente; importância da democracia, por ser um ano de eleições e a política está em altas nos últimos tempos, então por isso o tema pode se tratar da democracia.

O Enem é importante, pois ele oferece chances de estudar nas melhores universidades do país por meio de uma prova, onde todos que se inscrevem e se preparam para fazer, esperam por uma ótima nota para que sejam aprovados em seus tão sonhados cursos de graduação, sejam eles realizados em federais, públicas ou particulares, o Enem ajuda em todos. 

A nota do Enem conta até em algumas universidades de Portugal. Então ao realizar a prova sempre preste atenção para que sua nota seja relativamente “baixa”, e para que ela não seja zerada de alguma forma, para isso fique bem atento às críticas que foram apresentadas acima. 

E fique atento ao tema da redação Enem 2021.

Venha conhecer mais sobre a AMentoria e acesse nosso site, por lá você ficará muito bem-informado.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem