[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Conheça a melhor rotina para quem estuda de tarde

Estudar de tarde não é, na maioria das vezes, a melhor opção para os estudantes, e criar uma rotina para quem estuda de tarde pode ser um desafio, mas se você só consegue se adaptar a esse período específico, tudo bem! O período da tarde costuma demorar bastante, apesar de que passe super rápido. A sensação é que o estudante entrou de dia e está saindo apenas à noite. Isso ajuda no pensamento de que esse turno é cansativo, o que não deixa de ser verdade. 

Em alguns casos, quem escolhe estudar à tarde possui um pouco mais de dificuldade de estabelecer uma rotina e de acordar cedo, por exemplo. E é por isso que estamos aqui. Ter uma rotina de afazeres e de estudo é muito importante para quem estuda. Estabelecer horários para a realização de atividades, sejam elas físicas ou do colégio, é essencial para a adaptação do estudante. 

A rotina de estudos vai ser capaz de te deixar mais focado. A partir dela você vai conseguir ter mais autonomia e desenvolver melhores métodos para aquelas matérias que te causam algum tipo de dificuldade. Isso porque através dessa nova rotina você vai conseguir perceber quais as disciplinas mais desafiadoras e quais delas há uma maior facilidade. A divisão entre esses dois eixos é crucial na hora de estudar corretamente, já que, somente assim, será possível dedicar mais tempo àquelas que você entende menos.

A criação de uma rotina de quem estuda de tarde, que abrange muito mais do que um horário destinado aos estudos, serve para acostumar o seu corpo com os seus afazeres. Acordar todos os dias no mesmo horário, se alimentar e fazer alguma atividade física vai te ajudar a ficar mais equilibrado durante o dia, sem muito sono ou cansaço. 

Agora, veja algumas dicas de rotina para quem estuda de tarde.

Rotina para quem estuda de tarde
A rotina de quem estuda a tarde pode ser conturbada, mas para tudo tem jeito. | Foto: Freepik.

6 Dicas para quem estuda a tarde

1.  Estabeleça um horário para acordar

Opte por acordar entre 7h e 8h da manhã. Se você não gostar tanto de acordar cedo, tente pelo menos às 8h e veja como o seu corpo vai se adaptar, por um tempo. 

Acordar mais cedo do que de costume vai te dar mais tempo livre pela manhã. Assim, você consegue acordar, tomar café da manhã com calma, estudar um pouco ou fazer aquela atividade física, voltar e começar a se arrumar para o colégio. Normalmente, o horário escolar vai das 13h às 17:30h/18h, logo aproveitar a manhã é uma ótima escolha para economizar e otimizar o tempo. 

Nesse período você vai poder adiantar alguma matéria ou atividade que ficou pendente, bem como assistir algum filme ou documentário. Toda essa questão de organização vai ficar ao seu critério, pense direitinho no que precisa ser feito no dia e se à noite já estiver bastante ocupada com os estudos, na parte da manhã você pode tirar um descanso. O importante é manter o equilíbrio entre estudo e lazer.

Claro que essa dica não é obrigatória, mas saiba que ajuda bastante no dia a dia. 

2. Arrume logo cedo a sua mochila e o seu uniforme

É comum esquecer algo que você ia precisar no dia, por isso, quanto mais calma você estiver, maior vai ser a chance de colocar tudo dentro da bolsa. Arrumar a mochila assim que acordar pode ser uma boa solução para quem é esquecido.

É interessante já selecionar o seu uniforme e observar se ele não precisa ser colocado para passar no ferro. Na pressa acaba dando tudo errado, logo deixar todos esses passos encaminhados vai te ajudar a ser mais rápida no pós-banho. 

3. Se alimente direito

Muitos acreditam que o café da manhã pode ser dispensável em uma rotina, mas caso você queira ter uma rotina eficaz e saudável recomendo que não pule essa refeição. Mesmo não gostando de comer tanto, opte por um sanduíche ou uma tapioca, sempre acompanhada de um suco ou de um leite, por exemplo. 

Na hora do almoço a dica é a mesma: não deixe de comer. Sair de casa sem se alimentar é um dos maiores erros dos estudantes, já que são os alimentos que vão garantir uma boa rotina de aprendizagens diárias. 

É importante lanchar no período escolar, também. Na hora do intervalo é interessante que você consiga comer direitinho. Não necessariamente você precisa levar de casa, mas saiba escolher um alimento que seja bastante nutritivo e gostoso. Lembre-se: você ainda vai demorar para chegar em casa. 

4. Tome banho antes de sair e ao chegar em casa

Quando você acorda cedo fica mais fácil estabelecer essa rotina de cuidados diários. Antes de ir para escola é fundamental que você tome um bom banho, uma vez que somente à noite será permitido um outro banho. 

Ao chegar em casa, tente tomar banho antes de jantar e veja seu tempo ser economizado. Às vezes distrações da televisão ou do celular fazem as pessoas demorarem na hora da janta. Então tente primeiro tomar banho e depois você vai poder aproveitar um tempo livre antes de ir estudar. 

5. Adiante o máximo possível no período da noite

Por esse ser o seu período mais longo, é bom que você consiga estudar a maior parte dos conteúdos pela noite, principalmente se você não curte tanto fazer isso de manhã.

6. Durma cedo

Não adianta querer acordar cedo e dormir de 00h ou de 1h da manhã. Criar uma rotina eficiente quer dizer sempre fazer as coisas nos mesmos horários ou em horários parecidos. Dormir cedo é um dos pontos fundamentais para conseguir acordar cedo da melhor forma e mais disposto. 

Seguindo essas dicas você vai conseguir estabelecer um uma rotina diária de afazeres e de estudo, mesmo indo à escola no período da tarde.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as rotinas de estudo? A “AMentoria” pode te ajudar. A empresa criada por três amigos estudantes é especializada em desenvolver as melhores mentorias de estudo personalizadas. Eles são bastante focados para aqueles estudantes que pretendem estudar bastante no vestibular, e podem ajudar a criar uma rotina para quem estuda de tarde.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem