[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Saúde mental Enem: como manter a saúde mental em dia enquanto se prepara para o Enem

Ao se preparar para o vestibular, é fato que uma série de desafios tendem a surgir, especialmente no que diz respeito ao desgaste físico e mental. Por isso, buscar entender suas limitações psicológicas e manter pensamentos sãos é algo muito necessário. Sendo assim, preparamos esse conteúdo a seguir para falarmos melhor sobre Enem Saúde Mental e como cuidar do seu psicológico, especialmente para quem irá fazer o Enem Medicina:

Enem saúde mental
Saiba sobre como fazer para manter sua saúde mental Enem. | Foto: Freepik.

Enem e saúde mental

Milhares de estudantes, diariamente, se preparam para o tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso passa por diversos métodos de estudo das matérias que caem na prova e da assustadora redação.

Por conta disso, muitos jovens acabam levando seu estado mental ao extremo pela pressão imposta sobre o quanto essa prova determina o que fazer pelo restante da vida. Isso acaba sendo algo completamente desestabilizador para os candidatos.

Durante a pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde realizou um levantamento sobre a saúde mental dos brasileiros. Os resultados indicaram que a ansiedade foi o transtorno mental mais prevalente em momentos de crise. Isso foi semelhante às situações de preparação para o exame do Enem.

Os nervos da prova podem fazer com que os mais velhos sintam nervosismo e estresse, enquanto os jovens podem sentir incerteza, medo e depressão em seu primeiro exame. Esses sentimentos resultam de grandes expectativas e circunstâncias incertas que levam a uma sensação de desamparo, desesperança e ansiedade.

Os alunos que estão se preparando podem ser dominados pela ansiedade de serem reprovados, graças ao fato de que competir contra seus colegas e amigos adiciona estresse extra às suas mentes já instáveis.

Portanto, estar sempre atento aos procedimentos que levam o estudante para esse caminho deve ser observado e abordado com responsabilidade, já que esse problema em relação à saúde mental pode acompanhar a pessoa pelo restante da vida.

Não basta apenas ser definido o que é a ansiedade ou a crise de pânico, certo? É necessário trazer mais em relação ao assunto para que exista um conhecimento maior sobre os perigos e o que pode ser feito para amenizar, e assim ter um cuidado maior com a saúde mental. Isso é algo que os jovens devem se atentar, pois pode ser muito importante, não só para o ENEM, mas para o restante da vida.

Assim, vamos apontar na tabela a seguir alguns dos sintomas que podem ser um indicativo que você está com ansiedade ou síndrome do pânico. Veja:

Sintomas de Crise de AnsiedadeSintomas de Síndrome de Pânico
Palpitação, coração pulsando forte ou aceleradoDor ou desconforto no tórax
Sensação de garganta fechada;Uma sensação de engasgo
SuorVertigens e/ou desmaios
TremoresMedo de morrer
Falta de ArMedo de enlouquecer
Sensação de desmaioAgitação ou arrepios
Náusea ou desconforto estomacalNáuseas, dores gástricas ou diarreia
FormigamentoSensação de dormência
Dor peitoralDistanciamento do meio em que vive
Calafrio e sensação de calorPalpitações ou frequência cardíaca acelerada
Irrealidade sentidaFalta de ar ou sensação de asfixia
Impressão de afogamento ou sufocamentoSudorese
Sentimento de perder a sanidadeTremores ou espasmos

Nota-se que alguns dos sintomas são semelhantes e podem causar confusão, mas é sempre indicado que você preste atenção se há mais de um dos sintomas. E caso ainda prevaleça a dúvida, sempre é recomendada a procura de um médico especialista para fazer uma análise da sua situação por completo.

Perigos da ansiedade e crise de pânico

Sendo assim, tais doenças podem ser perigosas em curto, médio e longo prazo. Por conta disso, é necessário um acompanhamento mais aprofundado e com especialista para que a pessoa se sinta segura e confortável. Portanto, saber alguns dos perigos que surgem após lidar com ansiedade e crise de pânico é necessário. Confira abaixo:

Insegurança

É muito comum que, com a tensão da preparação do Enem, também venha a insegurança. Isso mesmo, aquela pessoa que muitas vezes era totalmente confiante acaba se tornando desconfiada em relação aos seus próprios conhecimentos e habilidades.

Esse é um processo que é muito comum entre as pessoas com essas doenças – elas acabam se tornando pessoas que não conseguem colocar nenhum projeto para frente por medo de não conseguir ou não ser bom o suficiente. E a razão é que elas estão sempre se preocupando com o que as pessoas ao seu redor vão pensar, e isso traz essa insegurança desnecessária que acaba atrapalhando muitas coisas.

Desânimo

Quem nunca acordou de manhã sem vontade de fazer nada? Isso é algo extremamente normal de acontecer. Porém, quando é recorrente, pode ser um dos perigos que abrangem essas doenças. Desta forma, ele acaba atrapalhando qualquer atividade pelo restante do dia.

Conseguir sair dessa onda de desânimo é um processo difícil, mas muito necessário. Estar com um acompanhamento especializado pode ser determinante para que haja um avanço nessa situação e a pessoa consiga desempenhar melhor seus afazeres durante a rotina.

Dicas para cuidar da saúde mental

Agora que você já sabe melhor sobre como cuidar da sua saúde mental antes do Enem medicina, e como pode haver perigos ao redor dessa prova, é o momento de saber como fazer para cuidar da saúde mental, pois essa atitude ajudará em todos os processos dos estudantes para o exame e para o restante da vida. Veja:

Procure um especialista

Muitas pessoas entendem que procurar um psicólogo é destinado apenas a pessoas instáveis, o que é um grande mito. Buscar um especialista para entender seus problemas é uma excelente maneira para se abrir e expressar o que vem te afligindo.

Atividade física

Ao se preparar para o Enem, muitas vezes, só é vista a necessidade de estudar ao extremo. Contudo, separar alguns momentos para outras atividades pode ser muito interessante para a saúde mental do estudante. Por isso, exercícios físicos são uma ótima alternativa para melhorar o fator psicológico, de modo que o candidato consiga ter um desempenho melhor nos estudos e não acabe exausto. Esses pequenos detalhes fazem a diferença para o Enem medicina, por exemplo.

Quando se fala em Enem saúde mental, poder estudar sem tantas preocupações e com uma metodologia que funcione para melhorar o seu desempenho é uma boa pedida, não é mesmo? Acesse o site da AMentoria e veja todos os seus serviços de ensino preparatório para estudantes focados no vestibular.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem