[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Médico Urologista: quanto ganha, rotina e o que faz

Muita gente acha que o médico urologista é específico para homens, mas isso não é verdade em todos os casos. Saiba, a seguir, mais sobre urologista o que faz e descubra quais são as áreas de atuação que o médica desta área pode seguir:

urologista o que faz
O médico urologista trata do sistema reprodutor masculino, entre outras funções. | Foto: Freepik.

O que um médico Urologista faz?

Muita gente já ouviu falar da urologia mas ainda não sabe urologista o que é. A urologia é uma especialidade médica que tem as suas funções divididas em dois grandes segmentos: público em geral (mulheres e homens) e público específico masculino. 

Para o público em geral, o médico urologista irá tratar de todos os distúrbios ou patologias que envolvem o sistema urinário, que inclui os seguintes órgãos: rins, ureter, bexiga e uretra. Nesse caso, tanto homens quanto mulheres podem fazer uma consulta. 

Só que esse médico também trata de assuntos específicos do sistema reprodutivo masculino, que inclui a próstata, o pênis, o testículo, as vesículas seminais, os ductos deferentes e os epidídimos. Este médico também trata de distúrbios que se relacionam com as glândulas suprarrenais, que regulam os hormônios da adrenalina e do cortisol (controle do estresse). 

Este médico geralmente atua no ambulatório ou no consultório recebendo pacientes, passando exames e acompanhando o caso, entretanto, ele também pode seguir a área das cirurgias ou dos plantões de emergência, resolvendo casos mais urgentes. 

Quais são as principais áreas de atuação da Urologia?

Assim como a grande maioria das especialidades médicas, o médico urologista pode ter uma subespecialização, ou seja, tratar de uma área específica dentro do mundo que é a urologia. Existem 5 principais subdivisões da urologia, que são: 

  • Andrologia: Tudo que envolve o sistema reprodutor masculino. Os médicos especializados em andrologia tratam tanto da área sexual de seus pacientes (como distúrbios que causam disfunção erétil ou impotência sexual, por exemplo), quanto dos hormônios que colocam esse sistema para funcionar. 
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é de responsabilidade do médico urologista diagnosticar, tratar e acompanhar doenças como a herpes, a gonorreia e a sífilis. Mesmo que esse especialista atenda mulheres, pessoas do sexo feminino geralmente fazem esse acompanhamento com o ginecologista, mas ambos os médicos podem servir. 
  • Urologia pediátrica: O sistema reprodutor masculino de uma criança é bem diferente do sistema reprodutor masculino de um homem já adulto, principalmente em relação aos hormônios envolvidos no processo. Existe, nesse sentido, uma subdivisão dentro da urologia que é a urologia pediátrica, que trata das crianças que precisam de atendimento especializado. 
  • Uroneurologia: Problemas neurológicos podem causar vários problemas no sistema reprodutor masculino, sendo as doenças urinárias os principais deles. Para cuidar disso, existe uma subdivisão própria dentro da urologia. 
  • Uro-oncologia: Os tumores urológicos são aqueles que acometem o sistema reprodutor masculino, sendo o câncer de próstata o que ocorre com maior recorrência. Médicos uro-oncologistas tratam especificamente dos tumores localizados nesta região. 

Quais são os principais tratamentos oferecidos pela Urologia?

Separando, novamente, o âmbito de tratamento dos urologistas em tratamentos para o público em geral, que servem para homens e mulheres, e tratamentos específicos para o público masculino, o resultado final é o seguinte:

Doenças tratadas por urologistas para o público em geral:

  • Infecção urinária: Existem várias doenças que podem causar infecção urinária, sendo a cistite e a pielonefrite as principais delas. Nesta situação, o paciente irá sentir muita dor ao urinar e conseguindo fazer uma quantidade bem pouca de urina. 
  • Inflamações: Inflamações que podem ocorrer em órgãos de todo o sistema urinário.
  • Tumores benignos ou malignos: Mesmo que não seja extremamente comum, os órgãos que fazem parte do sistema urinário também podem apresentar tumor (que podem se desenvolver para um câncer ou não). 
  • Cálculos renais: Conhecidos popularmente como pedras nos rins;
  • Incontinência ou obstrução do fluxo urinário: Problemas para urinar que não são necessariamente causados por infecção urinária. 

Já as doenças específicas do público masculino que são tratadas por médicos urologistas são:

  • Infertilidade: Problemas para engravidar mulheres. Geralmente essa é uma situação que ocorre na produção dos espermatozóides, podendo ser uma questão de disfunção dos órgãos ou de hormônios;
  • Ejaculação precoce: Paciente não consegue manter uma relação sexual por muito tempo;
  • Impotência sexual: Paciente não consegue fazer o seu pênis ficar ereto para uma relação sexual;
  • DSTs: Mesmo que as DSTs não sejam específicas para os homens, os médicos urologistas geralmente cuidam mais desses casos no público masculino por já terem maior conhecimento na área;
  • Fimose: Um pequeno pedaço de pele que “prende” o pênis e faz com que o paciente sinta dor ao executar funções básicas como urinar ou ter relações sexuais. 
  • Curvatura Peniana: Pênis torto;
  • Câncer: Neste caso é o câncer que acomete algum dos órgãos que fazem parte do sistema reprodutor masculino. 

Quais são os principais exames realizados pela Urologia?

O médico urologista pode pedir desde exames mais simples, como a análise de sangue, até exames mais complexos, como um espermograma. 

No caso do exame de sangue, o médico geralmente passa com a intenção de identificar problemas no trato urinário, uma vez que esse exame consegue dar uma olhada nos parâmetros bioquímicos como a ureia e o ácido úrico, além de fazer a contagem de leucócitos. 

Em alguns casos o médico irá pedir exames de imagem, sendo a ultrassonografia e a ressonância magnética os mais comuns. Para problemas de infertilidade, o profissional possivelmente irá pedir o espermograma, a uretrocistoscopia para olhar uretra e bexiga, o fluxometria para verificar fluxo urinário e biópsia vesical para verificar um possível câncer na bexiga. 

Um dos exames mais polêmicos feitos por esse médico é o exame de próstata. Mesmo sendo muito importante para homens acima dos 50 anos, a tecnologia atualmente permite que inflamações na próstata sejam identificadas por meio do exame de sangue.

Quanto um médico Urologista ganha?

O salário do urologista vai variar de lugar para lugar, entretanto, a média salarial deste especialista é de cerca de 4.000 reais trabalhando apenas 25 horas semanais. 

Sabendo urologista o que faz e desenvolvendo o desejo de se tornar um profissional da área, é preciso tomar consciência de que a graduação em medicina é o primeiro passo, sendo entrar em uma boa universidade pública pelo enem o melhor caminho. Conheça, portanto, os cursos preparatórios para o Enem do A Mentoria.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem