Neste texto, o AMentoria te conta como a inteligência artificial pode ser usada nos estudos para o vestibular de medicina, suas principais vantagens e desafios, bem como as principais ferramentas e recursos disponíveis para os estudantes que desejam utilizar essa tecnologia para melhorar seus resultados. Continue a leitura!
Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas. E o ramo da educação não ficou de fora desse novo cenário!
No contexto dos estudos para o vestibular, essa tecnologia inovadora pode ser uma ferramenta mais do que valiosa para os estudantes que buscam se preparar de forma mais eficiente possível, levando em conta todos os desafios que envolvem a ‘maratona’ do pré-vestibular.
Você sabia que, por meio dos algoritmos e das análises de dados, a inteligência artificial pode ajudar os alunos em seus estudos?
Personalizar o processo de aprendizagem e fornecer feedbacks são apenas alguns exemplos do que a famosa I.A. pode fazer por você.
Vestibular de Medicina: desafios para estudar
Sabemos que a carreira de Medicina é difícil, não só durante o curso e após a graduação, mas também durante a tentativa de ingressar na universidade.
A seguir, listamos para você os principais desafios relatados pelos estudantes que prestam o vestibular para o curso de Medicina:
Concorrência
O vestibular de Medicina no Brasil é conhecido por ser um dos mais concorridos do País, fato. Como existem muitos candidatos disputando uma única vaga, a competição é acirrada e exige dos estudantes um alto nível de preparação e dedicação.
Desse modo, para se destacar em meio a tanta concorrência, é fundamental que os estudantes tenham um bom domínio das matérias exigidas, e também que invistam em uma preparação adequada, como é oferecido por cursinhos pré-vestibular.
É aí onde entra o AMentoria. Uma qualidade acessível com técnicas inovadoras. Tudo isso, você encontra em apenas uma única plataforma! Venha conhecer o nosso método!
Rotina apertada
Como vimos anteriormente, a preparação para o vestibular de Medicina aqui no Brasil é conhecida por ser um período muito intenso. Assim, a rotina apertada de estudos vira algo comum entre os estudantes de todo o país.
Já que os candidatos precisam se dedicar ao aprendizado de um grande volume de conteúdo nas mais diversas áreas do saber, como Biologia, Química, Matemática e Redação, a rotina de estudos acaba sendo bastante desafiadora e estressante.
Na maior parte dos casos, não é raro encontrar ainda estudantes que precisam conciliar sua vida acadêmica e seu sonho de passar no vestibular, com atividades extracurriculares e até mesmo algum trabalho.
Dessa forma, para lidar com toda essa situação que parece ser bem caótica, é importante que os estudantes adotem estratégias de organização e planejamento, busquem apoio de professores, familiares ou colegas, e priorizem a manutenção da saúde mental e física durante todo o processo de preparação para o vestibular.
Com uma rotina bem planejada e equilibrada, os estudantes podem aumentar suas chances de sucesso no vestibular de Medicina!
Insegurança
Não é nenhuma novidade que a preparação para o vestibular de Medicina pode gerar insegurança.
Devido à grande concorrência e à pressão por obter uma boa nota, os estudantes começam a questionar suas habilidades, muitas vezes se perguntando se são bons de verdade.
Por outro lado, também é comum existir pressão externa (ou interna, própria do estudante) para que a aprovação seja conquistada, o que gera uma cobrança excessiva e desnecessária.
Como consequência disso, a insegurança só aumenta, e em inúmeros casos isso é motivo para desencadear problemas mentais, como ansiedade, depressão, entre outros.
Logo, se você estiver vestibulando, busque descontrair o ambiente pesado, e estimular a mente do estudante para atividades que não envolvem o estudo necessariamente. Afinal, tudo que é em excesso faz mal, até mesmo o estudo.
Vestibular de Medicina: como a I.A. ajuda
Agora que você já entendeu como o vestibular é uma fase complicada, ainda mais quando se trata do curso de Medicina, veja como a inteligência artificial pode te ajudar nessa jornada
Plataformas de estudo
Plataformas de estudo disponíveis é o que não falta para os estudantes. Em geral, esses meios oferecem um amplo leque de recursos para o candidato, como: videoaulas, exercícios, simulados de provas, livros teóricos, etc.
Aqui no Brasil, é bem comum haver plataformas que são destinadas para o ENEM e vestibulares em sua maioria. Confira algumas delas:
- AMentoria;
- Glau (plataforma que opera por meio de IA e corrige redações no modelo ENEM gratuitamente);
- Stoodi (possui alguns recursos gratuitos);
- Me Salva (possui alguns recursos gratuitos);
- Descomplica;
- Kuadro;
- Plataforma Lampejo (gratuita);
- Repertório ENEM (gratuita);
Chat GPT
O Chat GPT, desde que foi criado, virou uma febre de utilização no Brasil. Isso porque ele oferece diversos recursos para as mais variadas questões. Ele é uma ferramenta criada com inteligência artificial. O site funciona à base de perguntas e respostas.
Elaboramos um breve guia para você não se perder:
- Busque no Google por OpenAI/Chat GPT;
- Abra o site e faça seu cadastro;
- Pronto! Agora é só fazer qualquer pergunta, que a IA do site vai responder para você!
Vestibular de Medicina: vantagens do estudo com ajuda de I.A
Um dos principais prós é o fornecimento de feedbacks precisos e bem elaborados, para cada pessoa diferente! Com isso, é possível desenvolver, em conjunto com a IA, um plano de estudos personalizado conforme as necessidades individuais de cada estudante! Bem bacana, não?
Ademais, chatbots, assistentes virtuais e jogos educativos podem tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.
Com todas essas vantagens, estudar com IA pode ser uma opção eficaz e promissora para os estudantes que buscam se preparar para vestibulares.
Vestibular de Medicina: o que é e como funciona a I.A
Inteligência Artificial, ou simplesmente I.A., é um nome dado para um conceito recente que surgiu no meio da computação. A IA é nada mais nada menos do que a capacidade de máquinas interpretarem dados e oferecerem soluções e aprender com isso.
Portanto, a IA é uma maneira das máquinas agirem como um ser humano, desenvolvendo, assim como eles, habilidades de pensar, raciocinar, interpretar, etc.
A IA opera por meio de algoritmos e análise de dados. Assim, ela consegue ‘dissecar’ bem o seu problema ou pergunta, e encontrar, em meio às milhares de informações disponíveis, a melhor alternativa para resolver seu impasse ou para te aconselhar.
E por hoje é só! Continue acompanhando as postagens do AMentoria para mais conteúdos e inspirações sobre vestibular de medicina.