[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Como passar em medicina na UFMG: guia completo

Você sabe como passar no vestibular da UFMG em medicina? A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está presente na lista das melhores faculdades de Medicina de todo o Brasil, saindo na frente de instituições também renomadas como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Compreender os detalhes do vestibular para Medicina na UFMG é fundamental para alcançar seu objetivo de ingressar nessa prestigiosa instituição. O processo seletivo da UFMG é amplamente reconhecido por sua rigorosidade e demanda, e preparar-se adequadamente é essencial para se destacar entre os candidatos.

O vestibular da UFMG para o curso de Medicina passou por mudanças significativas ao longo dos anos. Atualmente, a inscrição é realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o sistema utilizado pelo Governo Federal para a seleção de estudantes em instituições públicas de ensino superior. Durante o processo de inscrição, é necessário informar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é utilizado como base para a seleção dos candidatos.

O primeiro passo para participar do processo seletivo é ter feito a prova mais recente do Enem. Além disso, é importante não ter zerado a redação do Enem e ter realizado a prova como candidato regular, não como treineiro. Esses são pré-requisitos cruciais para estar elegível na seleção.

O processo de inscrição no Sisu acontece durante um período específico, geralmente no início do ano. Durante esse período, os candidatos devem acessar o site do Sisu e realizar a inscrição, selecionando até duas opções de cursos e instituições. Vale destacar que a UFMG, como uma das principais universidades do país, costuma ter uma concorrência alta para o curso de Medicina, o que torna importante ter alternativas em mente.

Uma vez realizada a inscrição, é possível acompanhar a nota de corte do curso escolhido ao longo do período de inscrições. A nota de corte é a menor pontuação necessária para que o candidato esteja dentro das vagas disponíveis para aquele curso e instituição. Acompanhar essa nota de corte pode ser útil para entender suas chances de ser selecionado e, caso necessário, reajustar suas opções de acordo com suas prioridades.

Após o período de inscrições, o Sisu divulga o resultado da chamada regular, indicando os candidatos selecionados para cada curso e instituição. Os selecionados devem realizar a matrícula dentro do prazo estabelecido. Além disso, há a possibilidade de se inscrever na lista de espera do Sisu, caso não tenha sido selecionado na chamada regular. Essa lista de espera é uma segunda chance para conseguir a vaga, caso haja desistências ou vagas remanescentes.

Em resumo, conquistar uma vaga no curso de Medicina da UFMG através do vestibular exige não apenas dedicação aos estudos, mas também um entendimento claro do processo seletivo e das etapas envolvidas na inscrição pelo Sisu. 

Mantenha-se atualizado com as informações oficiais divulgadas pela instituição e pelo Ministério da Educação, e esteja preparado para enfrentar a concorrência e os desafios desse processo seletivo. Lembre-se de que o sucesso depende não apenas das notas obtidas, mas também da estratégia e da preparação adequadas.

O vestibular da UFMG é um dos mais buscados pelos estudantes que sonham em cursar Medicina na instituição. Por conta disso, é claro que a concorrência não é baixa: todos os anos, as notas de corte são altas e super exigentes.

Ficou com vontade de saber como passar na UFMG em medicina? Então, você não pode deixar de conferir abaixo o conteúdo que o AMentoria trouxe para solucionar suas dúvidas. 

Saiba tudo sobre como passar em medicina na UFMG, como é o vestibular, grade curricular, a nota para passar em medicina na UFMG, dicas e muito mais!

como passar na UFMG em medicina
Saiba tudo sobre o vestibular de medicina da UFMG. | Foto: Freepik

UFMG: história da instituição

A história da UFMG começa em 7 de setembro do ano de 1927, quando a instituição tinha o nome de UMG. As quatro escolas de ensino superior de Belo Horizonte decidiram se unir como uma universidade privada após a criação da UMG. Fundada em 1892 em Ouro Preto, a Faculdade de Direito tornou-se o primeiro departamento da instituição após a transferência para Belo Horizonte em 1898. Além disso, a Escola de Engenharia e a Faculdade de Medicina fizeram parte dessa fusão. Assim, foi criada a Universidade Federal de Minas Gerais

Após esses momentos iniciais, a partir de 1940 a UMG começou a se expandir, não só em campus, como também na área acadêmica. Tudo graças aos novos vínculos estabelecidos com outras escolas livres de Belo Horizonte, como a de Arquitetura, as de Filosofia, Ciências e Letras, Ciências Econômicas e Administrativas, Enfermagem, Veterinária, do Conservatório Mineiro de Música e a Escola de Biblioteconomia.

A federalização da UMG ocorreu em 1949, mas foi apenas em 1965 que a instituição passou a ser, de fato, pública.

Como fazer a inscrição em Medicina na UFMG?

A inscrição para o curso de Medicina na UFMG é realizada, atualmente, no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). É uma inscrição gratuita e rápida, feita no site próprio do sistema, do Governo Federal.

Veja o passo a passo para fazer sua inscrição:

  • Tenha em mãos seus dados do Enem;
  • Faça o login na edição do Sisu que está aberta.

O sistema mostra as opções de cursos disponíveis e também as instituições que estão ofertando eles à você pode escolher apenas duas universidades, ok? Caso participe de cotas, selecione a opção no site e na sua inscrição.

Pronto! É só aguardar o próprio Sisu selecionar as melhores notas, para preencher as vagas disponíveis. Entre o segundo e o penúltimo dia de inscrição, é possível acompanhar a nota de corte do curso escolhido, tanto geral, como a do candidato.

Data de inscrição

Confira:

  • Período de inscrições: 15 a 18 de fevereiro de 2023;
  • Resultado da chamada regular divulgado à entre 21 a 22 de fevereiro de 2023;
  • Período da matrícula: 23 de fevereiro a 08 de março de 2023;
  • Inscrição dos interessados em participar da lista de espera do SISU: 22 de fevereiro até 08 de março de 2023;
  • Convocação dos candidatos que participaram da lista de espera: 10 de março de 2023.

Pré-requisitos

Vale destacar que dentre os requisitos de como passar na UFMG em medicina, o interessado deve, obrigatoriamente, ter realizado a prova mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, não pode ter zerado a redação do ENEM e ter feito a prova como treineiro.

Vestibular da UFMG

Assim como a Fuvest, que é o principal vestibular da Universidade de São Paulo (USP), a UFMG também possuía uma prova própria. A Comissão Permanente do Vestibular (Covepe), organizava o concurso anualmente, entre os meses de novembro e janeiro. Estudantes que já haviam concluído o Ensino Médio ou possuíam graus equivalentes, podiam se candidatar às vagas oferecidas pelo vestibular.

Um fato curioso é que, apesar de ser um vestibular anual, havia duas chamadas para os cursos da UFMG. Apesar de ter sido um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do Brasil, em 2013, foi extinto, para ceder lugar ao Enem e ao programa vinculado a ele: o Sisu.

Nota de corte

Como passar em medicina na UFMG? Em 2022, a nota de corte foi de 813,18 pontos, no campus de Belo Horizonte.

Grade Curricular

A grade curricular possui matérias voltadas para Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Saúde Coletiva. A primeira fase do curso exige que os alunos compreendam os fundamentos celulares e moleculares dos processos orgânicos, bem como os princípios básicos no campo da prática e metodologia científica. Isso porque a maioria dessas aulas acontece no Instituto de Ciências Biológicas localizado no campus da Pampulha.

Na parte prática do quarto período, os alunos aprendem por meio da prática presencial nos centros de saúde e clínicas dos hospitais, bem como nos laboratórios de computação e simulação da Faculdade de Medicina. Eles também aprendem através do estudo em sala de aula nessas instalações.

Já na reta final, a partir do 9º período começam os estágios. Além disso, o estudante terá a chance de fazer participações em projetos de iniciação científica da universidade que conta com a iniciação a docência.

O curso de Medicina na UFMG

A UFMG soma, hoje, mais de 15 mil médicos formados, e mais de 107 anos de vivência. São 6 anos de curso, assim como todos os cursos de Medicina do País, e excelência é o que define a UFMG e seu curso de Medicina.

Dicas para se preparar para a prova

A seguir, separamos 5 dicas que podem ser interessantes para que você consiga passar na UFMG e conseguir ingressar no curso que mais quer. Confira:

Estude bastante

Essa dica pode parecer bastante simples e besta, não é mesmo? Claro que se deve estudar bastante, mas muitas pessoas acabam estudando de forma erradas ou não são tão eficientes para o aprendizado. Ou seja, é importante o estudante buscar metodologias que possam ser mais adequadas a sua forma de aprender determinada matéria.

Por exemplo: existem pessoas que conseguem aprender com muito mais facilidade quando existe um desafio/brincadeira por trás desse estudo, já outras pessoas aprendem melhor quando assistem vídeo-aulas. Portanto, encontre a metodologia que se adeque com a sua maneira de estudar e que traga mais resultados.

Seja organizado e mantenha uma rotina de estudos

Uma das partes mais primordiais para quem está querendo saber como passar na UFMG em medicina é que consiga ter uma rotina de estudos bastante organizada. Isso é uma técnica muito conhecida na área da educação e que tem motivos, pois consegue melhorar o desempenho em relação ao que é aprendido pelos estudantes.

Sendo assim, é interessante que o estudante procure um lugar de estudo que passe conforto e tranquilidade, pois isso é algo que vai ajudar para não haver tantos estresses. A partir disso, crie um cronograma para que todas as matérias sejam estudadas. O recomendado é que essa rotina de estudo possua um horário fixo.

Não deixe de cuidar da sua saúde física e mental

O que é pensado por muitas pessoas em relação ao estudos e aprendizado é precisa ficar focado nisso 24 horas por dia sem pensar em outras coisas, certo? Mas isso é algo muito mais prejudicial do que benéfico ao estudante. Por conta disso, sempre é recomendado estudar com antecedência, mas com todos os cuidados para não haver algo semelhante a um burnout (estresse por excesso de trabalho). 

Tenha momentos de descanso e lazer, eles também são importantes

Como foi dito no tópico acima, é importante cuidar do seu corpo, certo? Desse modo, é necessário que o estudante não fique apenas focado nos estudos, mas tenha seus momentos para diversão, ou seja, sair com amigos, familiares ou praticar um esporte. Qualquer forma de entretenimento é interessante para que se tenha um descanso mental e uma distração do estresse que são os estudos.

Priorize as disciplinas com maior peso na composição da nota final

Cada universidade possui sua forma de buscar os melhores estudantes para ingressar, não é mesmo? Por conta disso, existem disciplinas que podem possuir um peso maior para determinados cursos e que devem ter a atenção dos candidatos. Portanto, busque informações mais completas nos sites da universidade para que se tenha uma noção maior sobre as disciplinas que podem fazer a diferença para que você consiga se destacar em frente aos seus concorrentes pela vaga no seu curso desejado.

Edital UFMG

O edital da UFMG pode ser encontrado no site da instituição. É de extrema importância a leitura deste, de modo que não haja nenhum tipo de erro na entrega de documentação e fase de matrícula no curso.

Para se tornar um médico, seja ele de qualquer especialização é necessário muito estudo e dedicação, através de um cronograma de estudos disciplinado, metas de curto e longo prazo além de um método eficiente. 

O AMentoria é um verdadeiro ecossistema de individualização que oferece a oportunidade de aprender como passar na UFMG em medicina. Isso é diferente de um cursinho, pois inclui tudo o que falta. Sendo assim, por possuir sócios-fundadores que já possuem um conhecimento prático por serem vestibulandos de medicina, o AMentoria consegue trazer essa aproximação entre o que é necessário e o que o aluno precisa. Por conta disso, existem algumas bases que são fundamentos para levar o ensino de qualidade no curso, como:

  • Mentor individual já aprovado em medicina e treinado numa metodologia baseada na ciência que direciona seus estudos de maneira personalizada.
  • AM Academy: plataforma online de simulados semanais exclusivos, aulas didáticas e divididas por profundidade, resoluções em vídeo das questões do simulado, listas de questões e dashboards.
  • Monitoria online 24h com professores especialistas para tirar qualquer dúvida que você tiver em qualquer questão (até mesmo as que não estão nas nossas listas).

Para saber mais sobre como passar na UFMG em medicina, AMentoria possui uma metodologia que vem ajudando diversos estudantes a conseguirem passar em seus cursos nas universidade. Então, porque você não aproveita isso também? Clique no link e saiba mais detalhes para melhorar os seus estudos.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem