[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Tenha todas as informações da prova nas suas mãos com o App do Enem

O ENEM é uma prova aplicada anualmente para os estudantes do ensino médio ou para quem já passou por essa fase escolar. O exame nasceu com a proposta de medir o nível de aprendizado dos alunos brasileiros mas, atualmente, ele serve como a principal porta de entrada para a maioria das universidades públicas do país. Graças a sua importância, a prova ganhou um aplicativo, o App Enem

Esse aplicativo do Enem é de uma importância muito grande quando esse exame é trago para os dias atuais. Com o constante avanço da tecnologia, é praticamente impossível encontrar um estudante que não tenha acesso à internet e que não fique distraído constantemente por essa forma de entretenimento. 

A ideia de trazer a prova para essa realidade foi extremamente inteligente, pois faz com que a tecnologia não seja somente distração, mas também aprendizado e conhecimento educacional. A confecção do app faz com que a verificações de informações sobre a prova seja muito mais fácil. Para usufruir de todos os benefícios desse aplicativo é preciso, primeiro, conhecê-lo profundamente. 

App do Enem
A tecnologia pode e deve ser uma aliada nos estudos. | Foto: Freepik.

App do ENEM

O aplicativo do ENEM foi disponibilizado para aparelhos que possuem o sistema IOS ou Android no ano de 2020, bem quando acontecia a pandemia do COVID-19. Essa foi uma atitude muito bem pensada quando considerado que muita gente não estava conseguindo estudar por haver a impossibilidade de frequentar a escola. 

Dessa maneira, ter um aplicativo que, além de informações sobre a prova, reunia uma série de questões em forma de simulado, foi muito importante para manter o estudo de muitos estudantes que queriam fazer o ENEM em dia. 

Como nem tudo são rosas, o app do ENEM recebeu e ainda recebe muitas críticas. Em um primeiro momento ele não funcionava muito bem, falhava constantemente e fechava as questões do nada fazendo com que os usuários perdessem o seu desempenho. Esse aplicativo tem sido atualizado com frequência e já está bem melhor do que era sua primeira versão, e a tendência é melhorar ainda mais. 

Funcionalidades

Dentro do app ENEM, o usuário tem acesso a uma série de funcionalidades que servem de ajuda para o acesso à informações. Nele, é possível o candidato dar uma olhada em suas notas de anos anteriores em que ele fez a prova do ENEM. Além disso, o usuário pode baixar a redação corrigida e, além da nota, verificar qual a correção para saber no que ele errou e como ele pode melhorar. 

O aplicativo disponibiliza um simulado que possui questões similares às que realmente caem na prova oficial. O candidato também pode dar uma olhada no local de prova e na sala, se a data de consulta estiver dentro do prazo previsto pelo cronograma. Algumas solicitações, como isenção de taxa e atendimento especial, podem ser feitas no aplicativo. 

Simulado

O simulado disponível no app do ENEM funciona mais ou menos como um videogame. Ao escolher essa opção, o usuário é levado para uma tela com quatro opções: linguagens, ciências humanas, matemática ou ciências da natureza. 

Após clicar em uma delas, abre-se uma tela com 45 questões e um tempo de contagem na tela. Ao terminar a pequena prova, o usuário tem acesso ao seu número de acertos, que é disponibilizado em formas de moeda, e o tempo total de prova. Dar uma olhada nesse tempo é muito legal pois a prova tem um tempo total para ser executada que precisa ser seguido fielmente. 

Todos os anos um simulado oficial do ENEM é feito e disponibilizado nesse aplicativo, o que faz com que a cada ano a chance de estudar por essa plataforma se torne ainda maior pois haverão mais questões. Fazer esses simulados é muito interessante pois as questões foram feitas pelas mesmas pessoas que fizeram o exame, então o tipo de prova é o mesmo, o que ajuda muito. 

App do ENEM Como usar

Quando o usuário entra pela primeira vez no aplicativo, logo depois de fazer o seu download na apple store ou no play store, a interface solicitará um login e uma senha. Essas duas informações necessárias são as mesmas realizadas no momento da inscrição da prova, que é o login único do governo federal, usado também para diversos outros serviços federais oferecidos. 

Após a colocação do login e da senha correta, a interface se dirige para uma baixa principal, onde há uma série de opções. No canto superior direito aparecerá um desenho de moedinhas com as pontuações conseguidas por esse usuário ao acertar as questões do simulado disponibilizado. 

Dentre as opções disponibilizadas está a realização do simulado, a verificação de notas dos ENEMs passados, a correção de antigas redações e, se dentro do prazo, o local de prova do próximo ENEM do usuário em questão. Daí basta clicar na opção desejada e usufruir dos benefícios oferecidos. 

Outros aplicativos para estudar para o ENEM

O estudo do ENEM feito dentro dos aplicativos não precisa se limitar ao app oficial, é possível estudar até no Instagram, basta seguir páginas de informação educacional com dicas rápidas para a prova. Além dessa rede social, também é possível citar o TikTok e o YouTube como plataformas que podem ser usadas para a preparação desta prova. 

Para ir além das redes sociais, os candidatos podem se preparar pelo o Spotify, ouvindo podcasts de educação, e por apps de simulados. O uso de plataformas que ajudam a organizar o plano de estudo, como o Trello, é também bastante funcional quando consideramos que é praticamente impossível se preparar e sair bem na prova sem um bom planejamento prévio. 

Essas estudadas rápidas e, na maioria das vezes, básicas, como o App Enem, ajudam bastante na hora de fazer a prova, mas elas não são suficientes sozinhas. Para passar em uma boa universidade no curso desejado é preciso ir além e procurar cursos preparatórios eficientes. Conheça a AMentoria , com mentorias e mentores incríveis, que te ajudarão a ter sucesso nessa etapa da vida. 

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem