[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Como organizar no dia da prova do ENEM

Muitas pessoas acabam definindo o ENEM como uma maratona de resolução de questões, pelo grande volume e por muitas vezes ser realmente uma luta contra o tempo. Apesar disso, o tempo não precisa ser um fator limitante para o seu desempenho, se você conseguir se acostumar com a situação de pressão e principalmente souber se organizar tanto no dia da prova, quanto durante a própria prova. Por isso, confira algumas dicas de como controlar o tempo de prova ENEM

tempo de prova enem
Entenda mais sobre como administrar o Enem tempo de prova. | Foto: Freepik.

O ENEM, como todos sabem, é realizado em dois domingos, nos quais são separados um dia para linguagens, humanas e a redação e o outro para matemática e ciências da natureza. Com isso, o primeiro dia tem a duração de 5 horas e 30 minutos, e o segundo dia tem duração de apenas 5 horas. Portanto você possui as mesmas 90 questões, mas no primeiro dia tem ainda uma redação para ser escrita, por isso o acréscimo de tempo. 

Mas a organização no dia da prova é fundamental, você precisa conhecer o seu local de prova, e saber onde é e o melhor caminho para chegar lá. Na véspera da prova você deve separar todo o seu material necessário, com sobras para o caso de uma caneta falhar, separe sua roupa e principalmente aquilo que você irá comer, mas lembre-se comer durante a prova precisa ser de forma bem administrada, se não pode acabar sendo um distrativo tremendo.  

Sabendo o tempo que levará para chegar ao local de prova, opte por sair de casa com o dobro desse tempo para o portão ser aberto, com isso você estará blindado de imprevistos e poderá voltar em casa, caso tenha esquecido algum documento, ou material. 

Chegar cedo é essencial para ter tranquilidade na hora de entrar, e principalmente para não correr riscos. Além disso, chegar perto do fechamento dos portões despertará uma adrenalina desnecessária em você, o que pode prejudicar seu desempenho.  

Como organizar o tempo na prova do ENEM?

A organização é sem dúvida, o principal fator determinante para o sucesso ou não de um vestibulando. De nada adianta conhecer todos os conceitos, se você não consegue se organizar para resolver as questões dentro de um tempo estipulado. 

Existem algumas questões da prova do ENEM que foram feitas para não serem resolvidas, ou seja, questões que irão te fazer perder muito mais tempo e que você provavelmente não conseguirá achar uma resposta satisfatória.  

Organizar a prova do ENEM é um fator muito mais psicológico que qualquer outra coisa, já que durante a prova você não poderá utilizar um relógio e algumas salas não possuem esse dispositivo. Portanto, nesses casos, sua única informação de tempo é a cada período pré-determinado naquele quadro que mostra o tempo restante de prova. Os fiscais costumam avisar aos vestibulandos quando faltam 30 minutos, para que seja direcionado maior atenção para o preenchimento do cartão resposta.  

Então de modo muito geral, você terá 3 minutos para a resolução das questões, considerando 25 minutos para preenchimento do cartão resposta e outros 5 minutos destinados a comida, idas ao banheiro ou para hidratação. 

No dia da redação, se torna um pouco mais corrido, já que o ideal é que você possua de 40 a 60 minutos para realizar a redação, o que dará um pouco mais de 2,6 minutos por questão, considerando o tempo máximo de redação e mais o tempo de preenchimento do cartão.  

Dicas de como organizar o tempo na prova do ENEM

O seu tempo para ser melhor organizado pode ser administrado a cada 30 minutos através da meta de resolução de 12 questões. Apesar de demandar que você utilize menos tempo que o disponível, tendo essa meta em mente você não perderá tempo se preocupando com o horário a cada questão e a cada 30 minutos terá a ideia se você precisa acelerar ou pode manter o ritmo. 

As 12 questões são justamente para você mirar uma folga em relação às 10 previstas anteriormente, mas se você não conseguir alcançá-las não se desespere, se mantendo próximo das 10 você pode manter o ritmo.  

Além disso, entender as questões que você consegue resolver rapidamente é essencial, por isso marque-as e resolva-as primeiro. Para isso, ao receber a prova, assim que autorizado, folheie a prova e veja as questões por alto e já comece por aquelas que você precisará de pouquíssimo tempo para resolver. 

Priorizar as questões mais fáceis garantirá que você tenha um melhor aproveitamento naquilo que você sabe, mas lembre-se o ENEM conta com o TRI (Teoria de resposta ao item) portanto as questões têm pesos distintos e acabam dependendo umas das outras na nota final.  

Garanta que você tem 30 minutos, no mínimo, para passar as respostas a limpo e principalmente dar uma revisada nas questões. Lembre-se que em alguns casos você precisará chutar, mas não é por isso que você fará de qualquer forma. Utilize estratégias de eliminação, e procure resultados que possuam alguma semelhança, normalmente quando existem alternativas parecidas, uma delas é realmente a correta.  

Por onde começar a prova

Por onde começar a prova, pode ser fundamental para o enem tempo de prova, já que você prioriza aquilo que você começa. Existem pessoas que preferem começar pelo rascunho da redação, se você é uma dessas pessoas ótimo, se não, tem uma ótima estratégia para você. Se você optar por não fazer um rascunho do seu texto, você deve, ao começo da prova, ler a proposta da redação e na parte separada para o rascunho, coloque seus argumentos, recursos sócio-culturais e quaisquer outras estruturas que não pode esquecer. Isso fará com que de modo quase que inconsciente a sua redação vá se formando na sua cabeça ao longo da prova.  

Então, se você não gosta de começar com a redação, faça ela na metade da prova, após resolver 45 das 90 questões. É fundamental não deixar a redação para o final, porque ela além de ser o diferencial da nota, tem um potencial gigantesco de ser zerada e isso significa a exclusão do candidato de qualquer chance de admissão na faculdade.  

No dia de ciências da natureza e matemática, utilize a estratégia de folhear toda a prova porque às vezes acontece de você encontrar respostas de uma questão no enunciado de outra, ou acabar sendo ajudado pelo enunciado de outra questão. Além disso, você deve sempre começar pelas mais fáceis e circular aquelas questões que você não acredita que conseguirá resolver. 

Ao finalizar as questões “fáceis” dedique seu tempo ao restante, mas não se prenda por muito tempo em uma questão, se não consegue resolvê-la, passe-a e ao final da prova você tenta novamente se houver tempo hábil.  

Agora que você conhece algumas das diversas estratégias de como controlar o tempo de prova ENEM. Então, ficou ainda mais fácil de se organizar, lembre-se de implementar essa restrição de tempo durante os seus estudos para que você se acostume a resolver as questões do método mais eficiente e rápido, mas que não seja de qualquer jeito.

Para potencializar o seu tempo de prova Enem e seu resultado na prova, faço o convite para que você conheça AMentoria. Voltada para preparação de estudantes para aplicar para medicina, é uma ótima forma de ao menos aumentar suas chances de aprovação. Para saber mais informações acerca do curso preparatório de medicina, acesse o site e confira já os planos.  

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem