[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Redação Enem: Como tirar nota 1000 na redação do Enem?

Se você é um vestibulando que tem como sonho passar em um curso de medicina ou outro que seja igualmente concorrido, saiba que há alguns caminhos sobre como tirar nota 1000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Como parte escrita do Enem, que é feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a redação vale 1000 pontos e pode ser o grande diferencial para conquistar aquela sonhada vaga em uma universidade federal ou ótimas bolsas de estudo em faculdades privadas. Vamos entender com a AMentoria as principais dicas de como tirar 1000 na redação do Enem? Continue a leitura.

como tirar nota 1000 na redação do Enem
Preparação mental e física também são importantes para fazer uma boa prova. | Foto: Unsplash.

Como se preparar realmente para tirar 1000 na redação Enem

Vamos conferir as dicas da AMentoria sobre como tirar nota 1000 na redação do Enem?

Preparação mental e física

Quando falamos sobre Enem e outros vestibulares, falamos tanto da parte teórica e de estudos que esquecemos da importância de dar descanso para nosso corpo e mente. Uma boa prova depende de um candidato devidamente disposto. Isso significa que é importante não ter contato com nenhum estudo pesado e profundo um dia antes da prova, por exemplo. Não adianta querer aprender todas as dicas para uma redação nota 1000 antes do exame, essa é uma preparação que se faz aos poucos e ao longo do ano. 

Obedecer as competências de avaliação da redação

Os avaliadores do Enem levam em consideração cinco competências que atribuem em sua nota final. São elas: Domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; manter a coerência no texto; conhecimento dos mecanismos linguísticos; apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Não cometer nenhum dos fatores que possam levar à nota zero na redação

Zerar na redação é um grande medo de muitos estudantes ao fazer essa parte do Enem. No entanto, não é necessariamente difícil evitar estes casos. Para isso, não escreva a redação em caneta azul, lembre-se de passar o texto a limpo, não entregue a folha em branco, escreva com uma  letra legível, não fuja do tema, não faça plágios dos textos motivadores e escreva mais de oito linhas.

Como estar pronto para não ser pego de surpresa com o tema

Outra grande questão que envolve o preparo para a redação do Enem é o tema proposto pelo Inep. O medo de não saber nada do tema da redação é real e incomoda muitos estudantes que estão se preparando para o exame, afinal, o que fazer se for um tema inédito e que não tenho nenhum conhecimento? Como não ser pego de surpresa?

Estude os temas das redações dos anos anteriores

Mesmo que os temas das redações de cada ano sejam inéditos, pense o quanto você pode aprender ao estudar os temas dos anos anteriores. Dominando a forma da problemática que é proposta pela prova e entendendo exatamente o que os avaliadores vão desejar ler. 

Para isso, aí vai a dica. A seguir, os temas do ENEM de 2021, 2020, 2019 e 2018. 

  • 2021: “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”
  • 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
  • 2019: “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”
  • 2018: “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”

Acompanhe notícias e temas em alta

Acompanhar notícias e o jornalismo de atualidade, principalmente no âmbito político, econômico, ambiental e social é muito importante. O Inep vai sugerir como temas de redação que sejam problemáticas da sociedade, como é possível ver nos temas dos últimos quatro anos: machismo e inclusão de mulheres na ciência, discrminação, acesso à cultura e direito à privacidade. Assim, estar atento às notícias e acontecimentos do Brasil é muito importante e vai te ajudar na hora de escrever para não ser pego de surpresa. 

Mas atenção, não adianta ficar atento à notícia que saiu na semana da prova do ENEM. O exame é finalizado no início do ano em que será aplicado, então dê aquela pesquisada nas principais notícias do último ano e pesquise-as a fundo. 

Principais cuidados ao desenvolver seu texto

Além de evitar os fatores que zeram uma redação, como já mencionamos anteriormente, um dos principais cuidados que você precisa ter para alcançar uma redação nota 1000 é fazer um “texto cíclico e integrado”. Mas o que isso significa? 

Trabalhe em um texto que seja “uma coisa só”, ou seja, quando o avaliador estiver lendo a conclusão, ele precisa entender que esse é o mesmo texto que ele começou há poucos minutos. 

Para isso, use recursos linguísticos como conjunções, preposições e advérbios para conectar seus parágrafos. Além disso, resgate elementos e referências de filmes, frases ou outros que você trouxe na introdução e início do texto para poder concluir esta ideia de forma cíclica, respondendo à pergunta que do tema proposto. 

Como começar a redação

Usar termos como “Atualmente” ou “nos dias de hoje” não são boas opções para começar uma redação do ENEM. Você pode começar seu texto resgatando fatos históricos, notícias relacionadas ao assunto ou até mesmo fazendo referências a filmes e livros, o que mostra bom repertório para os avaliadores, e resultando em uma boa nota na redação do ENEM.

A AM Academy se trata de um verdadeiro “ecossistema” de individualização de estudos e ideal para aqueles que buscam saber como tirar nota 1000 na redação do Enem. A AM não é  um cursinho – ela é tudo o que falta nele.

Como os sócios-fundadores já foram vestibulandos de medicina, toda a estrutura disponibilizada para os AMers é pensada para entregar exatamente o que o AMer precisa. Confira nossos pilares de ensino: 

  • Mentor individual já aprovado em medicina e treinado numa metodologia baseada na ciência que direciona seus estudos de maneira personalizada.
  • AM Academy: plataforma online de simulados semanais exclusivos, aulas didáticas e divididas por profundidade, resoluções em vídeo das questões do simulado, listas de questões e dashboards.
  • Monitoria online 24h com professores especialistas para tirar qualquer dúvida que você tiver em qualquer questão (até mesmo as que não estão nas nossas listas). 

Para saber mais sobre como tirar nota 1000 na redação do ENEM, acesse o site.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem