[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Conheça as diferentes especialidades cirúrgicas da área da medicina

A maioria dos graduandos pós formação buscam uma especialização que direcione o rumo de sua carreira, e na área da medicina, é mais do que recorrente. O período após a formação, para aqueles que se identificam com a medicina cirurgia, precisa de apuração vasta para que se tenha uma opção de especialização escolhida com responsabilidade.

Dessa forma, para aqueles graduados que se identificam com a atuação em procedimentos cirúrgicos, a direção à residência médica nas especialidades cirúrgicas já está mais do que certa para todos os tipos de cirurgião. E é de suma importância que, para se especializar em alguma área, o indivíduo tenha o pleno conhecimento de quais são as áreas possíveis de se colocar suas capacidades em prática.

Medicina cirurgia
A área da medicina cirúrgica é uma das mais procuradas após a graduação. | Foto: Freepik.

Diferentes tipos de especialidade cirúrgica

Existem diversos tipos de especialidades cirúrgicas dentro da área da medicina. Dentre as principais estão: a cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, cirurgia plástica e cirurgia pediátrica. 

Durante os anos da graduação em medicina, os alunos possuem aulas experimentais e práticas em todas as áreas. Isso, de certa forma, possibilita uma identificação prévia para uma futura especialização após a formação no curso. Assim, as modalidades são divididas em duas classificações, sendo as com acesso direto e com pré-requisitos.

Diferença entre especialidades com pré-requisito e com acesso direto

Como mencionado, após o período da graduação em medicina, o mais comum é que os formados busquem, o mais rápido possível, uma especialização na área, que possa dar um rumo concreto à sua carreira profissional. No entanto, ao final da graduação, é habitual que a maioria dos médicos já tenham definido a carreira que pretendem seguir. Mas, apesar de muitos destes médicos terem em mente as especializações que querem realizar, por identificação pessoal ou gosto, esses não são critérios suficientes. É com base justamente nisto que existem as especialidades que possuem acesso direto e as que possuem pré-requisito.

De forma geral, as especialidades cirúrgicas de acesso direto, por exemplo, são aquelas em que o médico formado pode ingressar sem a precisão de ter realizado um curso de uma especialidade prévia. Logo, se ao final da graduação na área de medicina, o indivíduo já está capacitado para prestar as provas de seleção para residência médica, caso ele deseje se inscrever em uma especialidade que possui acesso direto, ele pode ingressar logo após a graduação, pois estas não exigem nenhum curso especializante prévio. Em contrapartida, existem opções que possuem pré-requisitos, ou seja, não possuem acesso direto para os médicos formados. Este tipo de especialidade médica necessita que o indivíduo interessado em ingressá-la já possua um curso de especialidade concluído. 

Especialidades cirúrgicas com pré-requisito

Como dito, existem determinadas especialidades para residência médica cirúrgica em que todos os tipos de cirurgiões precisam possuir pré-requisitos. São eles:

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Área responsável pelo cuidado com o sistema digestivo, ou seja, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado e toda a extensão dos intestinos, tratando também as questões das hérnias, vesícula ou tumores prejudiciais.

Cirurgia Plástica

Apesar de muitos acharem que ela está vinculada somente ao campo estético, também é relacionada a regiões do corpo que precisam de reconstrução anatômica, em decorrência de malformações, congênitas ou adquiridas. 

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

É uma das especialidades encarregadas pelo diagnóstico e tratamento dos indivíduos portadores de tumores na região da cabeça e do pescoço. 

Urologia

É responsável por cuidar das doenças urinárias, bem como do sistema reprodutor dos pacientes. 

Cirurgia Vascular

Campo cirúrgico onde são tratadas os vasos sanguíneos, o sistema linfático, artérias, veias e tudo que cercam o sistema circulatório. 

Cirurgia Torácica

Que em parceria com outros médicos, tal qual pneumologistas e radiologistas intervencionistas, trata doenças da região torácica e do sistema respiratório. 

Cirurgia Coloproctológica

Conta com campo amplo, envolvendo o diagnóstico e tratamento das questões do intestino delgado, cólons, reto e das disfunções do assoalho pélvico. 

Cirurgia Pediátrica

Trata de problemas de crianças e adolescentes nas mais variadas especialidades. 

Cirurgia Oncológica

Essencial no acompanhamento do câncer junto a tratamentos como: a quimioterapia e a radioterapia.

Especialidades cirúrgicas com acesso direto

Diferentes das especialidades cirúrgicas, na medicina cirúrgica, com pré-requisitos para ingresso, nas especialidades de acesso direto, o médico formado pode se inscrever sem a precisão de já ter cursado uma especialidade prévia. 

Cirurgia Cardiovascular

Conta com um programa de residência médica de duração de cinco anos. O programa envolve atividades teóricas, práticas e acadêmicas, e no decorrer da residência e de seus estágios obrigatórios, há o acompanhamento de cirurgias diversas, voltadas para a região do coração.

Cirurgia Geral

Em sua residência está incluída a formação na área de Cirurgia Geral, bem como na área de Emergência e Trauma. Além disso, a Cirurgia Geral é classificada em duas áreas: Área Cirúrgica Básica e Área de Cirurgia Geral, pois a Área Cirúrgica Básica é uma condição para outras várias especialidades cirúrgicas.

O médico interessado em ingressar nesta área precisa realizar o processo seletivo após dois anos obrigatórios do curso. No entanto, no programa de Cirurgia Geral, é atribuída a qualificação de especialista em cirurgia, onde o médico pode atuar em atendimentos ambulatoriais, cirurgias, plantões nas emergências de prontos-socorros.

Neurocirurgia

Apesar de ser uma modalidade de acesso direto, para concluí-la, é preciso mais cinco anos de especialização após o período de graduação. Além disso, para os estudiosos interessados em adquirir mais conhecimentos na área, há a possibilidade de cursar, ainda, alguma subespecialidade da Neurocirurgia.

Agora que você já entendeu como funciona a medicina cirurgia, é importante ter um cronograma de estudos para garantir a aprovação no vestibular de Medicina. Se você busca a tão sonhada nota 1000 no Enem, além de aprovações nas melhores instituições de nível superior do país, A Mentoria pode te ajudar. Com soluções inovadoras e uma equipe especializada no segmento, contamos com centenas de alunos aprovados. Entre em nosso site e saiba mais. 

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem