[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Tudo o que você precisa saber sobre mentoria de estudos

A mentoria de estudos nada mais é do que uma técnica de estudo que consiste na ideia de uma pessoa com mais qualificação ou conhecimento passe tudo aquilo que aprendeu para outra ou outras pessoas. Assim, todo o processo de aprendizagem vai acontecer através dessa relação de mentor-mentorado. 

A posição de mentor é sempre composta por um “especialista” em determinada área que se mostra disposto a repassar todos os seus conhecimentos obtidos ao longo de sua trajetória. No caso do mentorado, vê-se um indivíduo que deseja aprender com as experiências do seu mentor, objetivando se fortalecer pessoal e, também, alcançar maiores resultados.

Engana-se quem pensa que apenas estudantes de escolas ou faculdades passam pela mentoria. Apesar da mentoria de estudos ser a mais comum, isso não impede que outros tipos também apareçam e percebam a eficácia desse método. Em uma empresa, por exemplo, optam por trocar os programas de treinamento convencionais pelas mentorias especializadas, fugindo de aprimorar as habilidades do time recrutado por meio de cursos e treinamento, os quais vão ter pouca aplicabilidade no cotidiano.

Na maior parte dos casos, percebe-se que essa mudança foi extremamente agregadora, uma vez que resulta em uma troca de experiências enorme. A mentoria é capaz de permitir uma das alternativas mais eficazes para instruir profissionais na resolução de problemas de forma estratégica, eficiente e humana.

Agora que você já sabe mais sobre a mentoria, veja como ela é feita para a área dos estudos.

mentoria de estudos
Entenda a importância da mentoria de estudos para sua empresa. | Foto: Freepik.

O que é mentoria de estudos?

Saber estudar faz uma grande diferença dentro do preparo de cada um. Com certeza você já conheceu uma pessoa que sempre se esforçou muito, mas não conseguiu atingir os objetivos que desejava. Isso ocorre pelo simples fato de que, às vezes, a grande maioria das pessoas não sabe estudar. 

Estudar requer técnica, repetição, concentração, não é apenas sentar para ler. É super importante que você teste diversos métodos distintos de estudo para ver o que melhor vai se adaptar ao seu estilo. E é justamente isso que o mentor de estudos vai fazer. Ele ficará responsável por te ajudar na jornada como estudante, até que você alcance o que almeja. 

O mentor vai te auxiliar em todas as etapas, ou seja, desde selecionar materiais e organizar a sua rotina até te ajudar a definir em que lugar da casa você vai estudar. Tem estudantes que conseguem fazer tudo isso sem necessariamente precisar de uma mentoria, mas não é menos mérito seu ter conquistado com a ajuda de um profissional, pelo contrário. 

O que exatamente um mentor vai fazer? Assim como os técnicos esportivos, os mentores estarão disponíveis para os seus mentorados como uma espécie de orientador. Esse profissional pode te ajudar e, também, incentivar a estudar mais e da melhor forma possível. Toda a parte de organização é de sua responsabilidade. Deixe-o te guiar, pois ele sabe exatamente o que é preciso estudar ou a melhor maneira de fazê-lo. 

A mentoria pode ser procurada por qualquer aluno que esteja disposto a aprender com alguém mais experiente e saiba lidar com situações de subordinação, já que para conseguir adentrar ao método é necessário escutar e obedecer. 

Como a mentoria funciona na prática?

A mentoria vai funcionar como uma orientação nos estudos personalizada. Isso porque o trabalho é realizado através da necessidade individual de cada um. O objetivo do método é desenvolver as habilidades de cada um dos estudantes para que este consiga atuar de um modo mais seguro, produtivo e, claro, independente. Nessa óptica, as atividades feitas pelos mentores estudantis vão incluir apoio acadêmico direto, com o auxílio em atividades.

Quem está estudando para algum concurso público, vai perceber que a mentoria vai agir de forma distinta. Isso porque, o profissional vai passar a orientar, também, na escolha da área ou, até mesmo, do curso que você deve fazer. Nesse caso, a escolha final sempre é sua, esses são só conselhos de um especialista, mas é você quem deverá dar a palavra final sobre a área e o curso escolhido. 

Além de tudo isso, existe, ainda, a questão de estar sendo acompanhado por uma pessoa com bastante vivência na área, o que é ótimo pode absorver dicas de primeira mão sobre a prova. O mentor vai compartilhar com você o seu conhecimento técnico, te deixando a par de como as questões são feitas e quais as cobranças que serão propostas.

Por que a mentoria de estudos é tão importante?

Que o estudante extrai muitos benefícios da mentoria de estudos, já ficou comprovado. O profissional que vai atuar como mentor pode ajudar em todas as etapas dos estudos, partindo de várias abordagens, como já vimos nos tópicos anteriores. Porém, esse acompanhamento traz também outros benefícios que o estudante dificilmente alcançaria sozinho.  

Dentre essas vantagens, três delas se destacam: a experiência, a autonomia e a personalização. A mentoria de estudos é pensada justamente para ser focada em você, ou seja, sua rotina, seus conhecimentos, seus objetivos e as suas responsabilidades. Assim, sua organização fica completamente personalizada e pode ser modificada de acordo com o que você precisar. Quando nos referimos à experiência, fica claro que o mentor por ser bem dotado de conhecimento daquela determinada área consegue ajudar o estudante. 

Além de guiar os melhores caminhos para o estudante, outra função primordial do mentor é desenvolver a autonomia do seu mentorado, já que o profissional vai ser requisitado para acompanhar o estudante até que ele saiba estudar, se organizar, ter disciplina e se motivar só. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a mentoria estudantil? A “A Mentoria” pode te ajudar. A empresa foi criada por três estudantes que faziam cursinho juntos. Após se tornarem uma equipe, os três buscam dar aulas particulares, com foco na prática de simulados.

Eles criaram um projeto de mentoria voltado para melhorar a performance do aluno que quer cursar medicina. Se você conhece alguém que quer ser médico e não sabe a melhor forma de estudar, não se esqueça de indicar a mentoria de estudos.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem