[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Novo Enem: Veja todas as mudanças

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é um dos vestibulares mais concorridos do país, onde dezenas de milhares de jovens estudantes brasileiros se preparam durante o ano, seja através da educação básica ou cursos pré-vestibulares. A prova é uma oportunidade de ingresso à universidades federais através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) ou universidades privadas por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) com possibilidades de bolsas de estudos parciais ou integrais aos diversos cursos, conforme pontuação e nota de corte do respectivo ano. Já é de conhecimento geral que houve uma série de mudanças Enem nos últimos anos, mais especificamente após mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fazendo com que surja um Novo ENEM.

Entretanto, algumas mudanças foram propostas com relação ao exame: questões objetivas, interdisciplinares que avaliarão raciocínio lógico, argumentação dos alunos e que seguem as diretrizes da reforma também do chamado Novo Ensino Médio. Entenda as principais transformações no Novo Enem.

novo Enem
ENEM mudanças: O Novo Enem conta com mudanças estruturais nas provas, aplicadas pelo Inep. | Foto: Freepik.

Novo ENEM: Veja o que mudou e quando

O Enem sofreu as respectivas mudanças, de acordo com a proposta de composição do Novo Ensino Médio e gradativamente, a intenção de acompanhar as novas tem como previsão o vestibular a partir do ano de 2024. Realizada em 2 dias, a prova terá em seu primeiro dia questões da base curricular e no 2o dia questões dos itinerários formativos que o estudante escolherá um entre as quatro opções.

As áreas do conhecimento a serem escolhidas pelo estudante para o Novo Enem são as seguintes:

  • Bloco 1: Linguagens + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Bloco 2: Matemática + Ciências da Natureza
  • Bloco 3: Matemática + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Bloco 4: Ciências da Natureza + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Benefícios e pontos negativos da mudança

Apesar das mudanças nas diretrizes, as possibilidades de ingresso ao ensino superior permanecerão. Mostraremos a seguir como será o Novo Enem:

  • Ingresso em uma universidade federal através da nota do Sistema de Seleção Unificado (SISU);
  • Ingresso em uma universidade privada, com possibilidades de bolsa parciais integrais através do Programa Universidade Para Todos (PROUNI);
  • Financiar o curso de graduação através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Em contrapartida, no que diz respeito à defasagem do ensino público nas escolas brasileiras é um ponto de atenção, uma vez que os alunos das redes privadas têm maiores chances de aprovação e ingresso ao ensino superior. Além desse ponto negativo, é possível destacar:

  • Falta de infraestrutura para atender os Itinerário Formativos propostos no âmbito do ensino profissionalizante;
  • Falta de professores e ao mesmo tempo, ter disponibilidade a um único cargo e adaptação imediata a carga horária estabelecida por escolas que seguem a nova modalidade educacional;
  • Adaptação às escolas de ensino regular ao ensino integral e implementação da nova metodologia.
  • Possível defasagem de alunos ao acesso à educação básica, por conciliar estudo x trabalho.

Segundo publicação realizada no portal oficial do Ministério da Educação, os reitores de instituições estaduais e municipais compareceram às instalações do órgão para conhecer o novo modelo. Todos concordaram com os princípios da proposta do ministério, que prevê um processo de seleção capaz de orientar o currículo do ensino médio, a partir de um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão e de resolução de problemas pelo aluno e o uso criativo do conhecimento.

Novas regras do novo Enem

É importante ressaltar que apesar das mudanças, o Enem continuará com aplicação em dois dias, aos domingos – e além das questões objetivas, está em estudo acerca das entidades responsáveis a possibilidade de questões discursivas. Até o momento, o modelo de aplicação dispõe das seguintes divisões:

Primeiro Dia

Conteúdo: Referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase nas matérias de língua portuguesa e matemática.

Provas: questões objetivas de múltipla escolha, conforme disciplinas do ensino médio e uma redação.

Segundo Dia

Conteúdo: Referência aos estudos e aplicação dos Itinerários Formativos (conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, e demais situações relacionadas ao mercado de trabalho e ambiente profissional, escolhida pelo estudante durante o período estudantil, de acordo com o MEC).

Provas: questões objetivas e questões discursivas de conhecimentos específicos (conforme blocos mencionados acima) de acordo com a escolha do curso do candidato, além de questões baseadas na Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) integradas com outras disciplinas.

O novo Enem também irá proporcionar bônus na nota do Sisu para os candidatos que apresentarem a certificação técnica vinculada ao curso superior ou ter feito um Itinerário Formativo vinculado à carreira pretendida pelo estudante. Segundo o Ministério da Educação, tanto o candidato ao vestibular do ENEM, quanto à instituição de ensino terá autonomia para definir os blocos, cada curso deve exigir o ingresso ao ser executado e no ato da avaliação.

Agora que você já viu quais as mudanças no Novo Enem, que tal se preparar para a prova e sair à frente de outros candidatos? AMentoria é uma plataforma intuitiva com profissionais dispostos a direcionar as suas escolhas ao sucesso profissional, de acordo com o seu perfil. Conheça nosso trabalho e conte com uma consultoria especializada!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem