[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja o que estudar para passar em Medicina pelo Enem e como se preparar

A palavra Medicina, muitas vezes pode ser associada a uma grande preocupação dos estudantes que desejam tentar ingressar em uma universidade neste curso renomado. E aqui iremos apresentar o que estudar para passar em medicina pelo Enem.

Sabemos que não é algo tão simples como parece, que é só estudar e pronto. Não se trata apenas disso, mas também de outros fatores externos e internos a nós mesmos que impactam no nosso desempenho no vestibular. 

Por isso, algumas pessoas, determinadas a conquistar a tão sonhada vaga no curso de Medicina, passam por jornadas de longos anos, que exigem muito preparo físico e mental. Afinal, o curso de Medicina é um dos mais concorridos do Brasil e sempre aparece nas primeiras posições dos processos seletivos como sendo o curso mais difícil de ingressar.

Desse modo, você não pode deixar de conferir abaixo o conteúdo que o AMentoria trouxe para tirar suas dúvidas. Saiba quais são as nossas dicas para estudar e passar em Medicina pelo ENEM. Siga em frente com a leitura:

O que estudar para passar em medicina pelo Enem.
Estudante de Medicina. | Foto: Freepik.

O que estudar para o ENEM para passar em Medicina?

Se o seu interesse é ingressar em uma universidade no curso de Medicina, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser seu maior aliado nessa tarefa.

Por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificado), as instituições de ensino superior ofertam vagas para os seus cursos, e, dentre eles, temos Medicina. Para entrar na faculdade, o SISU determina uma nota para cada universidade, que o estudante obtém realizando a mais recente edição do ENEM. 

Contudo, essas notas costumam ser bem altas, a escala de pontos do ENEM vai de 0 a 1000, e, para você ter uma ideia, a média de nota mínima é de 797,31 pontos. 

Isso quer dizer que se você realmente quer passar em Medicina, precisa tirar notas excelentes nas provas do ENEM.

Mas o que você deve estudar para passar em Medicina pelo ENEM? Vale lembrar que cada universidade pode adotar um modelo de seleção de seus candidatos. Assim, as provas variam bastante entre si. 

Por outro lado, o conteúdo cobrado permanece o mesmo: as matérias ensinadas durante o Ensino Médio, como:

  • Português e Literatura;
  • Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Como o ENEM é uma prova aplicada em nível nacional, não seria justo abordar temas específicos, pois as escolas no Brasil possuem meios de aprendizagem bem diferentes. Portanto, o que se cobra no ENEM é aquilo que é ensinado de acordo com a base nacional curricular escolar.

Como começar a estudar para Medicina do zero?

Conforme com o que foi dito, Medicina é um curso bem concorrido e difícil. Elencamos algumas dicas para te ajudar a estudar:

1. Preparação com antecedência

Conquistar a vaga em Medicina vai exigir de você muita disciplina e persistência. Estudar com antecedência é extremamente benéfico para a sua trajetória rumo à aprovação.

Você terá mais tempo para se familiarizar com o conteúdo a ser estudado, com o estilo da prova que você vai fazer etc.

Uma das coisas importantes, é não perder tempo e começar a estudar, para que possa sair na frente da concorrência.

2. Dê atenção para a redação

Por mais cansativo que seja escrever um texto, é essencial saber fazer uma boa redação. No ENEM, a redação tem a maior pontuação, ela vale 1000 pontos. Você não precisa passar por 45 questões, apenas escrever um texto dissertativo-argumentativo.

E a redação pode ser o elemento principal que vai alavancar ou despencar a sua nota do ENEM. Então, nada de subestimar a importância dela.

Leia livros, notícias, jornais, o que você gostar. Chamamos de repertório sociocultural, é o que embasa os seus argumentos da redação e mostra para a banca corretora que você tem conhecimento suficiente para elaborar o seu texto de forma correta e ainda defender suas ideias com teses válidas.

3. Priorize a matemática

Assim como a redação, a disciplina de matemática vale de 0 a 1000 pontos. É a única matéria que você vai responder isoladamente.

Por exemplo, você não vai encontrar questões de biologia, física e química separadas. O ENEM coloca essas três disciplinas em um único bloco de 45 questões objetivas, o bloco das Ciências da Natureza.

Porém, a matemática não está em conjunto com nenhuma outra matéria. Por isso, são 45 questões somente dessa disciplina.

Vale a pena investir no seu aprendizado de matemática para melhorar ainda mais a sua nota total do ENEM.

4. Estude da forma correta para você

Não se compare com os seus colegas, cada um possui um ritmo, qualidades e defeitos.

Você precisa descobrir qual é a forma ideal de potencializar o seu aprendizado. Seja como preferir, o time do AMentoria está preparado para te ajudar nessa tarefa. Dê uma olhada em nossa página e conheça mais sobre nossos serviços.

5. Treine por meio de provas antigas

Uma dica para te ajudar a revisar o conteúdo e detectar seus pontos fracos e fortes, é estudar por meio das provas antigas.

Basta reservar um dia ou algumas horas, para resolver questões da prova, corrigi-las e entender como vai o seu desempenho.

As provas do ENEM podem ser encontradas, todas as edições, no próprio site do Governo Federal e vale para outros tipos de provas.

6. Preste atenção no tempo que você gasta para resolver as questões

Muitas vezes, os estudantes perdem pontos no ENEM simplesmente porque não conseguiram administrar direito o tempo de prova. 

O ENEM, é uma prova extensa e cansativa, que exige que você realize diversas tarefas, como leitura, interpretação, cálculos, em um curto espaço de tempo.

Por essa razão, é importante treinar a sua resolução de prova. Responda as questões que você sabe primeiro, e deixe as mais difíceis para depois. Desse jeito, caso você erre alguma questão difícil, não terá tantos problemas se acertar as fáceis.

O ENEM utiliza o TRI (Teoria de Resposta ao Item) para determinar sua nota. O TRI se baseia nos seus acertos. Se você acertar a resposta de uma questão fácil e errar a resposta de uma questão difícil, o sistema entenderá que você tentou resolver o exercício, mas acabou errando por falta de conhecimento. Porém, se você acertar a resposta de uma questão difícil e errar a resposta de uma questão fácil, a sua nota cai, porque o sistema entende que você chutou a resposta. Não é brincadeira que o TRI é o maior medo dos candidatos do curso de Medicina.

O que estudar para passar em medicina pelo Enem.
Vestibular. | Foto: Freepik.

O que fazer para passar em Medicina de primeira?

Apesar de termos mostrado algumas dicas relevantes, não existe uma receita 100% certa para fazer você passar em Medicina de primeira. 

No entanto, seguindo nossas dicas, certamente o caminho até a sua aprovação vai ser muito mais fácil.

Não deixe que as distrações atrapalhem seus estudos, muito menos sobrecarregue sua rotina. O cansaço pode impedir você de ter um bom desempenho nas provas, assim você poderá ter o que estudar para passar em medicina pelo Enem.

Agora que você já sabe o que estudar para passar em medicina pelo Enem, saiba que os estudos para Medicina exigem muita disciplina e organização dos estudantes. Continue acompanhando o blog do AMentoria para mais conteúdos que vão te ajudar a entrar na universidade. Para mais informações, acesse o site.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem