[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja como deixar sua rotina de estudos saudável

É fato, que uma rotina  de estudos saudável é fundamental no aprendizado, principalmente quando o objetivo é a aprovação em um vestibular concorrido, como o de Medicina. Apesar disso, diversos vestibulandos acabam tendo a ideia que o desempenho é condicionado apenas pelo tempo que ele tem de estudo, ignorando diversos aspectos importantíssimos que são ainda mais fundamentais do que apenas o “tempo de estudo”.

É extremamente importante na rotina de estudos de um vestibulando que ele realmente estipule objetivos, porque isso será a grande motivação por trás de tudo. Portanto, além de seguir as dicas abaixo, o vestibulando deve ter em mente que tudo isso depende apenas dele, e por isso cabe a ele correr atrás de fazer sempre o seu melhor.

Rotina de estudos
Estabeleça uma rotina saudável para seus estudos. | Foto: Freepik.

Separamos algumas dicas que irão te auxiliar a manter uma rotina de estudos saudável e otimizar seu desempenho.  

1. Planeje seu dia

Aquele velho ditado do “combinado não sai caro” se aplica perfeitamente quando o assunto é planejamento e disciplina de estudos. Para começar uma rotina saudável é extremamente importante que você entenda quanto tempo do seu dia está disponível para você estudar, levando em conta, descanso, trabalho(se for o seu caso), lazer, e necessidades básicas. Isso é importante para determinar a sua carga horária diária, ou semanal de estudos.  

O seu planejamento de estudos deve ser adequado a sua rotina, para que você consiga realizar todas as suas atividades sem que haja uma sobreposição entre elas e nem um excesso de atividades que interfira na saúde do seu sono, e portanto na sua saúde de modo geral. O seu planejamento deve ter seus horários de acordar e dormir, horário das refeições, horários dos compromissos, horários livres, horas dedicadas aos estudos, pausas e as necessidades básicas. Fazendo isso, você pode até demorar para se adaptar, mas no longo prazo é muito eficaz para sua saúde mental e para o desenvolvimento do seu aprendizado.    

2. Defina um local (sem distrações)

Uma dica muito valiosa, é ter um local de estudos pré-definido. Na correria do dia-a-dia, encontrar lugares silenciosos e que não possuam  distrações é sempre uma missão difícil, portanto, é compreensível caso você não consiga.  

Utilizar o mesmo local para realizar de maneira recorrente os seus estudos trará um conforto e um desenvolvimento muito mais fluído a aquilo que você está estudando. Caso você não possua a sua disposição esse lugar calmo e silencioso, cabe a você tentar encontrar o “seu lugar silencioso” mesmo que seja no meio da barulheira. 

Muitos vestibulandos utilizam a técnica do fone de ouvido, que isola o som ambiente, e que pode ser utilizado com músicas clássicas ou ASMRs. Nesse momento é importante que você evite músicas com letras ou batidas muito vibrantes, que podem acabar levando o seu foco para a música e tirando do estudo. 

A música clássica e o ASMR são opções de mídias auditivas que comprovadamente tem o poder de relaxar aqueles que os ouvem, portanto consegue ser uma alternativa para que você possa conseguir transformar qualquer lugar em um ambiente “silencioso” e propício para seus estudos.  

3. Monte um cronograma em horários fixos

Estabelecer horários fixos é um dos passos mais importantes para criar uma rotina. Liberdade de horário acaba sendo sinônimo de procrastinação e desleixo, mesmo que de forma involuntária. Ddefina na sua agenda todos os horários, sem flexibilidade. 

Obviamente que existem dias que você terá imprevistos ou que os estudos acabaram não rendendo o esperado, isso é totalmente normal, o importante é que isso seja uma exceção e não uma regra. Regular todos os seus horários é fundamental para a sua saúde e o funcionamento perfeito da sua mente, portanto determinar os seus horários é uma ótima forma de se manter saudável e não procrastinar.  

4. Organize tudo o que for necessário

Essa dica pode parecer bastante boba, mas ela é muito importante pois ressalta algo que é feito de maneira involuntária.  

Já aconteceu de você estar no meio dos seus estudos e precisou sair para buscar uma borracha, lápis, caneta ou até mesmo folhas de papel e no meio do caminho acabou se distraindo com outra coisa e aquilo que ia levar poucos minutos acaba levando dezenas de minutos e até horas? 

Isso é bastante recorrente, por isso, antes de começar seus estudos, separe tudo aquilo que você precisará para desenvolver seu aprendizado: caneta, lápis, borracha, folhas de papel e qualquer outro material para você não precisar parar no meio. 

5. Se exercite

Tão importante quanto toda a questão relativa aos estudos, está a necessidade de se exercitar. O exercício físico é uma forma de manter seu corpo ativo, saudável, e além disso, é uma ótima forma de se distrair e aliviar o estresse.  

Existe uma frase em latim que diz “mens sano in corpore sano” que significa, uma mente sã em um corpo são. Essa expressão diz muito sobre a dualidade entre corpo e mente, na qual a saúde de um é diretamente influenciada pela outra. Se o seu corpo é sedentário, sua mente terá problemas no aprendizado, mas se seu corpo for ativo, sua mente também será, e vice-versa, e seu desempenho será potencializado.  

6. Cuide da sua alimentação

Levando muito a dica acima em consideração, a alimentação é também um fator determinante para uma rotina de estudos saudável. Você já deve ter feito diversas vezes, assim como todo vestibulando que corre contra o tempo, é bastante comum ter sempre ao lado dos livros e cadernos, um biscoito, bala ou alguma guloseima, isso deve ser evitado ao máximo. Uma prática muito comum é fazer as refeições durante o momento de estudo, isso é um erro que pode influenciar diretamente na sua saúde e principalmente no seu estudo.  

Se você está com fome, e ainda não chegou o momento que você previa de realizar a sua refeição, faça uma pausa e adiante-a, estudar com fome irá afetar no seu foco e no desempenho. É importante que no momento que você esteja fazendo sua refeição, você esteja concentrado naquilo que você come, ou seja, sem livros, celular ou TVs por perto. Isso fará com que o seu cérebro entenda que você está realizando uma refeição, e poderá concentrar toda a atenção nisso, absorvendo melhor os nutrientes, digerindo-os de forma satisfatória.  

Quando você possui distrações no momento das refeições o seu cérebro se sobrecarrega de atividades simultâneas e não consegue desempenhar nenhum dos comandos de modo satisfatório, então a absorção de nutrientes fica prejudicada, o que irá acabar gerando a sensação de fome mais rapidamente.  

7. Faça pausas e descanse

Essa parte é fundamental, afinal tudo tem um limite, e o seu corpo não é uma máquina. Dentro da sua rotina, garanta que você consiga descansar em média 8 horas por dia, podendo de modo corrido, ou separado em 2 partes. Separar o seu descanso em partes, pode ser uma estratégia, mas garanta que a maior parte do descanso seja feito durante a noite, e o restante você divide e distribui em forma de pequenos cochilos durante o dia.  

Isso trará uma disposição ainda maior e com isso o seu desenvolvimento dos estudos acaba sendo potencializado.  

Agora que você já conhece diversas dicas de como criar uma rotina de estudos saudável que irão te auxiliar no processo de admissão em uma faculdade de medicina, faço o convite para que você conheça a AMentoria, curso preparatório de medicina, comandado de modo inovador e por profissionais que já estiveram no lugar de vestibulando. Para saber mais informações acerca do curso preparatório de medicina, acesse o site e confira já os planos. 

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem