[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Saiba como fazer uma boa redação para passar em medicina

O processo de preparação para o vestibular é uma das mais difíceis tarefas que o estudante vai enfrentar, especialmente sobre como fazer uma boa redação. Ele será mais exigido e terá que se esforçar mais que os outros candidatos à vaga do curso de medicina — ainda mais se escolher a tão concorrida universidade federal.

Nota de corta médio da redação no enem

Todo esse esforço trará bons frutos no momento da nota de corte. Avaliar a habilidade de reflexão e organização das ideias, examinar o poder de argumentação e analisar o domínio da norma culta da língua portuguesa. Essas são as principais funções das provas de redação, método avaliativo usado com frequência para selecionar estudantes em vestibulares e prepará-los para as trajetórias universitária e profissional.

É importante ressaltar que a nota de corte para os cursos superiores de medicina está, em média, 811.71 pontos, para ingresso pelo Sisu 2022, sendo que a menor nota de corte é de 773.83 pontos e a maior é 919.7 pontos.

Principais cuidados e atenção

A redação para o ENEM não pode ser apenas um texto bonito. Precisa mostrar toda a habilidade do candidato em debater o tema que será proposto pela banca e articular bem a argumentação sobre os temas. Todas as dicas não valeram de nada se o estudante não tiver uma boa escrita. O texto terá que reunir o conhecimento do candidato sobre o tema, a capacidade de concluir o texto sem conflitos de ideias e mostrar domínio das normas da língua portuguesa.

como fazer uma boa redação
A redação é o ponto crucial para aqueles que desejam passar no vestibular de medicina. | Foto: Freepik.

Dicas práticas para uma boa redação

Quando chega o momento de fazer a prova, o aluno se pergunta, na maioria das vezes, o que não fazer para perder pontos valiosos. Aqui estão algumas dicas de ouro: nunca deixe de mostrar coerência, clareza, objetividade e adequação ao tema e gênero proposto durante a organização do seu texto. Além disso, é muito importante apresentar uma escrita legível e respeitar o limite de linhas, que geralmente varia de 20 a 30, sem frases e parágrafos muito longos. O mais importante: não se esqueça do título — parece tão óbvio, mas muitos candidatos acabam sendo desclassificados por conta deste erro. Fique atento para não cair nessa cilada.

Mantenha sempre em mente que a banca examinadora não vai estar preocupada com sua opinião acerca do tema proposto, mas sim com a capacidade de raciocínio, organização das ideias e argumentação, o que define como fazer uma redação boa. Por conta disso, nada melhor do que escrever um texto com clareza e sempre se guiando através do tema, sem fugir das regras. Por fim, o candidato terá que se concentrar em manter-se dentro do tema, e aplicar tudo o que estudou durante a preparação para o ENEM.

Também fique sempre atento para evitar a repetição de palavras, orações ou períodos muito grandes que acabam ficando complexos e clichês. Além disso, é importante manter-se alerta ao uso correto de vírgulas, crase, concordância e coerência e, ainda, grafia das palavras.

Pratique o formato pedido

Escrever bem requer muita técnica e habilidade. Para aqueles que estão estudando, fica a dica: você só terá um bom desempenho se conseguir se começar a praticar escrita todos os dias. Cada vestibular determina a forma como quer receber a redação. Desde o formato narrativo, dissertativo, etc., até a quantidade máxima de linhas e a proposta do candidato, entre outros quesitos.

Mas não se preocupe tanto. Leia sempre o edital. Lá, você sempre vai encontrar um item que especifica o formato desejado pela banca avaliadora. Sua primeira tarefa será bem básica: entender o que é solicitado no processo seletivo que você vai fazer.

Seu segundo objetivo será buscar temas de edições anteriores do vestibular para o qual você está concorrendo e analisar os assuntos que são pedidos, como são apresentados e o que exigem do aluno. Além disso, busque por redações com maiores pontuações. Será de grande ajuda para entender o modelo desejado pela banca avaliadora.

Seja um leitor ávido

A leitura é o primeiro passo para ter uma boa escrita. A regra é válida: quem lê muito, fala bem e escreve bem. Por isso, é uma atividade fundamental para quem quer fazer uma boa redação do vestibular e garantir uma ótima pontuação.

É recomendado ler de tudo: dos conteúdos pedidos no vestibular a livros, revistas, jornais, quadrinhos, blogs e sites. Durante a leitura, tente captar a forma como as ideias são encadeadas, como o autor apresenta e escreve sobre o tema, os tipos de recursos utilizados no texto. Assim você vai aprendendo novas palavras e a definir seu próprio estilo. Isso vai ajudar a preparar o seu cérebro para escrever com mais facilidade e com menos erros ortográficos.

A partir dai, é aconselhável que o estudante pratique a habilidade de escrita todos os dias. Pesquisar temas de redações aplicados em outros vestibulares e escrever sobre eles, com frequência, podem ser boas maneiras de dar início aos treinos. Depois, tente mostrar a redação pronta para algum professor para obter ajuda nos pontos que precisam ser aperfeiçoados.

Mantenha-se informado e atualizado

Em primeiro lugar, é aconselhável que o aluno se mantenha atualizado sobre os principais acontecimentos no mundo, que são repercutidos pela mídia. Buscas e ler notícias e textos diversos diariamente, fazer uma reflexão sobre o tema e buscar pontos de vistas diferentes sobre o assunto vão auxiliar o estudante a se manter informado e aprimorar seu poder de argumentação. 

Quase todas as grandes universidades trazem temas atuais para fazer discussões, portanto, acompanhá-los é uma necessidade, além de ajudar a escrever sobre o tema com mais facilidade. Sendo assim, dedique tempo à leitura de jornais e revistas que abordem os contextos social, político, econômico e cultural da sociedade.

Limite-se ao tema da redação

Para a surpresa dos candidatos, os avaliadores não querem um texto muito amplo durante a redação. Ao abordar sobre qualquer tema você não precisa dar todo o histórico de forma completa, ou explicar onde e como surgiu tal fato. O ideal é se manter dentro da proposta e apresentar o problema, consequências e a solução criada e trabalhada por você durante todo o texto. É comum a gente se perder na quantidade de informações, especialmente se o tema for muito amplo.

Uma última dica é fazer o brainstorming para separar suas ideias e economizar o tempo, que é precioso durante toda a prova do ENEM.

Dia da redação: aplicação dos treinos

Agora que você já viu um pouco sobre como fazer uma boa redação para o ENEM, que tal acompanhar essa e outras dicas com especialistas no assunto? AMentoria oferece a prática de simulados voltadas para a performance do aluno. Entre em nosso site e saiba mais!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem