[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Saiba tudo o que você precisa antes de ingressar no curso de medicina

Ingressar no curso de Medicina é o sonho de muitas pessoas que estão prestando vestibular. É uma carreira bem concorrida nas universidades do Brasil, e requer muito estudo antes, durante e depois da faculdade.

Por ser também um curso tão abrangente, não deixe de conferir o post de hoje que o AMentoria trouxe para solucionar todas suas dúvidas. Saiba tudo o que você precisa antes de entrar na faculdade de Medicina! 

curso de medicina
Veja tudo o que você deve saber antes de ingressar no curso de Medicina: curso de medicina valor; como é o curso de medicina; medicina tempo de curso. | Foto: Freepik.

O que é a Medicina e qual é a importância dela?

A Medicina, em si, é um dos campos de conhecimento que preza pela manutenção do bem-estar dos seres humanos em geral, seja físico, mental ou social. O objetivo primordial é elencado em três pilares: curar, tratar e prevenir doenças.

Dessa forma, ela não é somente relevante como também indispensável para as pessoas. Afinal, o profissional que cuida de nós em todas as fases de nossas vidas, desde a infância até a velhice, é o médico e sua equipe.

Curso de Medicina

Como vimos anteriormente, a Medicina está ligada aos seres humanos. Assim, se trata de um curso da área das Ciências Biológicas, que visa formar um aluno capacitado para garantir o bem-estar geral das pessoas que atender.

Falando em específico do curso, ele é bem dinâmico: concentra estudos teóricos e práticos ao mesmo tempo, em três etapas, as quais veremos adiante.

Duração

O curso de Medicina tem duração de 6 anos, divididos em três períodos: ciclo básico, ciclo clínico e internato, cada qual com duração de 2 anos cada.

Base da grade curricular

Confira:

  • Anatomia
  • Genética e Evolução
  • Saúde da Criança e do Adolescente
  • Saúde da Família e Comunidade
  • Histologia
  • Biologia Celular
  • Bioquímica e Biofísica Médica
  • Embriologia
  • Processos Patológicos Gerais: teoria e prática
  • Imunologia Médica
  •  Parasitologia
  • Farmacologia
  • Cirurgia
  • Clínica médica
  • Urgência e Emergência
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Psicologia Médica

Internato

Durante o internato, todos os conhecimentos adquiridos pelo aluno ao longo dos anos é posto em prática. Para isso, o estudante faz escalas e plantões em algo que chamam de rodízios, que são semanas nas quais estudam cada especialidade médica. E você não leu errado: são TODAS as especialidades mesmo!

Por essa razão, esse período costuma ser o mais aguardado e difícil de todo o curso de Medicina. Entretanto, ao conseguir passar por todas as turbulências, o aluno finalmente estará apto a se formar e atuar como médico. No momento da formatura, o estudante recebe o título de Médico Generalista, devendo fazer especializações e residências nas subáreas médicas que desejar para ser reconhecido como um médico especialista em outro ramo, que não seja o generalista.

Principais especializações na Medicina

Depois da residência, o médico pode optar por fazer uma especialização. Veja abaixo as mais conhecidas:

Cardiologia

Cuida da saúde do coração e de possíveis doenças cardíacas.

Dermatologia

Área responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à pele e aos anexos cutâneos. 

Ginecologia e obstetrícia

Área voltada para os cuidados com o sistema reprodutor feminino, hormônios e do parto.

Oftalmologia

Especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas aos olhos e à refração.

Ortopedia e traumatologia

Cuida de ossos e músculos e possíveis doenças e lesões nas regiões.

Pediatria

Área voltada para a saúde infantil, desde a primeira infância até o fim da adolescência. 

Psiquiatria

É responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, realizando, assim, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.

Residência

E os estudos dos médicos não param mesmo depois de formados. A residência é um estudo mais aprofundado sobre alguma área médica de interesse do aluno.

Apesar de ser um pré-requisito para cursar a especialização, a residência não é obrigatória, é opcional. No entanto, para quem achou que daria ‘adeus’ para a época dos vestibulares, a residência também é bastante concorrida e demanda aprovação em processos seletivos.

Na residência, o estudante acompanhará o médico supervisor por 2 ou 3 anos, estudando com esse profissional todos os casos possíveis. Normalmente, o médico residente recebe uma bolsa em valores que chegam a mais de quatro mil reais!

Mercado de trabalho

O curso de Medicina é bem atrativo também por causa das amplas possibilidades de exercer a profissão. Segundo um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), quase 100% dos médicos do Brasil estão empregados!

As maiores oportunidades de emprego, entretanto, se concentram nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do País, os quais apresentam variações de salários consideráveis.

curso de medicina valor;
Saiba como é o curso de medicina. | Foto: Freepik.

Dia a dia de um médico

A rotina de um médico vai depender do que ele realmente gosta de fazer dentre todas as possibilidades oferecidas pela profissão.

Existem aqueles que preferem atuar em consultórios, seguindo um dia a dia mais monótono e pacato.

Há também os que optam por fazer plantões. E os plantões podem ser realizados em qualquer parte do dia! E os noturnos costumam ser calmos comparados aos diurnos.

Os médicos que fazem cirurgias têm uma rotina sem muitas regras definidas, podendo realizar trabalhos em poucas horas ou em até dias dependendo do caso!

Agora que você já sabe o que deve ser feito para ingressar no curso de Medicina, que tal já começar a se preparar para o vestibular? A AMentoria oferece os mais variados tipos de mentoria personalizada, de acordo com a necessidade do aluno. Há uma estrutura completa de professores formados, monitores especialistas, aulas, grupos de estudo, simulados exclusivos e bancos de questões de matérias específicas.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem