[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja 10 erros mais comuns na redação do Enem para evitar

Todo vestibulando sabe a importância e o peso que a redação tem na nota final do exame, principalmente se você está prestando a prova para cursos muito concorridos como medicina e iremos mostrar quais são os erros mais comuns na redação do Enem.

Por isso, falaremos sobre o que fazer para evitar erro redação Enem e dar dicas para que você possa sair na frente dos outros candidatos, garantindo a tão sonhada vaga na universidade. Fique atento a todos os erros que iremos apresentar.

Erros mais comuns na redação do Enem.
Uma boa leitura para o Enem. | Foto: Unsplash.

Quais são os erros que podem zerar a redação do Enem?

Antes de mais nada, iremos dar uma olhada nos erros mais comuns nas provas do Enem, aqueles que de forma alguma pode ser cometido, pois são eles que irão prejudicar na hora de obter uma nota para a tão sonhada área. E quais erros não se pode cometer em uma redação. São esses os erros que zeram a prova de redação do exame:

Erro 1: Textos que fogem do modelo dissertativo argumentativo

Se você gosta de escrever poesias, textos literários, notícias, a redação do Enem não é o lugar para esse modelo de redação. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) exige que a redação do Enem seja escrita de forma dissertativa argumentativa, em prosa como texto corrido, trazendo argumentos para desenvolver o tema proposto naquele momento. 

Erro 2: Assinar a redação

Fique tranquilo que seu nome e identificação estará bem colocado na folha da redação, desta forma, não é necessário você assinar, fique tranquilo. Lembre-se: é uma redação de vestibular, não uma carta.

Erro 3: Letra ilegível

A redação do Enem não precisa da letra mais bonita do mundo, nível lettering, mas precisamos garantir que os avaliadores vão conseguir entender o que você for escrever. Por isso, dedique-se não apenas ao conteúdo do texto, mas também à sua letra. Não precisa ser a mais bonita, mas a mais legível possível.

Erro 4: Textos com menos de sete linhas

Outra forma de zerar a redação do Enem é escrevendo um texto com menos de sete linhas. Caso isso aconteça, o avaliador entende que o candidato não escreveu o suficiente para desenvolver o tema proposto. Textos pequenos não conseguem comportar as grandes ideias que podem impressionar os avaliadores. Respeitando o máximo de 30 linhas, tente desenvolver o possível das ideias. 

Erro 5: Plágio dos textos motivacionais

Desde as séries mais básicas na escola sabemos que plagiar é errado. Na redação do Enem, não é apenas considerado como erro, mas algo passível de zerar a prova dissertativa. Por isso, nada de copiar os textos motivacionais, eles servem apenas como exemplos e inspirações para o candidato. Afinal, plágio é crime e antiético.

Erro 6: Partes do texto desconexas causando falta de coesão

Lembre-se que a redação do Enem é uma mensagem que você deseja passar para o avaliador, e você como enunciador tem como responsabilidade garantir que esta mensagem está compreensível para quem vai ler. É possível que ninguém coloque um trecho ou frase isolada e sem sentido no meio da redação, mas isso pode acontecer sem querer. Por isso, faça um rascunho e depois passe a limpo a caneta para garantir que tudo está no lugar certo dentro do seu texto. 

Erros que você precisa evitar para sair na frente na redação do Enem

Agora que falamos dos erros que devem ser evitados para que a redação não seja zerada, podemos falar dos erros que se não forem cometidos vão atribuir cada vez mais nota à sua prova.

A redação do Enem é a parte dissertativa da prova que testa os conhecimentos gerais, de redação, compreensão e articulação de um tema de um estudante, assim é uma prova completa que envolve muitas competências. No entanto, o que é um ponto positivo, também pode ser negativo: quanto mais competências, maiores são as chances de errar na redação. 

Porém, nem toda vez que perdemos pontos na redação é necessariamente porque cometemos algum erro na redação do Enem. Há ocasiões que o tema poderia estar melhor articulado ou a proposta de intervenção requisitada na conclusão poderia estar mais bem descrita. Esses não são diretamente erros passíveis de serem cometidos ao escrever a redação. 

Erro 7: Gramática e erros de português

Os avaliadores do Inep não desclassificam nenhum candidato por erros de gramática de acordo com a norma culta da língua portuguesa, no entanto, quanto menos erros seu texto apresentar neste quesito, menos nota você perde. 

Erro 8: Frases longas

Sabe quando alguém começa a falar e nunca termina? Dentro da redação isso pode ser entendido como períodos ou frases longas, ou seja, que não têm um ponto final. A ideia vai ficando cada vez maior e a pessoa que está lendo, cada vez mais confusa. Evite. Vamos ficar nas ideias bem desenvolvidas, por isso, concisas nas frases. 

Erro 9: Texto sem conclusão e proposta de intervenção

Você sabia que a nota da redação do Enem é calculada de acordo com cinco competências diferentes e uma delas é justamente escrever uma conclusão com uma proposta de intervenção bem estruturada? Pois é, caso seu texto não tenha um final claro, um parágrafo de conclusão bem acertado e com uma proposta que solucione o problema proposto pelo tema, você pode perder muitos pontos. 

Quais são os erros mais comuns em uma redação?

Agora falando dos erros a serem evitados, mas que são extremamente comuns entre os estudantes: 

Erro 10: Não revisar o texto final:

O final do dia de prova, após 45 questões longas, difíceis e cansativas, é escrever uma redação inteira, quem não está exausto. Mas se você chegou até aqui, não deixe de perder dez minutinhos justamente para revisar o texto de sua redação final. Isso é extremamente importante para que nenhum erro bobo de coesão ou gramática passe, atribuindo mais pontos para sua nota final. 

Bônus: Ultrapassar o limite de 30 linhas

“Nossa desenvolvi muito bem essas ideias, mas faltaram umas duas linhas para terminar, vou escrever aqui embaixo nesse espacinho em branco”, de forma alguma faça isso. Se você acha que sua redação está ótima e esse conteúdo das últimas duas linhas são essenciais, aperte a letra e escreva, mas nada de ultrapassar as 30 linhas de máximo da redação.

Quantos erros podem ter na redação do Enem?

O Inep não estabelece uma quantidade de erros que os avaliadores podem ou não aceitar na redação do Enem, no entanto, é importante lembrar quais erros não se deve cometer em uma redação que podem zerar sua prova e até mesmo quanto menos erros, maiores suas notas e maiores suas chances de conseguir sua vaga na faculdade e esses erros mais comuns na redação do Enem podem prejudicar o seu sonho naquele momento.

Sobre AMentoria 

A AM Academy se trata de um verdadeiro “ecossistema” de individualização de estudos. A AM não é um cursinho, ela é tudo o que falta nele. Como os sócios-fundadores já foram vestibulandos de medicina, toda a estrutura disponibilizada para os AMers é pensada para entregar exatamente o que o AMer precisa. 

Venha conhecer mais sobre a AMentoria e acesse nosso site para saber mais sobre os erros mais comuns na redação do ENEM.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem